Como seria uma aplicação J2EE?

5 respostas
fredferrao

e ae galera blz, seguinte como seria uma aplicação corporativa com J2EE, no lado servidor e no lado cliente??? tipo, no servidor eu teria todas as classes e regras de negocios, mas e no cliente, e a GUI e interação com o usuario?? como seria isso?? é tudo via Browser?? ou tem telas swing e etc?

5 Respostas

T

Como seria? Do jeito que você quiser - o J2EE é extremamente flexível. Você pode fazer uma aplicação seguindo um “blueprint” da Sun ( http://java.sun.com/blueprints/enterprise/index.html ) , mas isso não é nem um pouco obrigatório.
Você pode, por exemplo, fazer uma aplicação em OpenLaszlo ( http://www.openlaszlo.org/ ) que continua a ser uma aplicação J2EE.

fredferrao

sim mas eu estou querendo saber como fica a GUI com o usuario!! pois aqui temos um sistema corporativo que roda em todas as cidades do estado, e todas as telas e rotinas ficam em um servidor!! e em java, as telas teriam que ser em Browser’s(html)?? ou eu poderia ter um servidor de “telas”(classes visuais, da GUI), ou ainda se eu quiser ter telas swing eu tenho que ter todas as classes instaladas em todas as maquinas?? como é usualmente feito com J2EE?? se for tudo em paginas, alem de ter que apreender a construir paginas eu acho que as GUI’s ficariam um pouco “pobre” de recursos??

T

Pois é, como o J2EE é muito flexível, você pode fazer a mesma coisa de N formas diferentes, dependendo de seus requisitos de usuário e até de que tipo de pessoas você tem disponível para desenvolver a interface gráfica (web designers, desenvolvedores Flash, ou desenvolvedores Swing).
Você pode ter desde uma interface Swing pura, com o programa sendo baixado via Java Web Start, uma interface Web pura, usando algum framework (existem centenas deles, é só escolher), ou Web com AJAX (estão aparecendo os frameworks agora), até uma interface Flash pura, usando o OpenLaszlo.
Isso vai depender do que você precisa fazer fora mostrar páginas (por exemplo: você tem de mostrar muitos relatórios? Você precisa imprimir em impressoras fiscais? Tudo depende de vários fatores, portanto não dá para dar uma resposta única sem que alguém realmente faça uma consultoria sobre o seu problema (pode ser até você mesmo!) e veja qual a arquitetura mais adequada.

fredferrao

valeu pelas respostas ae thingol, deu pra ter uma boa ideia de como é feito!! só uma pergunta o mais comum é puto web certo?? e com relação ao swing, todas as classe ou o .JAR tem que ser enviado para os usuarios certo?? nao tem como isso ficar em um servidor??

Jair_Rillo_Junior

No cliente irão ficar os .java responsáveis pela interface (tela do sistema). No servidor irão ficar as classes de negócios, os controllers, etc etc etc…

Para fazer a atualização dos arquivos .java no cliente, você pode usar o JWS (Java Web Start), dê uma pesquisada no fórum que você irá achar algo falando sobre o mesmo

Criado 8 de agosto de 2005
Ultima resposta 8 de ago. de 2005
Respostas 5
Participantes 3