Estou fazendo alguns levamentos na empresa para saber quais tecnologias seriam mais adequadas para trabalar com banco de dados na web.
A principio, o que tinha sido definido era utilização do ejb. Ápos diversos problemas encontrados e a grande dificuldade de utilizar o ejb para coisas simples e se obter um resultado muito pequeno que não justifica o trabalho tedioso apesar do grande quantidade de materiais disponiveis na web podendo utilizar o hibernate ou spring e dependendo do caso o dao com menos esforço para obter o mesmo resultado.
A questão é: em que ponto o spring seria util para suprir alguma funcionalidade que o hibernate não possui ??? Noto que a cada dia cresce o numero de pessoas utilizando o hibernate com grande satisfação e a mesma coisa sobre o spring, mas as vezes notos algumas discussões sobre em que momento spring é mais eficiente que o hibernate.
Ainda sou um pouco leigo em certos aspectos relacionados a persistencia de dados e outros assuntos abordados. Não quero ser um desenvolvedor que simplesmente utiliza a tecnologia X porque todo mundo utiliza e tendo um grande trabalho para criar algo que de uma forma mais simples resolveria todos os problemas.
Gostaria também de saber se alguém puder me dar uma esclarecida sobre os pontos citados acima, pois prezo muito a reutilização e a facilidade de desenvolvimento e manutenção de qualquer aplicação sem sacrificios não justificados.
Atenciosamente,
Marco Paradiso