Como setar valores em objetos dentro de colecoes em jsf?

Ola,
Gostaria de saber como fazer para setar os valores desejados nos objetos que estao dentro de colecoes utilizando jsf. Por exemplo, eu crio um datatable de itens de um pedido para serem setadas as quantidades desejadas.

Cada linha da tabela eh um objeto item. quando clica em concluir e persistido no banco um pedido para o cliente que respondeu, com seus respectivos itens e quantidades desejadas.
O problema eh que quando eu faco isso com a datatable da illegal expression. Ele nao atualiza os itens da colecao para serem persistidos. Existe alguma forma em jsf para utilizar o recurso dessa forma?

Em jsp ficaria assim:

<form>
<table>
<tr>
<td>Codigo</>
<td>Descricao</td>
<td>Quantidade</td>
</tr>
<%
for(Item it : itens) {
<tr>
<td>it.getProduto.getProdutoID()</td>
<td>it.getProduto.getDescricao()</td>
<td><intput type="text" name="quant" /></td>
</tr>

}
%>
</table>
<input type="submit" value="OK" />
</form>

O servlet:

String[] quants = request.getParameterNames("quant");
//Agora eu colocaria as quantidades nos itens

Porem em jsf eu uso assim:

<h:dataTable var=item value="#{pedido.itens}"> <h:colum> <h:outputtext value="#{item.getProdutoID}" /> </h:colum> <h:colum> <h:outputtext value="#{item.getDescricao}" /> </h:colum> <h:colum> <h:outputtext value="#{item.quantidade}" /> //o problema é se eu usar aqui <h:inputtext name="quant" id="quant" value="#{item.quantidade}" /> </h:colum> </h:dataTable>

Se eu utilizar o exemplo informado acima, para modelar a imagem mostrada apresenta ilegastatexception ou algo parecido. Qual a melhor forma para modelar uma pagina que precisa ser preenchida como esta na imagem acima?

manda a parte do código que vc fez, fica mais fácil ajudar.