Pessoal, não faço ideia de como somar vetores, alguém pode me dar um exemplo prático?
No meu caso, o numero do vetor quem define é o usuário, então a coisa fica um pouco mas abstrata e mais dificil para mim.
Pessoal, não faço ideia de como somar vetores, alguém pode me dar um exemplo prático?
No meu caso, o numero do vetor quem define é o usuário, então a coisa fica um pouco mas abstrata e mais dificil para mim.
Talvez isso te ajude, não entendi bem o que você quer, mas acho que você quer apenas somar os valores existentes dentro do vetor, correto? Se sim segue um exemplo básico
public class SomaVetor{
public static void main(String[] args){
int[] vetor = {1,2,3,4,5}; // Vetor já com valores preenchidos.
int soma = 0; // inicia variavel soma com 0.
for(int i = 0; i < vetor.length; i++){
soma = soma + vetor[i]; // soma a variavel soma com cada valor dos indices do vetor.
}
System.out.println("Total: "+soma); // Total: 15
}
}
Agora sobre sua segunda dúvida você precisa explicar melhor de que forma será a entrada de dados, se será via console mesmo ou através de uma interface gráfica, para implementar a entrada do sistema, pelo qual os usuários irão informar os valores desse vetor.
Cara a sua resposta já me ajudou, obrigadão!
Ainda acho mais fácil criar 100 variaveis do que usar esse vetores, mas como resolvi aprender Java, então vamos lá!
outra forma para se fazer isso seria
[code] public class SomaVetor{
public static void main(String[] args){
int[] vetor = {1,2,3,4,5}; // Vetor já com valores preenchidos.
int soma = 0; // inicia variavel soma com 0.
// Pecorre todo o vetor, pegando os valores
for(int valor : vetor){
soma += valor; // soma a variavel soma com cada valor obtido atraves do vetor.
}
System.out.println("Total: "+soma); // Total: 15
}
} [/code]
[quote=leandro_1981]Cara a sua resposta já me ajudou, obrigadão!
Ainda acho mais fácil criar 100 variaveis do que usar esse vetores, mas como resolvi aprender Java, então vamos lá![/quote]
creio q não.
imagine se fosse pra somar as 100 variaveis!
soma = var1 + var2 + var3 + …
… +var99 + var100;
ufa!!!