Como testar se arquivo TXT já esta sendo utilizado?

E aí pessoal,
Fiz um programa que fica monitorando um determinado diretório, e a cada arquivo que é gravado nesse diretório o programa envia este arquivo para a impressora, esses arquivos são gerados por um outro programa feito em COBOl.

Acontece o seguinte, alguns arquivos demoram para ser gerados (ficam abertos e o programa COBOL fica gravando…) e o programa java que fica monitorando consegue abri-los normalmente…

Alguém sabe se tem como eu testar se um determinado arquivo esta aberto por outro programa ?

Valeu. t+

Se o programa COBOL o abrisse em modo exclusivo (ou seja, você não conseguiria abrir o arquivo enquanto ele o estivesse escrevendo - você receberia uma exceção), ou então o renomeasse depois que ele concluísse a gravação, seria possível. Mas mesmo em C eu acho que não dá para saber se outro programa está com o tal arquivo já aberto.

valeu thingol, vou tentar alterar para exclusivo no prog. cobol.
t+

hmmm nao tenho certeza, mas se um arquivo estiver aberto para escrita, se voce abrir em modo misto, ele nao lanca uma excecao?

xii. nem sei. num manjo muito de java… como eu faria para abri-lo de modo misto?

valeu