Como tirar a certificação?

6 respostas
SirDominque

Gente, rodei o fórum aqui pesquisando , mas tenho algumas dúvidas;

1º Foi recomendado o livro da kathy sierra para estudar, porém só achei para java 6… e agora estão lançando o java 7, devo esperar?

2º Qual a primeira certificacao que devo tirar? Eu preciso do nome e o código , tem tantos ! E um que me ajude a conseguir emrpego como desenvolvedor java

3º Devo fazer um Curso na caelum/impacta ou pelo livro, e pelo o que eu posto no fórum, eu consigo? tbm to na facul e la eles estao usando java

6 Respostas

luxu

Eu tenho o 6 axo q naum preciso do 7 ainda pq o q cai na certificação é o todo sobre JAVA naum só do 7 para frente…se naum me engano é OCJP a primeira…nem precisa de concurso só msm dedicação.

L

Andre Lopes:
Gente, rodei o fórum aqui pesquisando , mas tenho algumas dúvidas;

2º Qual a primeira certificacao que devo tirar? Eu preciso do nome e o código , tem tantos ! E um que me ajude a conseguir emrpego como desenvolvedor java

Resposta: Existem duas certificações iniciais: a OCJA - Oracle Certified Java Associate (antiga SCJA - código: 1Z0-850) que é a iniciante. Ela não é necessária, mas na minha opinião serve a título de estudo. Eu por exemplo estou começando meus estudos e me inclinando à fazê-la. Mas a realmente necessária é a OCJP - Oracle Certified Java Programmer (antiga SCJP - 1Z0-851) pois para algumas das outras certificações ela é pré-requisito. Acho que para emprego de desenvolvedor, apenas a última basta.

Resposta: Tem gente que acha o curso necessário e tem gente que não acha. Mas eu li um post de um colega aqui uma vez, que disse algo mais ou menos assim: “O curso serve para lapidar o que você aprendeu estudando sozinho”. Eu, por exemplo concordo com a posição dele. Acho que estudando sozinho pelos livros e se dedicando, você consegue fazer de boa. O curso, na minha opinião é mais para você pegar a prática. Eu estou voltando a estudar Java agora, mas na época em que programava com Java fiz o curso do professor Carlos Ribeiro da UFF. Achei muito bom, tem bastante prática e ele ensina muito bem. Os cursos da Caelum, apesar de serem bem falados eu não conheço. Mas no site da Caelum, eles fornecem algumas apostilas gratuitas. Eu peguei recentemente uma de Java, se eu muito não me engano o curso é o FJ-11. Acho que vale a pena dar uma olhadinha :slight_smile:

Quanto a primeira pergunta, eu não sei se é melhor esperar ou não… Mas acho que você pode fazer o exame e derrepente depois uma atualização… Essa pergunta eu prefiro que os outros colegas que estão mais por dentro aqui do fórum te respondam, pra não correr o risco de eu te falar besteira :slight_smile:

jroberto.nsc

Olha o Livro da Kathy é recomendado para a certificação OCJP 1Z0-851,Você pode também ler o Livro do Camilo Lopes que é uma fonte otima também.
Quanto as certificações são essas
http://www.google.com.br/imgres?q=java+oracle+certification&um=1&hl=pt-BR&biw=1600&bih=734&tbm=isch&tbnid=VTUySehuZFXqRM:&imgrefurl=http://jessicangui.blogspot.com/2009_01_01_archive.html&docid=IeWyIUk44bI6TM&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_3gEnZQ63_68/SXc4uAfsfAI/AAAAAAAAAAU/Hp9_D9Yp5jg/s400/java-certifications3.jpg&w=400&h=177&ei=r1UdT6P2DsnAtgftwdWVCw&zoom=1&iact=rc&dur=237&sig=101094830589581821125&page=2&tbnh=98&tbnw=221&start=32&ndsp=26&ved=1t:429,r:1,s:32&tx=45&ty=56

A primeira SCJA não é tão expressiva,já a SCJP é a porta de entrada. Lembrando que só mudaram os nomes pelo fato da aquisição da sun!

Fazer um curso preparatório é bom mas se ler os livros certinho,fazer testes preratórios ,acho que não precisa.

Qualquer duvida posta ai .

Entre no site da Pearson VUE.

Flw

Lucas_Soares

Bem gente, pelo que eu pude perceber já faz um tempinho que não é postado mais nada nesse forúm, pode ser que eu esteja enganado, mas eu quero agradecer pela ajuda também porque sou novo no GUJ, ainda não entendo muito bem a sistemática do site e eu estava pesquisando sobre certificações java ultimamente. Essas respostas foram bem elucidativas (principalmente o link da hierarquia de certificações), agora onde eu posso me inscrever para tirar OCJP e verificar preço, local da prova, data, conteúdo a ser estudado, etc…
Na TI é interessante esse modelo de certificações de empresas grandes que conferem mais credibilidade ao professional. é uma maneira de reconhecimento do esforço que eu acho que da certo!
Mais uma coisinha, a apostila FJ11 da Caelum já aborda tudo do OCJP ou alguém tem algum matérial PDF para passar?

Abração galera.

ribclauport

Então, eu vou fazer a prova dia 15 do mês que vem, por que ante ontem não consegui fazerr a prova por problemas aqui no sul na telefonia…e internet.
Olha eu a dois anos atrás li a apostila que você citou, foi a porta de entrada para java, ótimo material, mas acredito que é só o início. Você precisa depois adquirir um material direcionado, por exemplo o livro da katy sierra, e para complementar o manual do Camilo Lopes, após a leitura, vem a execução dos simulados, eu usei o enthware, que custou 19 doláres, mas que vale muito mais, pois as questões são comentadas, e você aprende muitoooooo, o simulado tem a cara da prova, com as questões de arrastar e soltar, relatórios de desempenho, possibilidade de você montar suas provas por objetivos, existem vários deste simulados, ou mocks como são chamados. Para marcar a prova a forma mais recomendada é entrar no site da Person Vue, você precisa de ter um cartão que permita compras internacionais e que esteja no seu nome, lembrando que tem que olhar qual o centro autorizado pela Person Vue mais próximo de onde mora…

Bem são muitas informações que giram a respeito da certificação, eu sempre pesquisei por aqui e encontrei todas as respostas para minhas dúvidas, leia esse artigo do camilo que é muito bom:

ribclauport

Para compra do voucher leia esse post:

http://www.guj.com.br/java/245860-voucher---mais-barato-ocjp

Criado 23 de janeiro de 2012
Ultima resposta 27 de abr. de 2012
Respostas 6
Participantes 6