Sou iniciante em java e preciso aprender a trabalhar com gráficos e relatórios, baseados em MVC.
Estou em busca de dicas sobre os assuntos, se ja houverem posts sobre os mesmos eu aceito o link.
Atualmente tenho contato com JFreeChart e IReport.
Como estou aprendendo, gostaria de que me indicassem livros(tutoriais), sites, posts, assim como opniões sobre ferramentas.
Ja consultei alguns posts como o do: [quote]Daniel Quirino Oliveira: Gerando PDF com Java[/quote] que me ajudaram bastante. quem sabe conseguimos fazer algo do tipo aqui pelo menos pra um dos dois conceitos.
Desenvolvendo Relatórios Profissionais com iReport para Netbeans IDE do Edosn Gonçalves. [url]www.lcm.com.br[\url].Eu não li, mas o Edson Gonçalves é muito bom.
Daniel.F: Acredito que o livro indicado do Edosn Gonçalves, seja muito bom mesmo, pois tenho o Desenvolvendo Aplicações web com JSP, SERVLETS, JSF, HIBERNATE, EJB3 e AJAX e gostei.
petter: sobre o jFreeChart queria saber por onde começar, com sua experiência poderia me indicar um material ou se vc tiver algo tipo o o link do Pedrosa explicando o básico?
Bom, já falaram Edson Gonçalves aí.
No site dele tem uma apostila ensinando a criar relatórios no Java, passo a passo, e o melhor é que ela é FREE , só cadastrar no site dele e fazer o download.
Eu não tenho link para enviar, se vc tivesse algo pronto com dúvidas seria mais fácil ajudar, mas vou montar um tutorial básico ensinando a montar gráficos de linha e pizza e lhe envio na seqüencia.
Segue o link de um exemplo que fiz rapidão agora na hora do almoço: http://www.viamais.net/blog/?p=888
Analisa o código que fiz para gerar os gráficos e qualquer dúvida é só gritar.