Como trabalhar com JSF no Scope Request? [Resolvido]

Olá pessoal.

Bom, eu sou meio novo em JSF e como todo novato, só faz coisa errada hehe. Eu estou trabalhando com meus beans no scope Session, porque quando eu pensei, achei que ficaria mais fácil trabalhar quando se fosse passar um dado para outra tela.

Exemplo, tela de listagem de itens, o cara clica em Editar e abre a tela com o bean já populado e os dados para ele alterar.

Agora isso tá me dando uma dor de cabeça danada, porque eu tenho que ficar passando null pros beans quando eu preciso que eles fiquem “limpos”. E sem falar que ele fica guardando no cache tudo. Resumindo tudo, tá “foca” manter a aplicação.

Vocês poderiam me dizer, qual a maneira correta de trabalhar com o Request? Como eu posso passar um id de uma tela para outra por exemplo, para trabalhar como se fosse Session?

Obrigado.

Olá Pilantra, tudo bem?

1º Fuja do Scope SESSION em sua aplicação, a menos que realmente necessite dele, ele é um dos principais responsáveis
por afundar a perfomance de uma aplicação. Chegou a ser citado em um artigo, como um dos 10 maus hábitos dos
desenvolvedores JSF.

Para trabalhar com o scope REQUEST, e trocar informações sobre diferentes páginas, a forma mais utilizada é utilizar a tag
f:setPropertyActionListener, onde você pode injetar em um Managed Bean um determinado valor.

Por exemplo:

<f:setPropertyActionListener target="#{pessoaMB.pessoa}" value="#{lista.pessoa}" />

Onde target, seria o MB que receberá o valor, e value o valor a ser injetado.

Tranquilo ?

Abraço!

Cara, vc pode usar alguma biblioteca que cria um escopo entre o request e o sesssion, que é o que o pessoal geralmente usa, isso se vc não estiver usando o seam, pois o seam ja tem um escopo maior que o de request e menor que o de sessão…
Caso vc estiver usando so jsf da uma olhada nas bibliotecas, tomahawk e ajax4jsf, ambas possuem os componentes que permitem vc fazer isto.

Tomahawk:
http://myfaces.apache.org/tomahawk/index.html