Como trabalhar com Jtable

4 respostas
A

Pessoal,

sou novo no forum e no Java também, preciso fazer com que quando eu digitar o nome de um cliente em um campo de texto ele pesquise no banco e retorne os resultados em uma tabela, mas não sei trabalhar com o Jtable. Eu montei a classe grafica com a tabela e tudo mais mas como faço pra pegar o retorno do DB e jogar nessa tabela?

Obrigado.

4 Respostas

kinrpg

Cara trabalhar com JTable de inicio é "escroto" xD.

Mas seguinte vou mostrar para você um que fiz a um tempo e que funcionou pro meu caso. Não manjo muito, mas a partir disso talvez você acha uma solução melhor.

Bom, aonde tu colocou o JTable, tire ele e coloque um JScrollPane, dei o nome de scroll para ele.

Então eu vejo quantas colunas eu preciso.

Nota: eu ja consultei uma tabela do sql e coloquei os dados em uma List, procure algo como "retornar banco de dados em um List" ou algo assim.

//Arrays de colunas, primeiro vamos criar na memoria as colunas de nossa tabela, no exemplo dados de produtos.
        String cols[] = new String[4]; 
        cols[0] = "Cod.";
        cols[1] = "Produto";
        cols[2] = "Cod. Barras";
        cols[3] = "obs";

//Agora aqui vou criar o corpo da tabela. O List que contém os produtos chama-se lista. O primeiro [] indica a linha e o segundo [] a coluna da tabela que o dado vai ser inserido.
        String dados[][] = new String[lista.PegarProdutos().size()][4]; 

//Este laço percorre a lista e distribui os dados em cada célula.
        for (int i = 0; i < lista.PegarProdutos().size(); i++) {
            dados[i][0] = lista.get(i).getCod_produto();
            dados[i][1] = lista.get(i).getDsc_produto();
            dados[i][2] = lista.get(i).getPrd_cod_barras();
            dados[i][3] = lista.get(i).getPrd_obs();
        }

//Crio na memória a tabela com os dados e as colunas nomeadas.
        JTable tabela = new JTable(dados, cols);

//Por fim insiro a tabela no scroll e deixo-a visivel.
        scroll.setViewportView(tabela);

//The end - Java tem umas bagaças meio chata as vezes, mas vai fazendo experiência, ai tu vê que tu mesmo desenvolve seus esquemas de programação.
A

Kinrpg valew pela dica…

vou tentar entender como vc fez e ver se consigo fazer do seu jeito.

manhanijava
kinrpg:
Cara trabalhar com JTable de inicio é "escroto" xD.

Mas seguinte vou mostrar para você um que fiz a um tempo e que funcionou pro meu caso. Não manjo muito, mas a partir disso talvez você acha uma solução melhor.

Bom, aonde tu colocou o JTable, tire ele e coloque um JScrollPane, dei o nome de scroll para ele.

Então eu vejo quantas colunas eu preciso.

Nota: eu ja consultei uma tabela do sql e coloquei os dados em uma List, procure algo como "retornar banco de dados em um List" ou algo assim.

//Arrays de colunas, primeiro vamos criar na memoria as colunas de nossa tabela, no exemplo dados de produtos.
        String cols[] = new String[4]; 
        cols[0] = "Cod.";
        cols[1] = "Produto";
        cols[2] = "Cod. Barras";
        cols[3] = "obs";

//Agora aqui vou criar o corpo da tabela. O List que contém os produtos chama-se lista. O primeiro [] indica a linha e o segundo [] a coluna da tabela que o dado vai ser inserido.
        String dados[][] = new String[lista.PegarProdutos().size()][4]; 

//Este laço percorre a lista e distribui os dados em cada célula.
        for (int i = 0; i < lista.PegarProdutos().size(); i++) {
            dados[i][0] = lista.get(i).getCod_produto();
            dados[i][1] = lista.get(i).getDsc_produto();
            dados[i][2] = lista.get(i).getPrd_cod_barras();
            dados[i][3] = lista.get(i).getPrd_obs();
        }

//Crio na memória a tabela com os dados e as colunas nomeadas.
        JTable tabela = new JTable(dados, cols);

//Por fim insiro a tabela no scroll e deixo-a visivel.
        scroll.setViewportView(tabela);

//The end - Java tem umas bagaças meio chata as vezes, mas vai fazendo experiência, ai tu vê que tu mesmo desenvolve seus esquemas de programação.

vc poderia por gentileza colar o codigo do seu metodo .PegarProdutos() por gentileza

kinrpg

Opa… Voltei… Amigo desculpe isso foi erro meu, ignore o método “.PegarProdutos()” retire ele do comando.

Sobre como consultar uma tabela e colocar os dados em um List eu dei um exemplo aqui http://www.guj.com.br/java/279035-construir-webservice-soap-com-netbeans-glassfish-windows-server-2003-e-ms-sql-server-2000#1471198

Criado 2 de agosto de 2012
Ultima resposta 6 de ago. de 2012
Respostas 4
Participantes 3