Perguntam-me ?Quando tempo para vc fazer x coisa??, eu respondo um prazo curto e no final levo o dobro do tempo mas, não teria como eu fazer em menos.
Devo ficar ateh depois do expediente mesmo sem extra ou apenas se ganhar?
Sou PJ
Perguntam-me ?Quando tempo para vc fazer x coisa??, eu respondo um prazo curto e no final levo o dobro do tempo mas, não teria como eu fazer em menos.
Sou PJ
Vc deve melhorar suas estimativas, se você é questionado por um prazo e dá um prazo menor que você é capaz de fazer, aí vc vai ter que dar seus pulos.
Mas se o prazo vem imposto pelo chefe ou cliente, negocie antes como a equipe ou você e seu chefe vão equacionar o problema.
Mas definitivamente se vc deu um prazo errado ou assuma seu erro e reveja o cronograma ou tente você mesmo resolver essa diferença.
Agora se alguma coisa não saiu como você esperava durante a tarefa, chame seu chefe e explique o que aconteceu e o que não estava previsto e analise as possibilidades de alteração do cronograma, ajuda de outra pessoa, hora-extra,etc…
Se você trabalha em casa não tem jeito, o melhor é aceitar o que voce especificou e dar seu jeito pra adiantar o maximo o trabalho. Quando especificar da proxima vez, coloca uma margem de erro para o caso de problemas, se nao ocorrer nada isso vira lucro.
Já trabalhando na empresa, é mlehor jogar limpo com seu chefe. Até mesmo porque numa proxima tarefa ele vai questionar porque o aumento do cronograma.
Abra o jogo, com seu cliente/chefe e com você mesmo:
Tenha a conciência de que, por mais que pareça que em um mês você consegue fazer, sempre vão surgir os detalhes. Se for algo com prazo curto (como 1 semana) dê o dobro de prazo, assim você entrega com antecedência e a sua imagem fica boa.
Se for algo de longo prazo, (mas de 1 mês) dê prazo para a primeira parte, não para o todo. Explique que podem haver detalhes no meio do projeto que não são visíveis até se começar e portanto só é seguro dar prazo para cada parte, ou dar um “chutão” de quanto tempo vai levar.
Se possível peça um ou mais dias para avaliar o projeto antes de dar o prazo, pois falar do projeto é uma coisa, mas na hora de começar vc encherga alguns dos “pepinos” que vai enfrentar.
Espero ter ajudado…
Programar é bem legal, ms se torna mais prazeroso e menos cheio de surpresa quando se é feito um estudo prévio! Fazer um bom plano de projeto ajuda a prever todos as estimativas
Outra dica muito boa para ter mais noção de prazo: UML
Particularmente, com VisualParadigm ou ArgoUML.
[quote=jjose]Perguntam-me ?Quando tempo para vc fazer x coisa??, eu respondo um prazo curto e no final levo o dobro do tempo mas, não teria como eu fazer em menos.
Sou PJ
[/quote]
Primeira coisa trabalhou vc tem que receber.
Previsão é sempre dificil de acertar, por que os requisitos vão mudar e aumentar.
Então o que vc imaginava que iria fazer, não vai ser só aquilo, sem contar com algum problema que vc tenha que resolver.
Lembre-se nunca vai ser só o que o usuario pediu!!
Nunca faça previsão para mais do que uma semana, se vai demorar mais que isso divida em mais partes, tente dividir em partes menores que vc possa calcular em horas ou até uns 2 dias, além disso vai ser chute, porque vc não vai prever muita coisa.
Leia sobre XP e metodologias ágeis, vai te ajudar.
Primeiro: Pelo que entendi vc dar os prazos, isto está correto.b. Estimar o tempo provável do programa é uma decisão puramente técnica.
?Pessoas de negócio tomam decisões de negócio
?Pessoas Técnicas tomam decisões técnicas
Decisões de Negócio num planejamento são:
?Datas
?Scopo
?Priorideades
Decisões Técnicas num plajamento são:
?Estimativas
…
O melhor professor para aprender a estimar…é o tempo.
Olá
Todo e qualquer biscateiro como a gente erra os prazos. SEMPRE ERRAMOS, mesmo depois de anos de experiência, volta e meia erramos.
Porque? Porque os projetos são sempre novos e a tecnologia que usamos também é nova. Erramos mesmo quando tentamos dar margens de erro bem grandes.
O melhor meio é fazer reuniões semanais com o cliente para ir discutindo o projeto e ajustando os prazos. Recomendo fortemente assistir ao webcast do Vinicius Teles que pode ser baixado em:
http://www.egenial.com.br/betaEventos
[]s
Luca
assim antes de eu definir um prazo eu analiso o problema do cliente, anoto tudo, vejo meu tempo… e para quando ele quer no máximo para aquilo… so em saber o problema, do cliente… dar para ter uma ideia de prazo… mais sempre digo… tenho que analisar para ver… ai chego com mais calma… depois de ter relaxado… e pelo o velho calendário e começo a calcular… e depois monto um projeto bem simples do que vai ser feito a cada dia… isso so para me manter organizado… e talz… e sempre que terminar um módulo por exemplo faço teste e apresento semanalmente ao cliente para ele ver como anda… e testar se possivel ver se tem algo que deseja alterar normalmente. eu dou um prazo de 1 semana a + da projeção que fiz…
Ex.: para mim eh vou terminar dia 14/08 mais coloco para o cliente dia 22/08, va que aconteç algo… o cliente viaja e nao consigo pegar uma informacao com ele, ou problemas de conexao e talz… ai sempre consigo cumprir com os prazos… tb depende do tamanho do projeto e quantas pessoas envolvidas… pq isso é essencial… as dependencias é o que mais leva a atrasar.
flw!!
blz?
REcomendo a análise de pontos de função para estimativas mais adequadas e a criação de um histórico de projetos desenvolvidos, com esforço, prazo, custo e tamanho do software.
Apenas as duas combinações ajudam a não ter grandes desvios no projeto.
Mas algumas coisas são essenciais:
[quote=jjose]Perguntam-me ?Quando tempo para vc fazer x coisa??, eu respondo um prazo curto e no final levo o dobro do tempo mas, não teria como eu fazer em menos.
Sou PJ
[/quote]
Faz uma FPA é um modo de ter mais ou menos uma análise e extrair um tempo, se ele quiser em menos, avisa q vc vai cortar algumas qualidades, se ele aceitar entao dane-se
[quote=Luca]
O melhor meio é fazer reuniões semanais com o cliente para ir discutindo o projeto e ajustando os prazos. Recomendo fortemente assistir ao webcast do Vinicius Teles que pode ser baixado em:
http://www.egenial.com.br/betaEventos
[]s
Luca[/quote]
Também recomendo assitir a palestra do Vinicius!!
Como o seu livro foi excelente essa palestra!!
A parte da entidade mediunica que fala quanto tempo vai ser o projeto foi muito boa a sacada!!!