Como trabalhar com SELECT em PostgreSQL com um numero de registros muito grande

Galera, bom dia, estou com um problema, preciso extrair do POSTGRESSQL uma massa de dados muito grande em torno de 4gb de informações e escrever essas informações em um arquivo TXT, gostaria de saber qual a melhor forma pois um select seco em todos esses registros explodiria a memoria da minha VM, alguem conhece algo?

Obrigado

Qual a finalidade?
é um dump? copia do banco?
é de uma unica tabela?
dependendo da arquitetura você pode ter problemas com o tamanho de um unico arquivo txt de 4gb.

Sim, os dados serão exportados de uma unica tabela, seria algo mais ou menos assim:

SELECT * FROM TABELA

E todos os resultados eu vou gravar em um txt, o problema e que teria que ser TUDO ou NADA, digamos que no meio do processamento acabe a energia ou caia o servidor, se faltou um unico resgistro nenhum deve ser transferido para o txt, saca?

Se você não precisar fazer isso dentro da sua aplicação pode fazer da seguinte maneira…

No PGAdmin faça sua query, vá em: Arquivo > Exportar, coloque um separador de colunas e mande gerar o txt onde preferir…
Caso precise ser feito dentro da aplicação acredito que exista algum comando do psql que execute essa função que o PGAdmin faz, basta procurar os comandos e gerar direto da aplicação…

Olá TeiTei,

Complementado as dicas do colega Xmio, veja:

Abraços.

_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL

Galera o problema é que vou usar esses dados para jogar em um banco como o H2, e ele nao aceita o copy from.

Pera… você quer colocar 4gb de info em um arquivo txt e importar em um banco embarcado?
Me corrijam se estiver errado falando besteira mas o h2 não me parece um banco parrudo o suficiente para tal processo.

Eu andei vendo e o h2 aguenta ate 1 tera, mas o problema é como ir pegando parcialmente esses dados do postegres para jogar no h2, teria que ser em um unico comendo., entende?

O certo mesmo seria um select no postgres e um insert no h2 maso problema e que o retorno desse select pode voltar muitos registros

Vou ignorar o fato de ser o H2, você teve ter seus motivos para utilizar…
Li um outro tópico em que você já engaja o mesmo assunto, aparentemente o que você precisa é fazer uma migração de base.
Na minha experiencia com software já fiz algumas migrações de base:
Aparentemente este é o seu caso
Quando você trabalha com bases distintas ou não conversantes você pode utilizar um software de terceiros(se não me engano é opensource) chamado liquibase para fazer a migração da base.
Ainda
Quando o banco de dados é o mesmo, apenas com versões diferentes você pode fazer um dump da base existente e importar na nova base.

Preciso do H2 pois a base de dados que esta em postgres deve se gravada em um DVD para armazenamento, teria alguma outra opção?