Caros colegas, acabei de ser “apresentado” a linguagem java, e realizando alguns testes simples fiquei com uma dúvida:
tenho as classes conta e cliente, sendo que cada uma é uma arquivo com extensão .java, agora fiz uma classe para testar as duas primeiras contendo o método main (também é um outro arquivo), ou seja, tenho três arquivos sendo que cada um corresponde a uma classe.
como faço para “chamar” as duas classes (conta e cliente) dentro da classe teste (que contém o método main)?
obs: estou implementando os códigos através do notepad++ e compilando e executando pelo prompt.
public class Conta(){
private double saldo = 622.2;
public double getSaldo(){
return saldo;
}
}
teste.java
public class Main(){
public static void main(String[] args){
// Declaro a variável conta como do tipo Conta e instâncio a classe através do operador new
Conta conta = new Conta();
// Printo na tela o saldo da conta invocando o metodo getSaldo()
System.out.println(conta.getSaldo());
}
}
Aparentemente tens “lixo” antes de “public”.
Não terás copiado esse código de algum lado onde tinha um caracter estranho antes?
Apaga a palavra public e tudo o que esteja para trás e depois escreve novamente public.
Como assim “encoding”? Desculpe pela pergunta, mas não entendi.
Escrevi o código no notepad++, salvei com a extensão .java, depois no prompt compilava utilizando javac .java e executo utilizando o comando java nome-do-programa.