Como trabalhar como freelancer independente?

9 respostas
Erick_Ribeiro

Olá, galera.
fiz meu cadastro no site http://freelancer.com - que, inclusive é um site muito bem feito , nem se compara aos sites de freelancer brasileiros - e gostaria de saber como começar a trabalhar como freela independente.
É muito exigido em questão de experiência? Consigo alguma coisa mesmo sem portfólio profissional?
Vi que a maior parte dos projetos é sobre desenvolvimento web, o qual eu já tenho uma conhecimento adquirido pessoalmente e com o estágio.

Gostaria de saber de quem tem experiência na área se dá pra viver com isso e se consigo ganhar bem.

O que vocês me sugerem?

Obrigado pela atenção!

9 Respostas

M

O primeiro passo é conversar com as pessoas conhecidas, não perder uma chance de se divulgar, em qualquer conversa, em qualquer empresa que vc vá. Quando eu comecei a atuar como freelancer, meus primeiros clientes acabaram sendo as empresas que eu mesmo frequentava.

Esses sites dificilmente vão te ajudar em algo, visto que há uma competição e há os “sobrinhos” que sempre fazem mais barato. Recomendo tentar também montar um site seu, um portfolio e principalmente ficar conhecido pelo que faz ao menos na sua cidade.

jcranky

Uma coisa que tenho reparado nesses sites, pior do que os sobrinhos, são os sobrinhos indianos - eles fazem ainda mais barato :frowning:

M

kkkkkk, pior que indiano realmente está dominando este mercado, eles já falam ingles nativamente que ajuda na comunicação e como na maior parte do tempo o que mais influencia é o custo, dai ferra mesmo, o problema que dificilmente o cliente vai levar em conta manutenção e qualidade final …

A

Um ponto a favor dos brasileiros é a flexibilidade, esta característica eu não encontrei em colegas indiamos com quem trabalhei.
Sob o ponto de vista técnico acho que estamos equivalentes e o idioma acho que até saimos ganhando, o nosso inglês é “portoInglês” a deles é “fecalInglês” …, quem conhece sabe o que estou dizendo!

jcranky

alcionj:
Um ponto a favor dos brasileiros é a flexibilidade, esta característica eu não encontrei em colegas indiamos com quem trabalhei.
Sob o ponto de vista técnico acho que estamos equivalentes e o idioma acho que até saimos ganhando, o nosso inglês é “portoInglês” a deles é “fecalInglês” …, quem conhece sabe o que estou dizendo!

Concordo 100% nessa parte do inglês deles - é um dos sotaques mais chatos de entender.

javaflex

Nao, isso nao é bom pra vida. Voce continua no estágio? Ainda está cursando terceiro grau? Não é melhor pegar outro estagio ou vaga de junior em uma empresa melhor?

Ruttmann

Nunca trabalhei de freelancer. Até fico de olho nessa área um pouco, e pegaria um serviço.

Mas não é algo pra se focar direto. Freelancer é muito incerto, um dia você pega bastante serviço e recebe bem por isso, outro dia não aparece serviço.

Dá pra encarar isso como um adendo esporádico na renda, mas é recomendável ter uma fonte de renda fixa.

M

Ruttmann é relativo isso, não?

Afinal, o freelancer, como qualquer empresa precisa de marketing, cases. No fim das contas, a partir do momento que vc estabelece no mercado, vc não sai mais, só se fizer uma grande cagada, assim como uma empresa.

rafael_jesus

Cara eu tenho procurado tbm para Ruby on Rails e vi que:

• Tem que ser Sênior/Ninja
  • Inglês fluente, quando digo fluente é fluente mesmo, tem que resolver problemas por skype
  • Competir com uma porrada de gente da gringa, tem bastante Indiano e Chinês que cobram super barato
  • Tem que resolver problemas sozinhos
  • Todo conhecimento de Design é diferencial, pois a maioria são sites
  • Portifólio com projetos realizados, pq quando vc se candidata para uma vaga tem uma porrada de nego com vários projetos e links para os mesmos
  • Quando acaba um projeto tem que ficar pendurado na net pra tentar pegar mais
  • Acredito que seja bem instável, hora tem, hora não tem
Criado 30 de junho de 2013
Ultima resposta 4 de jul. de 2013
Respostas 9
Participantes 8