Como trabalhar como freelancer independente?

Olá, galera.
fiz meu cadastro no site http://freelancer.com - que, inclusive é um site muito bem feito , nem se compara aos sites de freelancer brasileiros - e gostaria de saber como começar a trabalhar como freela independente.
É muito exigido em questão de experiência? Consigo alguma coisa mesmo sem portfólio profissional?
Vi que a maior parte dos projetos é sobre desenvolvimento web, o qual eu já tenho uma conhecimento adquirido pessoalmente e com o estágio.

Gostaria de saber de quem tem experiência na área se dá pra viver com isso e se consigo ganhar bem.

O que vocês me sugerem?

Obrigado pela atenção!

O primeiro passo é conversar com as pessoas conhecidas, não perder uma chance de se divulgar, em qualquer conversa, em qualquer empresa que vc vá. Quando eu comecei a atuar como freelancer, meus primeiros clientes acabaram sendo as empresas que eu mesmo frequentava.

Esses sites dificilmente vão te ajudar em algo, visto que há uma competição e há os “sobrinhos” que sempre fazem mais barato. Recomendo tentar também montar um site seu, um portfolio e principalmente ficar conhecido pelo que faz ao menos na sua cidade.

Uma coisa que tenho reparado nesses sites, pior do que os sobrinhos, são os sobrinhos indianos - eles fazem ainda mais barato :frowning:

kkkkkk, pior que indiano realmente está dominando este mercado, eles já falam ingles nativamente que ajuda na comunicação e como na maior parte do tempo o que mais influencia é o custo, dai ferra mesmo, o problema que dificilmente o cliente vai levar em conta manutenção e qualidade final …

Um ponto a favor dos brasileiros é a flexibilidade, esta característica eu não encontrei em colegas indiamos com quem trabalhei.
Sob o ponto de vista técnico acho que estamos equivalentes e o idioma acho que até saimos ganhando, o nosso inglês é “portoInglês” a deles é “fecalInglês” …, quem conhece sabe o que estou dizendo!

[quote=alcionj]Um ponto a favor dos brasileiros é a flexibilidade, esta característica eu não encontrei em colegas indiamos com quem trabalhei.
Sob o ponto de vista técnico acho que estamos equivalentes e o idioma acho que até saimos ganhando, o nosso inglês é “portoInglês” a deles é “fecalInglês” …, quem conhece sabe o que estou dizendo![/quote]

Concordo 100% nessa parte do inglês deles - é um dos sotaques mais chatos de entender.

Nao, isso nao é bom pra vida. Voce continua no estágio? Ainda está cursando terceiro grau? Não é melhor pegar outro estagio ou vaga de junior em uma empresa melhor?

Nunca trabalhei de freelancer. Até fico de olho nessa área um pouco, e pegaria um serviço.

Mas não é algo pra se focar direto. Freelancer é muito incerto, um dia você pega bastante serviço e recebe bem por isso, outro dia não aparece serviço.

Dá pra encarar isso como um adendo esporádico na renda, mas é recomendável ter uma fonte de renda fixa.

Ruttmann é relativo isso, não?

Afinal, o freelancer, como qualquer empresa precisa de marketing, cases. No fim das contas, a partir do momento que vc estabelece no mercado, vc não sai mais, só se fizer uma grande cagada, assim como uma empresa.

Cara eu tenho procurado tbm para Ruby on Rails e vi que:

• Tem que ser Sênior/Ninja
  • Inglês fluente, quando digo fluente é fluente mesmo, tem que resolver problemas por skype
  • Competir com uma porrada de gente da gringa, tem bastante Indiano e Chinês que cobram super barato
  • Tem que resolver problemas sozinhos
  • Todo conhecimento de Design é diferencial, pois a maioria são sites
  • Portifólio com projetos realizados, pq quando vc se candidata para uma vaga tem uma porrada de nego com vários projetos e links para os mesmos
  • Quando acaba um projeto tem que ficar pendurado na net pra tentar pegar mais
  • Acredito que seja bem instável, hora tem, hora não tem