Olá, galera.
fiz meu cadastro no site http://freelancer.com - que, inclusive é um site muito bem feito , nem se compara aos sites de freelancer brasileiros - e gostaria de saber como começar a trabalhar como freela independente.
É muito exigido em questão de experiência? Consigo alguma coisa mesmo sem portfólio profissional?
Vi que a maior parte dos projetos é sobre desenvolvimento web, o qual eu já tenho uma conhecimento adquirido pessoalmente e com o estágio.
Gostaria de saber de quem tem experiência na área se dá pra viver com isso e se consigo ganhar bem.
O primeiro passo é conversar com as pessoas conhecidas, não perder uma chance de se divulgar, em qualquer conversa, em qualquer empresa que vc vá. Quando eu comecei a atuar como freelancer, meus primeiros clientes acabaram sendo as empresas que eu mesmo frequentava.
Esses sites dificilmente vão te ajudar em algo, visto que há uma competição e há os “sobrinhos” que sempre fazem mais barato. Recomendo tentar também montar um site seu, um portfolio e principalmente ficar conhecido pelo que faz ao menos na sua cidade.
kkkkkk, pior que indiano realmente está dominando este mercado, eles já falam ingles nativamente que ajuda na comunicação e como na maior parte do tempo o que mais influencia é o custo, dai ferra mesmo, o problema que dificilmente o cliente vai levar em conta manutenção e qualidade final …
Um ponto a favor dos brasileiros é a flexibilidade, esta característica eu não encontrei em colegas indiamos com quem trabalhei.
Sob o ponto de vista técnico acho que estamos equivalentes e o idioma acho que até saimos ganhando, o nosso inglês é “portoInglês” a deles é “fecalInglês” …, quem conhece sabe o que estou dizendo!
[quote=alcionj]Um ponto a favor dos brasileiros é a flexibilidade, esta característica eu não encontrei em colegas indiamos com quem trabalhei.
Sob o ponto de vista técnico acho que estamos equivalentes e o idioma acho que até saimos ganhando, o nosso inglês é “portoInglês” a deles é “fecalInglês” …, quem conhece sabe o que estou dizendo![/quote]
Concordo 100% nessa parte do inglês deles - é um dos sotaques mais chatos de entender.
Nao, isso nao é bom pra vida. Voce continua no estágio? Ainda está cursando terceiro grau? Não é melhor pegar outro estagio ou vaga de junior em uma empresa melhor?
Nunca trabalhei de freelancer. Até fico de olho nessa área um pouco, e pegaria um serviço.
Mas não é algo pra se focar direto. Freelancer é muito incerto, um dia você pega bastante serviço e recebe bem por isso, outro dia não aparece serviço.
Dá pra encarar isso como um adendo esporádico na renda, mas é recomendável ter uma fonte de renda fixa.
Afinal, o freelancer, como qualquer empresa precisa de marketing, cases. No fim das contas, a partir do momento que vc estabelece no mercado, vc não sai mais, só se fizer uma grande cagada, assim como uma empresa.