Como transformar planilhas de excel em um sistema web?

-> Galera, desde já, desculpa se isso não for permitido aqui no fórum.

Sou engenheiro civil, mas sempre quis aprender a programar. Apesar de já ter tido algumas aulas, e ter tentado algumas vezes, eu me considero um analfabeto na área.

Em uma dessas aulas, o facilitador me deu a ideia de quando eu quisesse realmente aprender a programar, que eu “aprendesse fazendo”, ou seja, já com algum objetivo.

Como na minha área eu sempre mexi muito com planilhas no excel, criando até uns “sistemas” nelas, meu objetivo atual seria: transformar algumas dessas planilhas em SISTEMA WEB.

Por 3 motivos: facilitaria o uso, num futuro poderia ser melhor comercializada e terceiro pra aprender alguma linguagem.

E é por isso que estou criando esse tópico aqui, pois gostaria de ajuda.
1- A linguagem ideal seria PHP mesmo, ou estou enganado?
3- Existe algum video ou tutorial, bem pratico, do tipo “transformando uma planilha de excel em um sistema web?” (SE NÃO, FICA A DICA PARA QUEM PRODUZ ESSE TIPO DE MATERIAL :sweat_smile:)
4- Qual seria um “passo-a-passo” pra tornar isso uma verdade? Quais dicas vocês me dariam para isso? Como sou bem leigo no assunto, toda dica é bem vinda!

Muito obrigado desde já!

Nada?

Fazer um curso já seria um começo. Poderia começar por PHP mesmo, devido menor curva de aprendizado. Além claro da parte de frontend HTML, JavaScript, etc.

Emanuel, algumas respostas:

  1. Acho que a linguagem aqui nao importa tanto. O ideal seria fazer com o que voce ja conhece. Se voce conhece muito de excel e VBA, talvez o ideal fosse VB.NET.
  2. Nao tem questao 2 :slight_smile:
  3. Tambem nao conheco
  4. Aprender logica de programacao se ainda nao sabe, e comecar a praticar com uma linguagem como JavaScript ou PHP. O ideal, se voce realmente nao conhece nada, seria bom voce focar em exercicios simples, nao no sistema de planilha que quer migrar.

Sua pergunta tem n respostas pra tudo