Como transformar planilhas de excel em um sistema web?

-> Galera, desde já, desculpa se isso não for permitido aqui no fórum.

Sou engenheiro civil, mas sempre quis aprender a programar. Apesar de já ter tido algumas aulas, e ter tentado algumas vezes, eu me considero um analfabeto na área.

Em uma dessas aulas, o facilitador me deu a ideia de quando eu quisesse realmente aprender a programar, que eu “aprendesse fazendo”, ou seja, já com algum objetivo.

Como na minha área eu sempre mexi muito com planilhas no excel, criando até uns “sistemas” nelas, meu objetivo atual seria: transformar algumas dessas planilhas em SISTEMA WEB.

Por 3 motivos: facilitaria o uso, num futuro poderia ser melhor comercializada e terceiro pra aprender alguma linguagem.

E é por isso que estou criando esse tópico aqui, pois gostaria de ajuda.
1- A linguagem ideal seria PHP mesmo, ou estou enganado?
3- Existe algum video ou tutorial, bem pratico, do tipo “transformando uma planilha de excel em um sistema web?” (SE NÃO, FICA A DICA PARA QUEM PRODUZ ESSE TIPO DE MATERIAL :sweat_smile:)
4- Qual seria um “passo-a-passo” pra tornar isso uma verdade? Quais dicas vocês me dariam para isso? Como sou bem leigo no assunto, toda dica é bem vinda!

Muito obrigado desde já!

Nada?

Fazer um curso já seria um começo. Poderia começar por PHP mesmo, devido menor curva de aprendizado. Além claro da parte de frontend HTML, JavaScript, etc.

Emanuel, algumas respostas:

  1. Acho que a linguagem aqui nao importa tanto. O ideal seria fazer com o que voce ja conhece. Se voce conhece muito de excel e VBA, talvez o ideal fosse VB.NET.
  2. Nao tem questao 2 :slight_smile:
  3. Tambem nao conheco
  4. Aprender logica de programacao se ainda nao sabe, e comecar a praticar com uma linguagem como JavaScript ou PHP. O ideal, se voce realmente nao conhece nada, seria bom voce focar em exercicios simples, nao no sistema de planilha que quer migrar.

Sua pergunta tem n respostas pra tudo
Se vc sabe php, sem dúvida seria bom, agora se você não sabe nenhuma linguagem já é outro história, muitas vezes a linguagem ideal é a que você sabe.
Nunca vi um tutorial, mas pode você pesquisar, e se não achar começar, pode começar lendo uma planilha simples ou como você deseja, e passar para objeto, e depois vai encaixando.

Falaa galera, beleeza!
Então, muuitissimo obrigado pela ajudas, realmente foram de muita valia.

Uma mulher em outro grupo tá me ajudando, ela fez meio que um passo-a-passo pra mim, que acho que ficou bem pratico e acho que tá “dando certo”, porém estou com algumas dúvidas. O passo-a-passo consiste:

  • Escolha a linguagem (No caso já escolhi php)
  • Encontre uma IDE para desenvolver o que deseja (no caso estou usando o sublime, que é uma que ja usei. Tem melhor?)
  • Entenda a base da sintaxe da linguagem (ja tinha mexido um pouco em php, e tou fazendo as aulas do coursera)
  • Procure por APIs que fazem o que você precisa (Nessa parte é que eu me perdi um pouco… Vocês conhecem alguns APIs que podem me ajudar nesse caso?)
  • Veja os exemplos de implementação das APIs (AINDA NAO CHEGUEI AQUI)
  • Desenvolva sua solução (AINDA NAO CHEGUEI AQUI)

Para que entendam melhor o caso, eu queria começar com algo mais “simples” (se é que isso é simples):
Basicamente, pra inicio, eu queria transformar uma planilha em um sistema de web que tem:
–> Um formulario de cadastro;
–> A partir desse formulario de cadastro, gerar uma lista de itens, a qual pode ser exibida em outra tela.
–> E num terceiro momento, ter tipo outro formulariozin para FILTRO essa lista.

Exemplo:
–> Formulário de cadastro de item de estoque, com COD, nome do produto, e quantidade estocada.
–> Em outra pagina, eu possa ver essa lista de itens cadastrados, e que tenha uns campos pra filtrar (tipo: um campo de nome que eu escreva lá PNEU, dai apareça os itens de pneus que eu cadastrei)

Ah, de acordo com ela, eu também vou ter que usar banco de dados, pois a ideia é anular a planilha de excel, ficar só web. Certo?

Tambem quero! Continue disponibilizando

Bom dia Emanuel,

As API’s são de acordo com as suas necessidades baseados nas funcionalidades do sistema. Como por exemplo, se voce for trabalhar com geo localização, voce teria que fazer uso da API da google maps e as possibilidades são inumeras.

Creio que precise documentar todas as necessidades e funcionalidades do sistema, e trabalhar individualmente definindo o que é necessário para realização de cada etapa(funcionalidade). Desta forma você define alem das API’s outros itens importantes para o desenvolvimento.

Quanto a linguagem, deve escolher aquela que melhor você se identifica e tem mais facilidade, digo que iniciar por PHP é uma boa escolha, e depois pense em melhorar sua aplicação web com javascript.

Quanto a IDE perfeita, também é algo relativo a gostos. Muitos criam laços afetivos por alguma ferramenta de desenvolvimento por alguma facilidade que ela te proporciona. No entanto tem que tomar cuidado com alguns riscos de vícios, pois muitos destes desenvolvedores sentem muita dificuldade de desenvolvimento quando não estão em sua IDE. Uma sugestão para isso, uma vez que o desenvolvimento é web, é a utilização de bloco de notas ou IDE’s que não automatize tanto o desenvolvimento já que seu objetivo maior é o aprendizado. Desta forma acredito que você irá aproveitar melhor todo o aprendizado durante o desenvolvimento.

Ver exemplos das API’s e entender as sintax da linguagem utilizada ajuda a você implementar a sua própria solução dentro da sua aplicação, e sempre utiliza comentários dentro do código para evidenciar o que se trata do que.

Não sei se já conseguiu resolver sua solicitação, mas espero que as dicas acima te ajudem na jornada de desenvolvedor.

Estava buscando referencia para conteúdo e caso tenha ainda interesse de converter, temos a solução web.

https://easybuilder.easy.rocks