Como usar a JVM sem IDE

Boa dia Pessoal.

essa é a minha primeira pergunta no site.

já pesquisei muito, inclusive aqui, e não consegui encontrar o que quero, embora eu ache que seja fácil, mas não consegui.

Eu sou programador VB e estou começando a estudar Java, e começando usando o Livro Use a Cabeça Java.

Eu já instalei em minha máquina o jdk 1.6 com NetBeans 5.5.1, e já estou fazendo os primeiros exemplos com isso.
mas de acordo com o livro precisaria compilar e executar diretamente na JVM, para começar a ter as noções básicas bem definidas em minha cabeça.

A minha dificuldade é que não estou sabendo como executar diretamente na JVM, onde tem os menus: File - Edit - Window - Help -Scream, para poder executar digitando nele por exemplo % java Party.

Não sei como proceder para entrar nesse console. Alguém pode me ajudar?

Desculpe se já tenha algo respondido no site, e não ter conseguido encontrar.

Abraço,

você executa pelo DOS

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

Resumo:
pra compila

javac "diretorio\arquivo.java"

pra rodar

java "diretorio\arquivo"(sem o .java)

e depois disse você aprende os opcionais é o basico

Boa Tarde Mark_Ameba

sim concordo que é fácil mesmo, mas está acontecendo um erro estranho,

fiz exatamente como vc descreveu, e também vi o exemplo que vc passou.

criei prá testar um exemplo bem simples assim:

[code]public class Teste {

public static void main(String[] args) {
    System.out.println("Teste inicial");
     
    
}

}

[/code]

depois compilei no DOS
javac “C:\ExemplosJava\Teste.java”

compilou, e também gerou o arquivo Teste.class

em seguida fiz:

java “C:\ExemplosJava\Teste”

daí tá dando o erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: C:\ExemplosJava\Teste

gozado que pelo exemplo aqui do site que vc citou, só deveria dar esse erro se eu colocasse Teste.class, agora não sei porque tá dando esse erro, pois testei no IDE e funcionou normalmente.

Obrigado, abraço,

cara uma dica: eu quando começei… levei media de 4 à 5 meses so usando o notepad… so começei a usar uma ide e ainda foi o jedit… que apenas fornece… o colorido no codigo… quando começei a estudar o uso de arquivo(criacao, escrever, deletar) pq o codigo fica muito grande e para ler era ruim… mas para aprender no inicio e saber usar as {}, os ; enfim os erros de programação (nao de logica) usei o notepad… parece ser ruim mais foi otimo cara… quando dava erro… de compilação na linha 10 eu ia procurar para ver onde era a linha 10 e o que era. e as vezes nao era na linha 10 como o compilador falava…

essa é minha dica!

Isso, exatamente LPJava.

Eu estou conseguindo fazer sem problema no IDE, mas pensando no que vc falou, que quero voltar um pouco no início da coisa, fazendo através do notepad, prá ter uma base inicial forte, só preciso conseguir executar sem erro.
realmente não sei porque não consegui, sei que estou fazendo como deveria, não sei se é por estar usando a versão mais nova do Java que seria a 1.6 ou 6 como queiram, tenha mudado alguma coisa.
Agora, conseguindo resolver esse pequeno problema vai ficar tudo mais fácil.

Valew…Abraço,

Sobre isso do ClassNotFound eu não sei porque mas compilando pelo DOS também da erro no meu PC =/
deve ser erro das variaveis de sistema mas eu uso é o Eclipse então não me preocupei com isso

Mark_Ameba,

entra na pasta ExemplosJava --> C:> CD ExemplosJava
e roda o comando Java --> C:>ExemplosJava> java Teste

Assim vai funcionar.

Abraço!

[quote=parker]entra na pasta ExemplosJava --> C:> CD ExemplosJava
e roda o comando Java --> C:>ExemplosJava> java Teste
[/quote]
??? que pasta ExemplosJava é essa?
Tu invadiu meu PC e criou -.^

Brincadeiras a parte eu não uso o DOS pra compila meu programa eu faço com o Eclipse mesmo então não ligo pra isso e acho que não foi pra mim que você disse isso não foi?

EDIT:Agora intendi oque você quis dizer entretanto sempre deu no mesmo usar
>java “diretorio\arquivo”
e o
\diretorio>java arquivo

[quote=Mark_Ameba][quote=parker]entra na pasta ExemplosJava --> C:> CD ExemplosJava
e roda o comando Java --> C:>ExemplosJava> java Teste
[/quote]
??? que pasta ExemplosJava é essa?
Tu invadiu meu PC e criou -.^

Brincadeiras a parte eu não uso o DOS pra compila meu programa eu faço com o Eclipse mesmo então não ligo pra isso e acho que não foi pra mim que você disse isso não foi?

EDIT:Agora intendi oque você quis dizer entretanto sempre deu no mesmo usar
>java “diretorio\arquivo”
e o
\diretorio>java arquivo[/quote]

Aquela é a pasta que o Valdecyr criou, eu que me enganei e citei o teu nick… hehehe …

Ah

perfeito, parker e Mark_Ameba,

era isso mesmo, resolveu o problema.

Abraço a todos e muito obrigado.

O (antigo) Textpad tem uma forma bacana de trabalhar com java.

Ele tem macros pra compilar e gera um .bat nas coxas que executa o teu programa java (com um PAUSE no final).

Util pra quem ta no inicio e completamente perdido.