Como usar a JVM sem IDE

Boa dia Pessoal.

essa é a minha primeira pergunta no site.

já pesquisei muito, inclusive aqui, e não consegui encontrar o que quero, embora eu ache que seja fácil, mas não consegui.

Eu sou programador VB e estou começando a estudar Java, e começando usando o Livro Use a Cabeça Java.

Eu já instalei em minha máquina o jdk 1.6 com NetBeans 5.5.1, e já estou fazendo os primeiros exemplos com isso.
mas de acordo com o livro precisaria compilar e executar diretamente na JVM, para começar a ter as noções básicas bem definidas em minha cabeça.

A minha dificuldade é que não estou sabendo como executar diretamente na JVM, onde tem os menus: File - Edit - Window - Help -Scream, para poder executar digitando nele por exemplo % java Party.

Não sei como proceder para entrar nesse console. Alguém pode me ajudar?

Desculpe se já tenha algo respondido no site, e não ter conseguido encontrar.

Abraço,

você executa pelo DOS

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

Resumo:
pra compila

javac "diretorio\arquivo.java"

pra rodar

java "diretorio\arquivo"(sem o .java)

e depois disse você aprende os opcionais é o basico

Boa Tarde Mark_Ameba

sim concordo que é fácil mesmo, mas está acontecendo um erro estranho,

fiz exatamente como vc descreveu, e também vi o exemplo que vc passou.

criei prá testar um exemplo bem simples assim:

[code]public class Teste {

public static void main(String[] args) {
    System.out.println("Teste inicial");
     
    
}

}

[/code]

depois compilei no DOS
javac “C:\ExemplosJava\Teste.java”

compilou, e também gerou o arquivo Teste.class

em seguida fiz:

java “C:\ExemplosJava\Teste”

daí tá dando o erro:

Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: C:\ExemplosJava\Teste

gozado que pelo exemplo aqui do site que vc citou, só deveria dar esse erro se eu colocasse Teste.class, agora não sei porque tá dando esse erro, pois testei no IDE e funcionou normalmente.

Obrigado, abraço,