Tem como?
Como usar Ajax sem programar em JavaScript?
10 Respostas
Flex e actionscript.
DWR
Perola
Frameworks que encapsulam a programação com JS

Pelo menos uma linha de java script você precisará para usar ajax. Mesmo com frameworks, como o DWR por exemplo.
Dá pra usar GWT…
http://code.google.com/webtoolkit/
Ou você faz uma função javascript de ajax genérica para ser reutilizada, usando menos javascript
VBScript :twisted:
E pq não? hehehe. Only IE ¬¬
E por que não aprender javascript? Um código javascript bem escrito é muito lindo! 
Graaaande Serginho! Aqui é o Zero! Beleza?
Faço questão de reforçar o que o dbispo falou: use GWT e ignore solenemente JavaScript! Eu gostava muito de JavaScript, mas quando começou essa guerra de browsers e cada um fazendo do seu próprio jeito… hmmmm, socorro! Eu era bom em JavaScript até começarem esses problemas, aí larguei de vez a idéia de me manter atualizado nisso. JavaScript é uma plataforma 0% confiável. Com GWT serão poucas as coisas que você deixará de fazer sem JavaScript. É um novo paradigma de desenvolvimento web. To aprendendo empolgadíssimo!
Abraços,
José Roberto
E por que não aprender javascript? Um código javascript bem escrito é muito lindo! :D
Concordo contigo, porém a praticidade as vezes fala mais alto! 
Creio que a tendência dos novos frameworks Ajax sejam abstrair tal “fardo”, vide o exemplo do ZK e Echo2