Como usar beans customizados em uma aplicação jsp?

Oi Pessoal do forum!
Bom configurei a pouco o tomcat 4, inclui o diretorio da aplicação no server.xml, setei a variavel de ambiente,etc…
No entanto falta uma coisa, não consigo utilizar(ou instanciar) minhas classes em nenhuma pagina. Elas não são reconhecidas. Creio que o problema seja em um arquivo web.xml que existe em todo dir WEB-INF…
por outro lado as classes da biblioteca padrão funcionam normalmente.
Se alguem souber como se usa, no sentido da configuração não da sintaxe, um bean em uma pagina jsp eu ficaria imensamente grato com a ajuda.

Minha estrutura de diretorios está assim:(não sei se isso influencia)
webapps
-webdev
–WEB-INF
—classes
—lib

todos .class que faço referencia estão no dir classes

Sem mais, um forte abraço e até mais!

Vc já verificou se seus beans estão na pasta classes ???

os seus beans estão dentro de um package?
como vc está importando seu bean?

se for possivel poste um trecho do seu codigo onde vc ta usando o bean, e um trecho do erro que ta dando (ou a “root cause”)

abraços…

ps.:para o codigo que vc postar ficar mais legivel, coloque entre a tag code

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o help!

O servidor não esta executando o startup em função do meu arquivo web.xml que esta da seguinte forma:

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1" ?> webdev svTeste com.teste.Teste
<servlet-mapping>
	<url-pattern>/teste</url-pattern>
	<servlet-name>svTeste</servlet-name>
</servlet-mapping>

O .class do servlet esta em WEB-INF/classes/com/teste/
o fonte é o seguinte:

import java.io.;
import javax.servlet.
;
import javax.servlet.http.*;

public class Teste extends HttpServlet{
public void service(HttpServletRequest req, HttpServletResponse res)
throws ServletException, IOException{
String message = “TESTE”;
String target = “teste.jsp”;
req.setAttribute(“message”, message);
RequestDispatcher rd;
rd = getServletContext().getRequestDispatcher(target);
rd.forward(req, res);
}

}

e o teste.jsp que deveria receber o atributo de request esta em webdev e é o sequinte:

<% String msg = (String) request.getAttribute(“message”); %>

<%= msg %>

A entrada em server.xml esta assim:

Existem algumas coisas que podem ser relevantes:
*Não há como referenciar o compilador java de qq lugar pq ele não esta no path do windows a entrada eu fiz no arquivo de lotes em startup diretamente.
*Compilei a classe Teste no forte java e a coloquei no diretorio teste, pois o compilador(jdk1.3.1) não reconheceu a classes referidas.
*Li sobre WAR que a aplicação deveria se “empacotada”, etc… Mas pra ser honesto não entendi como fazer isso.

Não imaginava que dava tanto trabalho configurar o tomcat! Mais uma vez obrigado e peço pela ajuda de vcs pois apenas estudando manuais as coisas ficam bem mais complicadas. Um forte abraço e até +!

bom no seu web.xml, a unica coisa que notei de diferente foi esse trecho, em que o url-pattern vem antes do servlet-name…não sei se isso realmente faz diferença

&lt;servlet-mapping&gt; &lt;url-pattern&gt;/teste&lt;/url-pattern&gt; &lt;servlet-name&gt;svTeste&lt;/servlet-name&gt; &lt;/servlet-mapping&gt;

mas normalmente ta ao contrario…

&lt;servlet-mapping&gt; &lt;servlet-name&gt;svTeste&lt;/servlet-name&gt; &lt;url-pattern&gt;/teste&lt;/url-pattern&gt; &lt;/servlet-mapping&gt;

mas, especificamente, qual a mensagem de erro que deu?

Hello!
Bom gente valeu pelo apoio, configurar o tomcat é destrinchar muitos detalhes como uma linha invertida no web.xml :slight_smile: Consequi o suporte pra classes e para um servlet de teste. Um dos maiores problemas foi que para que o tomcat reconhecesse as classes elas tinham que estar com a instrução package com.xxx.yyy e tinham que ser compiladas apartir do diretorio classes! Apenas compilar as classes em qq lugar e colocalas no diretorio apropriado não era suficiente… não sei o porque disso…
Agora só falta um ultimo estagio que é adicionar suporte a tags personalizadas e ai pronto. Novamente se algum irmão java souber e tiver dicas sobre…
Valeu pessoal até mais!