estou começando no JSP, criei uma classe, mas não consigo fazer o jsp enxergar essa classe, procurei na net mas não achei nada, tem q configurar alguma coisa no web.xml do contexto local?
onde deixo esse web.xml?
Como usar classes no jsp?
14 Respostas
estou começando no JSP, criei uma classe, mas não consigo fazer o jsp enxergar essa classe, procurei na net mas não achei nada, tem q configurar alguma coisa no web.xml do contexto local?
onde deixo esse web.xml?
No topo da página.
<%@ page import="br.com.empresa.SuaClasse" %>
fiz isso.
vou colocar meu código aki e a mensagem de erro do tomcat
a classe está salva numa pasta estados, na msm pasta do index.jsp
erro
An error occurred at line: 9 in the jsp file: /web/index.jsp
Estados cannot be resolved to a type
6:
7:
8:
9: Selecione o Estado: <%=new Estados(“MT”)%>
10:
11:
12:
jah tentei mudar o package
trocar de pasta, tentei aqueles contextos q aparece na net, tentei com o netbeans(o automático dele)
mas nada deu certo
acho q naum tinha explicado direito
tente,
<%@ page language=“java” import=“estados.Estados” %>
me fala se o erro vai continuar o mesmo… :?
acho q sim, mas, tenta ai
Agora deu esse erro(na verdade eu jah tunha tentado isso antes, tentei tb trocar o diretório do package mas nada do tomcat reconhecer a classe)
An error occurred at line: 6 in the generated java file
Only a type can be imported. estados.Estados resolves to a packageAn error occurred at line: 9 in the jsp file: /web/index.jsp
Estados cannot be resolved to a type
6:
7:
8:
9: Selecione o Estado: <%=new Estados(“MT”)%>
10:
11:
12:
eu pensei se usasse servlet seria melhor… :S
eu estou aprendendo ainda jsp, não sei qual a vantagem(sequer as diferenças) em usar um servlet, como eu faço para usar um? não tem q fazer reconhecer uma classe tb?
acho q o problema está no web.xml
alguém tem um exemplo de web.xml ou de uma aplicação com classes para mim ver?
se puder me passar um zip do código para eu colocar no webapps do tomcat, seria melhor
email - [email removido]
olha o arquivo em anexo ai… tem um servlet, e xml… ai so colocar na tua apliacacao e rodar …
valew pela ajuda, mas como eu faço para a o *.jsp reconhecer a classe ou o servlet?
é o seguinte para acessar suas classes com JSP vc tem que criar uma pasta classes dentro da pasta WEB-INF dentro dessa pasta vc deve colocar a sua classe ou seja Algo.class se colocar dentro de uma outra pasta deve especificar na declaração
Exemplo
supondo que o nome da minha classe seja Conexao e esteja dentro de uma pasta form dentro de WEB-INF e dentro da pasta classes e tenha um metodo conectar seria assim que funcionaria
<%
<%@page import="form.Conexao"%>
Conexao c = new Conexao();
c.conectar;
%>
existe outra forma com javabean mas como vc esta começando acho melhor a primeira
Agora que já sabe usar classes em JSP nunca faça isso, de uma olhada em MVC nunca incentivem essa prática ou até mesmo os malditos scriplets!
jsp:useBean + mapear as classes no web.xml ?
Olha gente. não está dando certo não!!!
Consegui fazer reconhecer servlets e javabeans mas com o import naum
Está aqui o q estou tentando fazer reconhecer, se alguém puder ajudar
Achei o teste interessante e o fiz. Realizado com sucesso!
Solução em dois passos:
-
Criei um pacote chamado: estados;
- Criei a classe: Estados
- Copiei o código da classe Estados apresentado neste tópico na nova classe;
-
Criei um arquivo JSP
- Adicionei referência a classe na primeira linha:
<%@ page import=“estados.*” %> - Adicionei a chamada à classe conforme recomendado:
Selecione o Estado: <%= new Estados(“MT”)%>
- Adicionei referência a classe na primeira linha:
Obs: Utilizei o NetBeans e tanto o pacote, como a classe e o JSP, foram criados em suas respectivas pastas padrão.

Aqui deu certo:
<%@page import=“estados.*” %>
Selecione o Estado:
<% Estados uf=new Estados();
out.println(uf.toString());
%>