Trabalho com um projeto Open-source, para baixar os fontes utilizo o SVN puxando diretamente da Internet para o meu PC local.
Mas agora me foi requisitado que este projeto que esta no meu PC vá para o servidor e de lá seja possivel que 4 máquinas trabalhem no mesmo projeto.
Será que alguem pode me dar um step-by-step simplificado? algo como:
1- Instale CVS no servidor (Ubuntu 6)
2- Exporte seus arquivos para lá
3- instale CVS nas 4 máquinas
4- configure tudo isso…
Qualquer ajuda é bem vinda, eu sozinho não tenho idéia de como juntar N tutoriais e fazer funcionar.
Instalar cvs no Ubuntu é uma linha :“sudo apt-get cvs” Esse tutorial deve ajudar a criar o seu repositório e fazer o upload dos seus arquivos. Se você usa Eclipse, ele funciona muito bem com CVS, basta configurar.
otaviofcs
4- faça o checkout em cada uma das máquinas
…off…
Não use o CVS! Use o Subversion ou o git.
rubinelli
Você teve alguma má experiência com CVS, Otavio?
rubinelli
otaviofcs
tenho. cvs é legal, mas diff’s e merges, aja paciência. O CVS vai existir por muito tempo por 2 motivos:
é open-source e portanto ninguém precisa fugir dele com medo de não ser mais suportado;
muitos repositórios importantes já foram criados com ele, e migrar isso é trabalhoso, por vezes impossível manter o histórico.
SVN é mais robusto (ao meu ver) e mais funcional que o cvs. Já o git é a aposta do futuro. Já vi até um artigo que mostrava como usar o git com o svn para manter um repositório off-line. Isso é uma proposta muito interessante.
T
Toni_Fatec
O gerente aqui não teve boa experiencia com o CVS e requisitou que seja usado o SVN para este projeto. Portanto o que o rubinelli falou não vai me servir.
[list]Como instalo o SVN no Ubuntu (via ssh no shell) ?
Como exporto meu projeto atual que está no Eclipse para os respositórios do servidor?[/list]
No caso meu Eclipse já tme o Subversive, uso ele para pegar o projeto na Internet, e alias estou confuso como será a futura configurar do SVN, para ter ao mesmo tempo um server que está na Internet e o nosso server local.
otaviofcs
Toni_Fatec:
O gerente aqui não teve boa experiencia com o CVS e requisitou que seja usado o SVN para este projeto. Portanto o que o rubinelli falou não vai me servir.
[list]Como instalo o SVN no Ubuntu (via ssh no shell) ?
Como exporto meu projeto atual que está no Eclipse para os respositórios do servidor?[/list]
Pra instalar é um sudo aptitude install subversion e configurar o mecânismo de autenticação.
como assim? o repositório é um só. Só se você tiver fazendo um branch local. Mas vai ficar estranho pois não conheço como um diretório pode pertencer a 2 repositórios. Isso tá errado. Depois, o subversion você não instala na sua máquina local. Na máquina local fica só o cliente svn (que pode ser o subclipse mesmo).
rubinelli
Instalar é facinho: “sudo apt-get install subversion” e o bicho já sai rodando. Dá uma olhada nessa apostila do GUJ (PDF) e vê se ela responde suas outras dúvidas.
E pessoal, valeu pelo feedback sobre o CVS. Eu nunca tive grandes problemas, mas bom saber.
T
Toni_Fatec
otaviofcs:
como assim? o repositório é um só. Só se você tiver fazendo um branch local. Mas vai ficar estranho pois não conheço como um diretório pode pertencer a 2 repositórios. Isso tá errado.
É assim, eu baixei o projeto através de um SVN na Web, portanto meu projeto no Eclipse está ligado naquele SVN.
Agora eu instalei o SVN aqui na minha rede local, e gostaria que extamente o que existe neste meu projeto do Eclipse seja passado para o SVN local, para que assim as outras máquinas da minha rede possam acessar as alterações que eu fiz no meu Eclipse e vice-versa.
Do jeito que está hoje somente eu posso trabalhar no projeto, pois se alguem criar o projeto na sua própria máquina teria que baixar tudo do SVN da Web, não tendo portanto as customizações que eu já fiz no meu computador.
Este é um projeto Open Source, então futuramente serão lançadas novas versões e eu vou ter que mesclar o código do SVN da Web com as minhas customizações no meu SVN que instalei aqui hoje.
Ficou claro agora? Tem como me dar umas dicas?
rubinelli
Você quer ter uma cópia read-only do repositório? Então svnsync é o jeito mais fácil. E já deve até estar instalado no seu Ubuntu.
T
Toni_Fatec
Interessante este mirror.
Eu entendi que a partir dos computadores locais eu vou puxar o projeto inicial do mirror que eu vou criar e manter atualizado. Mas se eu tenho o meu próprio SVN como vou fazer o checkout a partir do mirror e depois o commit para o meu SVN ?
Porque eu quero pegar o código padrão do sistema, modificar e gerar o meu sistema modificado localmente.