Após os passos básicos de inclusão dos dois arquivos (postgresql-9.2-1002.jdbc4.jar e module.xml) em jboss_home\modules\org\postgresql\main e reinicio do JBoss, eu criei com sucesso um data source via console do JBoss 7.1. Digo com sucesso porque ao clicar no botão Test Connection da Console eu recebi a mensagem "Successfully created JDBC connection."
Agora estou tentando acessar o banco de dados através desse data source e não estou conseguindo por que me falta conhecimento de algum ponto
de configuração do JPA. A aplicação que estou usando para teste é jboss-as-greeter que baixei da lista quickstart do JBoss. Ela estava funcionando perfeitamente enquanto apontava para o banco default de test do Jboss (H2). Os passos que fiz para que a aplicação ao invés de apontar para o H2 pontasse para o postgre foram:
1º deletei o arquivo webapp/WEB-INF/greeterquickstart-ds.xml porque entendo que era um datasource criado apenas para teste
2º substitui em persistence.xml a referencia que existia para greeterquickstart-ds por java:jboss/postgreDS
3º quando clico em Run on Server a aplicação não roda mostrando HTTP Status 404 no browser (o que significa que não foi bem sucedido o deploy pro servidor. Estou tentando achar mais detalhes do erro mas não encontrei onde posso ver).
Minha principal pergunta é: o que estou fazendo de errado ao tentar apontar minha aplicação para esse datasource?
Perguntas indiretas são: Por acaso minha interpretação de que webapp/WEB-INF/greeterquickstart-ds.xml é um substituto de datasource criado em standalone.xml está errada e eu deveria manter esse arquivo? Se sim, qual a configuração para o postgres? Onde eu parametrizo para eu ver o detalhe do erro que está dando ao eclipse tentar fazer o publish no servidor? Eu olhei standalone/log/server.log mas nada é mostrado para o momento de deploy.
Trecho relevante do standalone.xml
jdbc:postgresql://localhost:5432/QuickStart_Greeter
org.postgresql.Driver
postgresql
sa
sa
false
false
false
Persistence.xml completo
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
org.hibernate.ejb.HibernatePersistence