Como usar MessageBundles usando WebTools/Eclipse?

Bom dia moçada,

Minha dúvida eh a seguinte: Criei um message bundle (messages.properties) e eu o salvei dentro de um pacote (br.com.teste). Mas eu utilizo o WebTools, que modifica a estrutura de diretórios de projeto. Normalmente por default, a configuração dos bundles ficam armazenados na pasta /WEB-INF/classes/messages.properties, mas com o WebTools, a pasta classes não eh criada. Já tentei fazer uma “ganbiarra” de criar a pasta classes na mão e jogar o messages.properties pra la, mas não deu certo. Como fazer então para referenciar de maneira correta os bundles? Tenho de fazer uma configuração no Eclipse, ou existe uma pasta específica onde devo armazenar os bundles? abaixo mostro um código onde eu os referencio em um .jsp:

<title>
<f:loadBundle basename=“br.com.teste.messages” var=“msgs”/>
<h:outputText value="#{msgs.windowTitle}"/>
</title>

Muito obrigado pela atenção!
:grin:

cara, acho q é só tu colocar ali em JavaSource q ele atira automático pra /classes, no momento em q tu cria uma nova app web pelo WebTools, ele ja mapeia isto :joia:. Try it

Kara, já tentei isto, até pq o pacote (br.com.teste) fica dentro do JavaSource. Daí, quando eu executo minha aplicação, ele retorna os valores do bd que estou requerendo, mas onde uso o bundle, ele desconhece e dá um erro de missing onde deveria mostrar o valor do bundle. Por exemplo, onde deveria mostrar “Login”, ele mostra Missing…
Vc tem outra alternativa?

De qualquer maneira, brigadão!

humm, confira se esse teu messages está indo pra aplicação sendo deployada no container… abra o war e veja se ele esta indo junto. Se não… hum, bem, no lomboz tu ia lá e editava o build.xml do ant pra dizer oq queria copiar pro dist ou não… deve ter algum lugar do WTP q tb diga isso

So pra reforçar já que o outro tópico tava duplicado…

Tenta ver se colocando na pasta bin do WebTools ele não funciona.

Moçada,

Descupe a demora pela resposta se deu certo ou não (estava viajando… voltei hj…). Dei uma procurada aqui pra ver se acho a pasta bin do Webtools, e eu não a achei… na verdade não encontrei uma pasta “WebTools”, procurei na minha aplicação no eclipse, e plugins/eclipse …

Sou novato e não possuo muita experuência… onde fica esta pasta?

Quanto a outra solução que foi apresentada (WAR), como eu acho isto?

Valeu pela atenção galera

Existem 2 pastas em um projeto web dinamico no WTP. JavaSource e WebContent se não me engano. Em WebContent tu encontra todo o WEB-INF, é lá que tu tens que colocar esse teu arquivo. Ja joguei arquivos .tld lá e funcionou direitinho. :joia:

Blz kara, movi o message.properties pra Web-Inf, mas como tenho que referenciar em meu arquivo.jsp, como fazê-lo? No momento está assim:

<f:loadBundle basename=“br.com.teste…messages” var=“msgs”/>

Valeu!

Cara, desculpa… eu não fui bem claro…
A pasta bin à qual me refiro deve estar dentro da raiz da sua aplicação Web. e não dentro da pasta Webtools…

Nesta pasta bin acho que ficam todos os .class

Dá uma confirmada aí…

Oka,

Dentro de meu jsp, preciso referenciar a localização do messagebundle, normalmente eu referencio utilizando pacotes (ex: br.com.teste), mas por estar dentro da pasta bin, como será feita então?

Ex: de como fiz:

<f:loadBundle basename=“br.com.teste…messages” var=“msgs”/>

brigado

Acho que deve referenciar da mesma forma. Sem acrescentar o bin na frente.

Testou? Deu certo? Eu ainda não tive muito contato com o WebTools, por isso fica essa dificuldade… Faz 3 dias que baixei a nova versão e ainda não deu tempo de instalar. Quanto mais de testar.

Diz depois se deu certo.

Kara, não deu certo… lembrando que os .class ficam dentro de JavaSource e não do bin… vou continuar tentando aqui. Quando conseguir, com certeza postarei aqui. Brigadão pela ajuda!

:cool:

Quando eu instalar o webtools novo aqui, eu tento te ajudar…

Mas vc tem certeza que os .class estão dentro da pasta javaSource? ou só os .java estão dentro dessa classe?

De qualquer forma você pode tentar achar a pasta onde estão os .class e colocar o arquivo lá dentro.

Felipe,

Tava usando como unicode, por isto estava dando pau.

Segue a configuração idiota do Webtools/MessageBundle:

Crie o “message.properties” dentro do pacote de sua aplicação: /JavaSource/br.com.teste
No arquivo jsp, onde vc vai utilizar o messageBundle, referencie da seguinte forma:
<title>
<f:loadBundle basename=“br.com.teste.messages” var=“msgs”/>
<h:outputText value="#{msgs.editTitle}"/>
</title>

Prontinho, viu? Difícil pra caraí… foi mal pelo vacilo, e obrigadão pela atencão e ajuda !!!
:grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :grin: :lol: :lol: :lol:
Abraço,
]Falows

Que bom que deu certo. Ontem eu instalei o WebTools, mas instalei no notebook, que tem pouca memória… Ou seja, ele não rodou nem a pau.

Travou toda hora…
Uma bosta. No fim de semana eu vou instalar no meu PC em casa,
lá tudo deve funcionar.

Té mais