Como usar o MyODBC em um sistema java desktop?

4 respostas
Leandro_M

Olá pessoal

Estou participando de um projeto onde o próximo passo é colocar minha aplicação java em rede.

Estou com várias dúvidas entre as quais esta se destaca.

Meu sistema usa banco de dados MYSQL e é uma apalicação desktop.

Eu quero que o sistema (host) faça conexão com o banco de dados no servidor via MyODBC mas não sei como fazer isso. Não sei do que precisarei.

Acho que conectar o sistema ao banco via conexão IP

url = com.mysql.jdbc.Driver;

sql =  jdbc:mysql://111.111.111.111/banco_a?user=eu&password=1234;

todas as vezes que fazer qualquer select, update[] tornará o sistema mais lento porque todos os métodos [select], segundo meu professor, precisam ser fechados [close()] ao seu final.

Queria saber se é possivel, no memento que abrir o sistema, fazer apenas uma conxão com o banco e mantê-la até o fechamento do sistema ou qualquer outros acontecimento inesperado? O MyODBC pode me ajudar sobre issa dúvida?

Baixei o Driver MyODBC, instalei em minha máquina (SO windows XP).

Encontrei esse link e achei parecido com minha dúvida só que ele é com ACCESS --> http://www.guj.com.br/posts/list/96171.java

Grato

• Se alguém puder me indicar uma fonta a qual possa encontrar o que preciso.

Obrigado

Leandro

4 Respostas

kicolobo

Opa,
na realidade, se está programando em Java, não vai precisar do MyODBC.
Baixe o JConnector, que é o Driver JDBC implementado pela MySQL e sua vida vai ficar muuuuito mais fácil.

victor.godinho

Rapaz… Acho que n? devo ter entendido… Voc?quer saber como que o client pode realizar uma conex? ao banco de dados MySQL que se encontra no servidor??

Se for… (espero que n?), ?s?mudar o IP para o do Servidor… :S

Mas bem, vamos l?
1? Voc?n? precisa instalar nada no client com rela?o a banco de dados, para que ele consiga se conectar, voc?s?precisa da sua aplica?o no client (e obviamente o .jar do banco l?no meio).
2? Para abrir uma conex? e deixa-l?aberta durante toda a sess? do usu?io, ?s?voc?.. abrir a conex?.. e dar .close() a onde te conv? (seja no logout ou na a?o do bot? de fechar a janela, sei l?..
3? O tal do close() que o seu professor falou ?o Statement/PreparedStatement, n? ?a conex?.

Como funciona (abstraia bastante isso, porque ?bem ±, a explica?o) no Java, o grupo de quem-abre-quem para se trabalhar com banco:
Connection {

• url de conex?
  • usu?io / senha
  • database
    Statement {
    • query
      }
      }

( se for utilizar Transaction, o que acho que n? ?seu caso, a Transaction estaria dentro da Connection, e dentro dela estaria os Statement’s/PreparedStatements ).

Mas acho melhor voc?dar uma olhada sobre conex? com banco de dados em uns tutoriais aqui do GUJ.

http://www.guj.com.br/artigos.jsp#[telefone removido]

carloslouvato

Olá Leandro.

Acho que este link pode te ajudar:
http://www.t2ti.com/java_starter.php

No final da página tem um tôpico de mini curso.
Acha o curso Instalação e Uso MySql - JDBC.
Lá vai mostrar tambem o uso do connect.

Puxa o video e caso precise o codec.
Valeuuu. Não perca a chance de puxar o segunda parte…IO - Import/Export Arquivos. ( Alem de video tem a narração)

Leandro_M

Muito Obrigado mais uma vez amigos

Grato

Leandro

Criado 5 de agosto de 2008
Ultima resposta 27 de ago. de 2008
Respostas 4
Participantes 4