Como usar package

Gente,
Olha que coisa, tava eu mexendo no java e inventei de fazer um programa com package.
Então criei uma pasta no hd chamada “cine”, criei duas classes(“home” e “filme”) e gravaei dentro desta pasta.
Nas classes eu declarei os package assim: package cine;
Então instanciei “filme” dentro de “home” e … não compilou, dai eu tirei as declarações de package e compilou normal.
Dai vem minha comclusão, não entendi nada…, será que alguém tem material ou poderia me ajudar a entender como funciona esse negócio de package???
Muito obrigado

[quote=“dgomesbr”]Gente,
Olha que coisa, tava eu mexendo no java e inventei de fazer um programa com package.
Então criei uma pasta no hd chamada “cine”, criei duas classes(“home” e “filme”) e gravaei dentro desta pasta.
Nas classes eu declarei os package assim: package cine;
Então instanciei “filme” dentro de “home” e … não compilou, dai eu tirei as declarações de package e compilou normal.
Dai vem minha comclusão, não entendi nada…, será que alguém tem material ou poderia me ajudar a entender como funciona esse negócio de package???
Muito obrigado[/quote]

A classe ira para o packote que vc setou ex:

pakage pasta1
public class teste

a classe teste vai estar(o arquivo .class) dentro de um novo diretório, uma pasta chamada “pasta1”

agora vc cria uma nova classe :

package pasta2
public class teste 2

a classe teste2 vai estar(o arquivo .class) dentro de um novo diretório, uma pasta chamada “pasta2”

então ficar assim

pasta1
|_>teste.class

pasta2
|_>teste2.class

Uma não conceguirar enchergar a outra, por isso vc deve importar a outra classe:
ex:
vc quer enchergar o teste2 pela classe teste

package pasta1;
import pasta2.teste2;
public class teste

Pronto…entendeu mais ou menos???

ha aqui no portal tem material sobre isso, da uma procurada em Tutoriais ,e no forum iniciante
Na minha assinatura tem apostilas básicas com isso, olha lá pode ser útil

Provavelmente o problema está na hora de executar (se é que compilou direitinho). Para executar sua classe execute assim: pacote.Classe. No seu caso provavelmente será cine.Home. Você deve fazer isso um nível antes da pasta cine. Ou seja: se sua pasta cine está no c:\cine, você deve executar java cine.Home em c:\

Att