Como usar "combox" em JSF

Pessoal,

Como que eu uso aquelas caixas de seleção, apartir de uma Collection qualquer com os dados que eu queira colocar para seleção.
Em resumo, como que eu faria isso.

Abraços. agradeço qualquer ajuda.

<h:selectOneMenu
styleClass=“selectOneMenu”
id=“id”
value="#{campo do backing bean q vai receber o valor escolhido}" >
<f:selectItems value="#{lista onde existirá um valor que sera escolhido}" />
</h:selectOneMenu>

Mas voce ligaria com um List ? e como que eu saberia como referenciar ao item(objeto) selecionado na caixa de seleção:?

desculpe, naum entendi, pode ser mais claro por favor

OPa, tipo digamos que eu preenchi um “List<Produtos>” com dados de uma consulta qualquer, que logo esse List irá preencher a caixa de seleção no Browser do usuario.
Entao digamos atraves de um foreach eu tenha preenchido o selectOneMenu e depois numa tela de cadastro qualquer o usuario selecione um dos itens dessa caixa de seleção, ex:“Pomada Minancura”, como que eu vou saber qual o produto que o usuario selecionou para min obter a referencia desse objeto, exe: “cadastro de vendas, selecionou um produto(objeto), o qual será referenciado como um item de venda”.

Em resumo, como que eu pego a referencia do item(objeto) selecionado de uma selectOneMenu ?

espero ter sido mais claro e objetivo dessa vez.

bom, eu uso o seguinte código dentro do meu bean

Dentro do Bean

public String objetoDaLista;

public List getMinhaLista()
{
List list = recebe minha lista;
List selectItems = new ArrayList(list.size()) ;
ObjetoDaLista tmp;
for (int index = 0; index < list.size(); index++)
{
tmp = list.get(index);
selectItems.add(new SelectItem(Long.toString(tmp.getCodigo()), tmp.getDescricao(), “”));
}
return selectItems;
}

Nesse objeto SelectItem passado para dentro da lista eu tenho como primeiro parâmetro um String, como segundo uma descrição que é a que aparece no combobox;

O atributo objetoDaLista irá receber o valor correspondente ao indíce da lista

na página

Na minha página eu terei o seguinte código

<ice:selectOneMenu id=“id”
value="#{meuBean.objetoDaLista}">
<f:selectItems value="#{meuBean.minhaLista}" />
</ice:selectOneMenu>

Observe apenas que as tags ice são porque eu estou usando o icefaces, mas vc pode substituílas pelas que vc já está usando, acredito eu.

Espero q ajude[/u]

Esqueci de dizer, o primeiro parâmetro do SelectItem corresponde ao indíce combo