Como utilizar a tecla enter

estou com o seguinte problema. estou criando um formulario onde quero, ao pressionar a tecla enter, executar os comandos que estão inseridos no botão gravar. como faço para especificar esta tecla(enter) ao botão que criei.

desde já grato pela atenção

No construtor do seu JFrame faça:

getRootPane().setDefaultButton(btnGravar);

Vc já tentou fazer um KeyListener pra ele?
Quando vc o implementa o parametro correspondente ao evento te traz a chave de cada tecla do teclado.
O enter é a 10.

if(evt.getKey()==10){
...
}

O keyListener só serviria para um único campo do formulário. Se a ação é uma ação padrão, ou ele usa o setDefaultButton (que reagirá ao enter), ou ele usa um ActionMap junto com um InputMap, para registrar um KeyStroke genérico.

Mas o keylistener é geralmente a pior opção para ações padrão.

lendo e aprendendo…
vlw vini!!
:smiley:

Mesmo assim, neste caso dele…
O keylistener não resolveria o problema, já que tudo o que ele precisa já estar dentro de um botão?
Eu particularmente creio que resolva!

Se for pro enter só funcionar em cima do botão, aí sim. Mas acho que não é isso pq o enter já funciona lá por padrão.
Ele falou pro enter funcionar no formulário, por isso imaginei que seria usar o gravar a partir de qualquer campo.

Como eu falei, o KeyListener é adequado para ações sobre um único componente. Como você imaginou. :wink:

Agradeço as dicas de vocês, amigos. Desculpem a demora. estive fora por um tempo e voltei agora. Vou testar o que me disseram. Até uma próxima vez