Como Utilizar SelectOneMenu do JSF?

2 respostas
Richard_Mendes_Madur

Olá Pessoal!
Estou aprendendo JSF e ao tentar utilizar o SelectOneMenu, tive apenas sucesso utilizando Strings como Argumentos para os Parâmetros do SelectItem
Fiz assim:

public class Filho {
    private Long id;
    private String nome;
    private String telefone;
    ...
}

meu Bean:

private Class MeuBean{
    private String filhoEscolhido;
    public Collection<SelectItem> getListaFilhos(){
        Collection<SelectItem> listaRetorno = new ArrayList<SelectItem>();
        for(Filho filho: pai.getFilhos()){
            SelectItem item = new SelectItem(filho.getNome(), filho.getNome());
            listaRetorno.add(item);
        }
        return listaRetorno;
    }
}

e no meu jsp:

<h:selectOneMenu value="#{meuBean.filhoEscolhido}">//filhoEscolhido é uma String
    <f:selectItems value="#{meuBean.listaFilhos}"/>//Aqui, listaFilhos é uma Collection<SelectItem> com os selectItems criados utilizando a construtora new SelectItem("Nome Completo", "nome");
</h:selectOneMenu>

Do jeito acima funcionou, porém não é o que eu quero.
Eu queria fazer o seguinte:
trocar o tipo da referencia do objeto “filhoEscolhido” de String para o tipo “Filho”. Assim:

e trocar a forma com que eu instancio o SelectItem para a seguinte maneira:

Só que isso NÃO FUNCIONOU!
Gostaria de saber se há como fazer algo parecido com o código acima, ou seja:
1- O tipo do propriedade “value” da tag <h:selectOneMenu> só pode ser uma String? Gostaria que, nesse caso, fosse do tipo “Filho”.
2 - Quero escolher uma opção do combobox gerado, e automaticamente atribuir a opção escolhida a variável de referencia “filhoEscolhido” do tipo “Filho”.

Desde já agradeço!
Valeu!

2 Respostas

rponte

Olá Richard,