Como vai o Java(WEB) atualmente?

13 respostas
I

faz um tempinho que nao olho nada relacionado ao java e devo estar meio desatualizado com relação ao mundo java,
entao estou criando esse topico pra saber exatamente qual é a novidade do momento em termos de desenvolvimento web.

duvidas:
ejb pegou mesmo?
quais os servidores de aplicação mais indicado pra trabalhar com ejb?( glassfish? jboss? tem outro? )
jsf é a ‘melhor’ alternativa pra visao e controle?

quais saos as dicas para quem quer construir uma aplicaçao onde corre o risco de existir servidores de aplicações em regioes diferente?

13 Respostas

bsmachado

Ah hj em dia quem sabe bem java pra Web, esta ganhando bem.
Um programador J2EE ta ganhando na média 1.500 a 2.000
Compensa entrar nessa área de WEB se vc gostar…

fkimura

Bom, cuidado que EJB não é WEB necessariamente. EJB fica na camada de negócios, sendo que o front end pode tanto ser Web como Desktop. A questão do EJB “pegou” é de ponto de vista para mim, por que desde que eu comecei a trabalhar profissionalmente com Java no fim de 2001, já era EJB 2.0 com JBoss.
Pessoalmente, eu não gostei do jsf, e posso citar a certificação SCWCD 5.0, onde o jsf não aparece. Para mim, é um indício de que nem a Sun está 100% confiante na aceitação do mercado. Eu ainda prefiro JSP + Struts2, lembrando que o criador do Struts2 é participante ativo na especificação da JSF.
Quanto a servidores JEE, além do JBoss, Glassfish, temos o WebSphere e o BEA WebLogic. Creio eu que eles são os “top 4” servidores de hoje.
A única coisa que eu posso dizer quanto a servidores de aplicação em diferentes regiões é: centralize as datas em um único servidor, de preferência no banco de dados. Mas mais uma vez, é opinião minha.

Abraços,

Fábio Kimura

I

Olá Fábio Kimura.

É verdade, EJB nao é necessariamente WEB.

vc pode dizer qual seria a principal vantagem do struts2 + jsp em relação ao JSF?
por falar nisso, o struts é somente na camda de controle, nao é?
existe algum outro framework pra camada de apresentaçao mesmo ou vc usa somente o jsp?

e com relação aos servidores de aplicação,
eu posso usar o Glasfish tranquilamente para uma aplicaçao de tamanho medio-grande?

agradeço :slight_smile:

I

bsatrianim

cara,
eu nao acho 1.500 um bom salario nao.
eu acho que ta meio desvalorizado. :frowning:

sei que aqui no Brasil a coisa é meio feia mesmo,
mas poxa, falo isso levando em conta principalmente o esforço necessario pra começar em Java.

nao sei qnt ta o salario medio de quem trabalha com .net,
mas sem duvida é muito mais facil desenvolver algo em .net do que em java.

fkimura

immortalSoul:
Olá Fábio Kimura.

É verdade, EJB nao é necessariamente WEB.

vc pode dizer qual seria a principal vantagem do struts2 + jsp em relação ao JSF?
por falar nisso, o struts é somente na camda de controle, nao é?
existe algum outro framework pra camada de apresentaçao mesmo ou vc usa somente o jsp?

e com relação aos servidores de aplicação,
eu posso usar o Glasfish tranquilamente para uma aplicaçao de tamanho medio-grande?

agradeço :slight_smile:

O Struts tem várias tags para te ajudar na camada de apresentação, e ele é “vendido” na verdade como um MVC completo, com seus formbeans. Mas eu prefiro mantê-lo na camada de controle mesmo, com EJB na camada de negócios e JSP com Tiles (que vem com o Struts) na camada de apresentação.

I

Fábio Kimura,

Se eu quiser trabalhar com ajax eu vou ter problema usando só JSP + Tiles?

da muito trabalho para usar e configurar struts + EJB?

por falar em dificuldade,
é complicado aprender o struts, o tempo de aprendizado é longo?
eu ja conheço um pouco o JSF, mas nunca usei o struts.

outra coisa,
com relação ao JPA a implementação da oracle padrao do netbeans 5. se compara a do hibernates em termos de qualidade?

quantas perguntas. :lol:
heheheh
agradeço muito pelas respostas =)

T

1 - Não, mas terá que implementar o Ajax na mão OU usar algum frameworkzinho js para tal.

2- Struts + EJB mnão tem nada a ver com a batatinha…

3- Todos os framework web são bem parecidos, EU acredito que struts complica muito coisas simples.

4 - não, eu pessoalmente tive muitos problemas com o toplink, principalmente quanto à tipos enumerados.

ajudou? rs

fkimura

immortalSoul:
Fábio Kimura,

Se eu quiser trabalhar com ajax eu vou ter problema usando só JSP + Tiles?

Struts dá suporte para Ajax via DWR, mas nada impede de vc usar o DWR sozinho. Só não vá fazer Ajax “na unha”, existem diversos frameworks por aí.

Esse é o ponto fraco do Struts, não dá e segundo o criador, nunca irá dar suporte “nativo” a EJB, mas como o EJB pode ser usado em JavaSE, isso não é problema, basta um lookup no JNDI e pronto.

JSF foi inteiro baseado no Struts. Se vc conhece JSF, struts será moleza. Vá direto ao Struts2.

A implementação do JPA pode ser trocada facilmente, já que JPA é uma API padrão. Então vc pode começar usando TopLink, e se não curtir, trocar por Hibernate, é só mexer em um arquivo de configuração.
Mas sinceramente, a não ser que vc vá “fugir do padrão JPA”, tanto faz a implementação.
Obviamente eu iria preferir o TopLink caso meu banco seja Oracle e nunca vá mudar. Caso possa mudar, o Hibernate está aí a mais tempo, e vc irá encontrar bem mais fóruns sobre “tweaks” no Hibernate do que no TopLink, por enquanto.

fkimura

Tecnoage:
1 - Não, mas terá que implementar o Ajax na mão OU usar algum frameworkzinho js para tal.

2- Struts + EJB mnão tem nada a ver com a batatinha…

3- Todos os framework web são bem parecidos, EU acredito que struts complica muito coisas simples.

4 - não, eu pessoalmente tive muitos problemas com o toplink, principalmente quanto à tipos enumerados.

ajudou? rs

O Struts 1 realmente era muito XML, mas o Struts 2 deu uma boa melhorada, com o uso de Annotations e POJOs.
Agora, perto do que tinha na época em meados de 2000, o Struts era o que tinha de melhor, com suas validations e formbeans dinamicos. Mas como tudo o mais da época (incluindo EJB 2.0), ficou ultrapassado, e mesmo o Struts 2 ainda tem seus defeitos. Mas que framework não tem defeitos?

I

Tecnoage

ahh,
conhece alguma outra opçao que seja semelhante ao ajax4jsf ?

por falar em ajax4jsf, posso usar ele sem problema?

por que nao?
nao posso usar
EJB pra camada de negocio e Struts pro controle, como eu faria com jsf.

eu me refiro ao struts 2.
vi alguns topicos e diziam que ele era uma verdadeira copia do webworks.

ahh… podecrer
é que nao queria complicar muito…
uma das maiores vantagens do .net é q a gente tem tudo que precisa centralizado no visual studio.
até to vendo se vale apena comprar o JBoss Developer Studio. Nao sei se vale.
De qualquer forma, acho que vai ter que ser com hibernates.

muito :smiley:

I

a mensagem que escrevi para o Tecnoage foi antes de ler a mensagem do fkimura.

Fabio Kamura,
agradeço pelas respostas

fkimura

immortalSoul:
Tecnoage

ahh,
conhece alguma outra opçao que seja semelhante ao ajax4jsf ?

por falar em ajax4jsf, posso usar ele sem problema?

por que nao?
nao posso usar
EJB pra camada de negocio e Struts pro controle, como eu faria com jsf.

eu me refiro ao struts 2.
vi alguns topicos e diziam que ele era uma verdadeira copia do webworks.

ahh… podecrer
é que nao queria complicar muito…
uma das maiores vantagens do .net é q a gente tem tudo que precisa centralizado no visual studio.
até to vendo se vale apena comprar o JBoss Developer Studio. Nao sei se vale.
De qualquer forma, acho que vai ter que ser com hibernates.

muito :D

Na verdade, vc pode dizer que uma das desvantagens do Java é que você tem que escolher entre diversos frameworks possíveis, cada um com vantagens e desvantagens como tudo o mais na vida. E quase como religião, cada framework tem seus seguidores, fanáticos ou não. Mas eu prefiro a liberdade de escolher minha “religião” do que ser obrigado a engolir o que a M$ nos empurra.

O Struts 2 tem praticamente todo o codigo do WebWork dentro. Se eu não me engano, os dois grupos se juntaram.

Ah, e vc pode usar o JSF, não tem problema, é o recomendado pela Sun ainda, com muito suporte e de uso simplificado no NetBeans. Tem cada vez mais adeptos ao JSF, e framework bom é aquele q a gente se sente confortável usando. Não existe “o melhor”, apenas “um melhor” para cada projeto.

I

Fábio Kimura,

concordo que é bom poder escolher,
mas, sinceramente, nao sei até que ponto essa forma de liberdade compensa.
mas é assim mesmo…

poiseh,
acho que vou de jsf mesmo.
Vou olhar se acho alguma implementaçao jsf boa.

tem mais algum framework que pode ser util?
andei vendo esse JBoss Seam… tem uams coisas parecidas com o rails, nao é?
parece interessante.

Criado 16 de junho de 2008
Ultima resposta 16 de jun. de 2008
Respostas 13
Participantes 4