Como vai o mercado de jogos digitais no Brasil?

Tenho interesse em estudar a área de jogos digitais (provavelmente através de um curso), mas não vejo a viabilidade de se trabalhar com jogos no Brasill. Pelo menos, não apenas com jogos.

Pesquisei no Google sobre a carreira de jogos digitais, vi casos de desenvolvedores brasileiros de sucesso, mas grande parte deles tem alguma formação em algum curso correlato, como Análise de Sistemas (yay), Arte/Design etc. Eles se uniram com amigos/colegas que tinham o mesmo interesse, fizeram algo decente e trabalham independentemente.

Enfim, eu não vi casos de pessoas que fazem uma faculdade de Jogos Digitais / Game Design / seja lá qual for o nome específico utilizado pela faculdade, e que então arranjam um emprego na área.

Não valeria a pena, então, fazer um curso de Jogos Digitais, sendo que o mercado de jogos parece inexistente aqui? Eu nem vejo sentido em existir um curso para o qual não hajam empregos.

1 curtida

Vai mal, se você for um desenvolvedor, terá que ser independente e empreendedor, mercado há, mas poucos exploram.

Desenvolver games é algo que requerer tempo, criatividade e domínio das ferramentas necessárias.

Compensa fazer uma engenharia de software/Sistemas de informação e estudar por conta própria na udemy/contratar cursos/youtube

É meio o que eu pretendo fazer mesmo. Não entendi bem a vantagem de se fazer um curso tecnólogo ou de graduação em Jogos Digitais ou Desenvolvimento de Jogos ao invés de fazer um curso sobre o mesmo assunto na Udemy ou afins…

1 curtida

Compensa você: fazer Sistemas de informação (terá todo o conhecimento de banco de dados, c++ c#, c++ necessário - depois só aprender Unity/Blender na udemy/youtube pronto.

Emprego, difícil, não é como uma padaria, que em cada esquina tem uma, é um mercado bem seletivo, acho que até estágio é impossível, pelo menos onde eu moro (VITÓRIA-ES)

Fiz um curso técnico em Desenvolvimento de Jogos, tudo isso para entender que jogos no brasil é precário.

Inexistente? Discordo. Mas precário.

2 curtidas

É um arte desenvolver, pena que isso ocorra.

Você achou o curso produtivo para você em questão de conteúdo/experiência/networking ou de qualquer outra maneira? Foi melhor que uma experiência prévia com algum curso da Udemy, caso tenha tido uma?

Eu fiz curso de Design de games 3D por 2 anos, usei UDK e 3DS 2014, aprendi bastante, sério!
Mas cara, acabei o curso e não tinha um computador descente para desenvolver, não tinha tempo e nem sabia me atualizar no assunto ou seja, um total despreparo (tinha 17 anos). Hoje faço faculdade, lembro bem de como se desenvolve, mas meu objetivo é outro (dev web).

Pesquisa na udemy.


vê se gosta, se não parceiro é complicado.

Na época, foi ótimo pois aprendi muito sobre Engines e programação em si. Mas nunca pense em aprender apenas para um ramo. De fato, graduação e curso é um papo bem sério por envolver algo muito precioso e único: tempo.

Eu aconselho que você aprenda fora de cursos. Tem tanto fórum, site e guia para desenvolver seu próprio jogo que você até se perde. É só manter o foco que dá.

Jogos envolve desde saber uma boa programação até conceitos de física e geometria computacional. É algo lindo, de fato, mas dificil.

IMO, vai aprender C++ e boa.

@Hundea, justo quando eu achei que você tinha desistido do fórum, ProgramadorBR/Engenheiro. Interessante.

Eu ficava frustrado quando criava meus modelos 3D pq eles ficavam ridículos pq eu não sabia técnicas de picturização. Bom é criar em low poly (pesquisa que tu vai entender) e usar cores pastel


image
image
vai por mim aprende a técnica low poly tem vários tutoriais e usa blender pq é leve e grátis

1 curtida

Caramba, que vontade que isso dá de fazer um Harvest Moon/Rune Factory da vida em low poly. Digo, vai além de minhas habilidades atuais, mas…

Que nada, low poly é o mais fácil, você usar altos polígonos fica super pesado e nem você mesmo vai ter pc para continuar a desenvolver.
Pensa sempre na jogabilidade e não só em “ser bonito”.
Free fire era uma bosta, agora melhoraram, roda até na geladeira por isso é muito jogado tem jogabilidade.

É por isso que estudar é necessário. Ninguém, no começo, sabia de tudo. Mas indo atrás você consegue.

dica: sai fora de construct que é furada
Foca: unity 3D e blender

Esse é o problema: Ter muito conteúdo não é o mesmo que ter muito conteúdo bom. É muito fácil se perder em conteúdos medíocres/ruins e acabar fazendo besteira. Ter muito conteúdo acaba por criar uma cortina de fumaça.

Mas eu vou procurar tutoriais pro Unity e tentar algo sim. Talvez eu fale com algum representante ou coordenador de um curso de Jogos Digitais de onde eu moro. A grade pelo menos me pareceu interessante, por ter desde conceitos de game design até modelagem e o básico de programação (onde eu pelo menos já ingressaria com alguma vantagem). Para referência: http://iesb.br/graduacao/curso/jogos-digitais

DICAAAA
Se for fazer um curso tecnólogo em Jogos Digitais, preferência EAD pq cara, em sala de aula é um tal de ficar as coisas pela metade, é um tal não ter computador pra todo mundo …
https://www.fiap.com.br/online/graduacao/tecnologo/jogos-digitais/.