Como Validar Placa de automóvel?

4 respostas
K
numeroPlaca.length() != 7

Essa é minha validação atual, o que contém falha, mas gostaria de saber como posso fazer uma validação de 3 letras e 4 números?

4 Respostas

Ataxexe

Uma regexp pode ser útil: [A-Z]{3}\d{4}.

K

Amigo você poderia detalhar mais sua sugestão? estou vendo java pela primeira vez.

Ruttmann

Amigo você poderia detalhar mais sua sugestão? estou vendo java pela primeira vez.

Estude sobre Regex.

Regex são expressões regulares, isso ajuda muito na hora de validar dados como os do seu exemplo. No regex acima, você pode ler da seguinte forma: Só será válido caso os 3 primeiros caracteres sejam letras de A a Z ([A-Z]{3}) e os últimos 4 caracteres sejam dígitos de 0 a 9 (\d{4}).

Esse recurso é amplamente utilizado na grande maioria das linguagens de programação e é muito útil!

Ataxexe

Estude sobre Regex.

Regex são expressões regulares, isso ajuda muito na hora de validar dados como os do seu exemplo. No regex acima, você pode ler da seguinte forma: Só será válido caso os 3 primeiros caracteres sejam letras de A a Z ([A-Z]{3}) e os últimos 4 caracteres sejam dígitos de 0 a 9 (\d{4}).

Esse recurso é amplamente utilizado na grande maioria das linguagens de programação e é muito útil!

Na verdade essa regex não valida os primeiros caracteres nem os útlimos. Ela vai validar, por exemplo, &*#&JJJABCD@$*U$, então ela deveria ter os indicativos de início e término da string, ficando assim:

^[A-Z]{3}\d{4}$

Se for passar isso pro Java, já que ele não suporta decentemente expressões regulares (em vez de ser um tipo, como no Ruby, precisa-se recorrer à uma API que foi incorporada a partir do Java 1.4), vai ter que colocar caracteres de escape, ficando assim:

“^[A-Z]{3}\d{4}$”

kabs, um tutorial bem legal é o do Lars Vogell:

http://www.vogella.com/articles/JavaRegularExpressions/article.html

E, claro, a documentação é sua amiga:

http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/util/regex/Pattern.html

Criado 27 de setembro de 2013
Ultima resposta 27 de set. de 2013
Respostas 4
Participantes 3