Galera,
De 1 a 10, qual a nota que vcs dariam para a qualidade do primeiro sistema desenvolvido na vida profissional de vcs? (Muitos talvez nem lembrem do sistema :lol: )
Falem também o porque desta nota!
Galera,
De 1 a 10, qual a nota que vcs dariam para a qualidade do primeiro sistema desenvolvido na vida profissional de vcs? (Muitos talvez nem lembrem do sistema :lol: )
Falem também o porque desta nota!
Profissionalmente eu daria nota 8…mas enquanto estudava e fazia umas app só parav aprender…de 2 a 4 …rsss
A tendência é sempre melhorar né, talvez daqui alguns anos vou dar risada das minha melhores app de hoje…
Nem sei como dar uma nota a um aplicativo com banco de dados que não tinha garatia transacional alguma…quando ocorria algum erro disparava um outro procedimento para desfazer a besteira que tinha ocorrido…além de existir regra de negócio no aplicativo e no bd (o que para mim antigamente era justificativa para não ter controle transacional)…acredito que uma nota negativa seria adequada!
ps. o sistema roda até hoje em prefeituras do pais, pelo menos dinheiro eu ganhei com ele.
nota 4
até tentei aplicar uns padrões que eu tinha lido, mas hoje vejo que apliquei tudo errado
hehe
Cara, eu nem lembro direito, faz muuuuuuuito tempo.
No Clipper o esquema era outro.
Mas o primeirão, pra variar, foi um programinha para controlar o salário dos funcionários de uma pequena empresa. Não era uma folha, era algo digitado mesmo. Funcionava. Agora, se o código era bom, eu tenho quase certeza que não.
Mas lembrar pra dar nota… Hum…
No começo achamos que ficou uma maravilha, mais depois ao analizar mais detalhadamente…
…é um festival de erros sofríveis.
Nunca me esqueço…queria saber se era necessário copiar o método para quantas pessoas iriam acessa-lo… :lol:
É bom nem lembrar!
ate mais…
Rapaz, o primeiro que fiz foi um apicativo feito com o Access… Eu nem sabia nada sobre programação. O cara queria um banco e eu só sabia que o access servia pra isso. Me meti a besta e disse q fazia. E fui lendo só a ajuda do Access…
Por ter feito em Access eu tiraria uns 5 pontos. Por ter seguido a documentação do access, me dou um ponto. Pra um cara que nem imaginava o que era banco de dados e conseguir ateh fazer a zorra normalizada, com procedimentos em VBA, relatorios com subrelatorios, macros, formularios complexos e subformularios, tela principal com menu administrado pelo access e segurança suficiente para esconder do usuário toda a parafernália, dou um 5 para a ajuda do access!! srsrsrsrrssrsrsr
Caramba… qd penso que fiz o q fiz soh lendo a ajuda, entendo pq o Office da Microsoft é tão usada…
Cara, no meu caso é pior. Antes mesmo de o desenvolvimento terminar eu jah vi que ficou um lixo 
auehuahe…Meu primeiro sistema foi uma calculadora utilizando GUI. Nota 7,5.
Meu primeiro sistema em Java foi feito para uma disciplina da universidade. Era um sistema para venda de ingressos online que… erhm, bem, não funcionava online. 
Como diria um amigo meu, Puro Lixo!
valeuz…
infelizmente eu me lembro hehehe
tinha 14 anos e tava comecando a programar em php. pra ter ideia do naipe, eu nao sabia o que era banco de dados entao persistia tudo em arquivo texto. e como isso era meio dificil eu criava minhas “tabelas” onde cada registro era um numero.txt dentro de uma pasta.
campos diferentes? facil: pastas diferentes hehehe
buscas? impossivel 
cara isso ai ficou em producao num site la durante uns 2 anos hauhauaha (mesmo depois q eu saí)
na epoca eu era o bambabam pq o treco incrivelmente funcionava sem problema algum.
hoje obviamente eu daria nota 1 pelo sistema, mas nota 10 pela “genialidade” em conseguir se virar mesmo sem saber quase nada hehehe
bom aquele que somava 2 numeros em pascal concluiu seu objetivo perfeito acho que se fosse submetido a qualquer bateria de teste ia se sair bem
hehehehe acho que é 10
mas o primeiro comercial quando eu era estagiario acho que uns 6, era muito inexperiente e foi quase sem supervisão (o que até foi bom por que aprendi a me virar sozinho)
Profissionalmente? de 0 a 10? 2…pelo esforço rs.
Era um programinha interno que misturava swing e AWT(sem um motivo específico para a escolha de cada um, era aleatório). Gerava relatório, exportava pra excel tinha umas duas ou 3 telas de cadastro mais umas telas de consulta e umas 8 tabelas no mySQL.
Tirando as partes estruturais(só rodava na minha máquina e precisou de uma ajudinha de outro programador pra conseguir instalar na máquina do chefe hehe). Tinha tudo em hard code inclusive os endereços de rede.
Boa parte foi feita com ajuda dos muitos tópicos q abri no Guj na época.
Detalhe…eu fiz tudo isso aí caber em 3 classes hahuahua.
No primeiro Desktop nota 3 pq tava bem legal.
No primeiro Web… nota 2 pq era puro scriplet huahuahuahuahu :lol:
Se 20 pessoas logarem na intranet ele cai pq n tinha uma conexão fechada, q bom q aprendi a programar direito huahuahua :lol:
O primeiro programa no meu primeiro emprego? 0 a 10? 1 por pelo menos ter funcionado. Era uma extensão de um site de video-locadora na web que o código já era ruim e que eu só ajudei a piorar.
Depois nós (eu e meu colega) rimos da desgraça que foi feita.
Até!
Meia boca.
0
Pra ser sincero, vcs tem uma vontade quase INCRONTOLÁVEL de reescreve-lô? Cara, quando olho meu código vejo que ele poderia ser 1000% melhor! Tá até funfando legal, mas para fazer alguma alteração, ufa!!! :oops:
Se eu fosse reescrever eu não reaproveitaria nem o comentário inicial do primeiro rs.
a primeiro sistema na universidade foi uma suite onde existia um paint, um file explorer e um chat pra comunicacao serial usando protocolo xmodem, na epoca usei C++ e a biblioteca grafica allegro, todos os widgets e UIs foram feitas usando allegro foi um orgulho meu e do meu team mate. Esse eu nao mudaria nada pois foi muito bem avaliado.
O primeiro comercial que eu fiz foi o sistema de uma pizzaria usando Turbo Pascal com o TApplication esses dias me supreendi quando voltei a pizzaria na minha cidade natal e vi o cara ainda usando o sisteminha no caixa.
type TMyApp = object(TApplication) end;
var MyApp : TMyApp;
begin
MyApp.Init;
MyApp.Run;
MyApp.Done;
end.
A falta de qualidade foi causada pela falta de intimidade com a LP, ou foi modelagem ruim? Ou talvez até falta de modelagem?
Acho q no meu caso foi falta de experiencia mesmo. Eu nem modelei nada. Saí escrevendo…
E como disse anteriormente, fiz o programa inteiro caber em 3 classes. E olha q grande parte disso tava dentro do main() hahaha. Todas as variáveis eram static por conta disso.
Coisa linda de se ver.
Levando em conta o meu (des)conhecimento técnico da época… acho que leva um 9.
Funcionou bem, era bem modular e bem fácil de manter.
Não era orientado a objetos. Naquela época, isso ainda soava como ficção científica. haahahahaha
O meu vai levar uns 7, mas o tema… um pequeno sistema de SexShop feito em Clipper 5.3 com DBase. E funcionou (por incrivel que pareca…).
Já em Java, o primeiro pgm foi um pequeno cadastro de clientes que leva uns 5. Já esse não ficou tão bom. Mas o meu TCC de Bacharelado que foi em Bioinformática utilizando Java esse ganhou dez.

O meu primeiro trabalho foi um sistema de cadastro dos clientes da empresa onde estagiava na época. As pessoas o usam até hoje e, até onde sei, já foram desenvolvidas novas funcionalidades em cima do “core” (bondade minha chamar aquela bagunça por um nome tão bonito quanto este :D) que desenvolvi.
Eu acho que daria nota 5, mas seria somente pelo meu esforço, já que não obtive ajuda de absolutamente ninguem. Foi um momento legal porque me ajudou bastante a ter uma noçáo de aprender a me virar sozinho, sempre me acostumei a ser o único ou, pelo menos, um dos poucos desenvolvedores que estavam acostumados a correr atrás dos problemas que ninguem sabia como resolver e creio que muito disso foi graças a esta primeira experiência.
O sistema era muito orientado a ctrl+c e ctrl+v e modularizar as coisas eu achava que era coisa que “só dá pra fazer com Java” :lol:
Pelo menos eu já comecei sendo um programador bem intencionado - era o único que realmente abria e fechava todos os acessos ao banco de dados de maneira religiosa! rs
o primeiro “programa” que eu fiz trabahando foi uma biblioteca de componentes para automação industrial em delphi 
Funcionava legal …
não tenho acesso aos fontes, mas com certeza eu faria tudo diferente hoje, ja que isto acontece até om códigos que escrei a 6 meses atraz 
Passado negro!!!
Só digo uma coisa… scriptlets fazendo tudo, até abrindo conexões com o banco de dados!
E o pior, tá em produção até hoje!
isto eu nunca fiz 
como eu ja programava OO em Delphi (não, eu não passava o dia arrastando componentes, programava de verdade), eu queria fazer parecido com o java 
Feito totalmente por mim, foi um sistema de lançamentos de notas e faltas que o professor levava para casa e instalava no seu pc.
Com um disquete proprio, ele podia usar em qualquer computador que tivesse o sistema instalado, e a secretaria tinha uma interface para “ler” o disquete e jogar as notas no sistema central.
Bem, foi feito em VB 4 e VB 5 (tinha que manter as duas versões) e Access… se a nota for pra qualidade técnica, vai um 4… mas se for pelo resultado, eu daria um 7 e meio, afinal tinha cerca de 200 cópias instaladas, e depois de uns meses ficou razoavelmente estável. 
E como disquete dava pau, santo Deus…
Feito totalmente por mim, foi um sistema de lançamentos de notas e faltas que o professor levava para casa e instalava no seu pc.Com um disquete proprio, ele podia usar em qualquer computador que tivesse o sistema instalado, e a secretaria tinha uma interface para “ler” o disquete e jogar as notas no sistema central.
Bem, foi feito em VB 4 e VB 5 (tinha que manter as duas versões) e Access… se a nota for pra qualidade técnica, vai um 4… mas se for pelo resultado, eu daria um 7 e meio, afinal tinha cerca de 200 cópias instaladas, e depois de uns meses ficou razoavelmente estável.
E como disquete dava pau, santo Deus…
0 pra faculdade que não disponibilizava para download hehe
Não era faculdade, era colégio (de classe média-alta, mas colégio). Pra piorar, eram 3 unidades.
E isso foi em 1999, portais educacionais estavam no começo da coqueluche e não era tão trivial explicar pra 200 professores como baixar e instalar um programa.
Pra avaliar a qualidade de um software temos 3 pilares importantes:
O software atende as necessidades de negócio (qualidade externa)
O software é simples de manter e evoluir (qualidade interna)
Feito no menor custo e prazo possível (qualidade do projeto)
O primeiro software que fiz foi uma calculadora em Basic para o MSX quando tinha uns 12 anos. Funcionava, tinha um código simples, mas demorou algumas semanas para ficar pronto. Acho que fica com nota 6.
O primeiro programa “profissional” foi um mini ERP para a área de alimentação implementado em Clipper Summer, tinha problemas de performance no XT, mas no 286 era uma bala. Atendia bem a parte de materiais, mas saí do projeto antes dele estar completo, mas implantamos alguns módulos. Acho que fica com nota 6 também.
Bem,
não tenho acesso ao codigo para ter certeza do que aprontei no primeiro projetinho. Era várias telinhas em swing, como um wizard coletando algumas informações para gerar um gráfico no final. Criei uma classe com uma renca de atributo e esta era passada para o construtor de cada tela da aplicação, até chegar na tela final para gerar o gráfico. Na época eu não era capaz de definir o que era aquilo. Hoje, um pouco mais malhado, diria que era um MuchileiroDasGalaxiasVO trafegando em camadas do sistema que não existiam de forma clara e que ainda passeava por todas as views sem perder a referência da memória. Era na prática um singleton mantido por força bruta.O construtor era público, mas a aplicação não ousava criar outra instância dele, senão cagava tudo!
Meu primeiro sistema profissional foi um plugin para Corel Draw usando VBScript. Eu trabalhava com publicidade e ter resolvido o problema do cliente foi uma grande alavanca para eu mudar de área (me deu mais confiança).
Como eu disse o plugin resolveu o problema do cliente, mas criou muitos problemas para mim quando tinha que dar manutenção. Eu avalio o meu primeiro sistema muito bom em usabilidade mas com o código péssimo.