Como ver quem bloqueou o tópico?

37 respostas
AUser

Olá,

Existe algum meio para visualizar quem trancou um determinado tópico?

Grato.

37 Respostas

T
  1. Provavelmente fui eu mesmo, se foi recentemente trancado.
  2. Não tenho como saber; acho que talvez isso fique registrado no banco de dados, mas aí só os administradores (não os moderadores) do fórum é que têm como saber.
AUser

Opa Thingol,

Não não, é porquê as vezes surgem uns tópicos bloqueados aqui e o moderador não fala nada. E para evitar esse tipo de coisa, de sentimento de “injustiça” (não de minha parte pois ainda não tive um tópico bloqueado) acho que seria interessante esse recurso.

[]'s

T

Tá bom, estou meio relapso esses dias, eu ponho uma última mensagem e fecho o tópico.

ViniGodoy

Acho que nunca fechei tópico sem comentar nada também.

P

Ultimamente tem aparecido uns tópicos aqui que nem precisa de justificativa pra ser trancado…
Aliás, tem muitos que eu. se fosse moderador, já teria trancado há muito tempo…

maior_abandonado

tem alguns que eu também bloquearia… essa nem é a questão…

certa vez também ja vi algum moderador falando que antes de trancar algum tópico, perguntava a opinião de algum outro, pra não decidir sozinho, pode estar entendendo algo errado…

outra coisa a respeito também foi que eu vi certa vez alguém falando disso, tinha uma tela onde mostrava os tópicos bloqueados, quem bloqueou e alguma coisa sobre o motivo… eu lembro que dei um print screen pq no motivo de um tópico ser trancado estava escrito somente “Duran”…

josenaldo

Tenho uma sugestão de recurso para o fórum.

A própria comunidade poderia muito bem se regular. Coloca nos tópicos um recurso onde, cada usuário que achar que o tópico deve ser bloqueado, pede isso. Depois que X votos (20, por exemplo) são computados, o tópico fica temporariamente bloqueado, esperando confirmação de um moderador.

Outro recurso seria o de desbloquear tópico. Para isso, seria necessário um número grande de votos. Tipo 100.

Acredito que se um grande número de usuários do fórum desejam que um tópico não seja bloqueado, talvez os usuários julgam que existe algum mérito nele.

Bem, acredito que esses recursos poderiam tornar as decisões mais democráticas e transparentes no fórum e não reclamariam tanto dos moderadores.

Outra coisa que pode ser observada é a proporção de votos bloqueio-desbloqueio e a influencia ou longevidade do usuário no fórum.

rogeriop80

josenaldo:

A própria comunidade poderia muito bem se regular. Coloca nos tópicos um recurso onde, cada usuário que achar que o tópico deve ser bloqueado, pede isso. Depois que X votos (20, por exemplo) são computados, o tópico fica temporariamente bloqueado, esperando confirmação de um moderador.

Outro recurso seria o de desbloquear tópico. Para isso, seria necessário um número grande de votos. Tipo 100.

Acredito que se um grande número de usuários do fórum desejam que um tópico não seja bloqueado, talvez os usuários julgam que existe algum mérito nele.

Bem, acredito que esses recursos poderiam tornar as decisões mais democráticas e transparentes no fórum e não reclamariam tanto dos moderadores.

Outra coisa que pode ser observada é a proporção de votos bloqueio-desbloqueio e a influencia ou longevidade do usuário no fórum.

Para isso precisaremos também criar alguma forma de controlar o cadastro de usuários, lembrando que uma mesma pessoa pode ter n usuários no GUJ.

Abraço

josenaldo

Bem… Isso sim, pode acontecer.

Mas será que alguém vai querer se dar o trabalho de criar 200 contas só pra desbloquear um tópico?

E não tem como verificar se todos os votos vieram da mesma máquina?

rogeriop80:
josenaldo:

Para isso precisaremos também criar alguma forma de controlar o cadastro de usuários, lembrando que uma mesma pessoa pode ter n usuários no GUJ.

Abraço

P

maior_abandonado:

certa vez também ja vi algum moderador falando que antes de trancar algum tópico, perguntava a opinião de algum outro, pra não decidir sozinho, pode estar entendendo algo errado…

outra coisa a respeito também foi que eu vi certa vez alguém falando disso, tinha uma tela onde mostrava os tópicos bloqueados, quem bloqueou e alguma coisa sobre o motivo… eu lembro que dei um print screen pq no motivo de um tópico ser trancado estava escrito somente “Duran”…

Na minha opinião, está plenamente justificado o motivo do trancamento… :lol:

M

josenaldo:

Gostei da idéia.

AUser

Achei uma idéia boa.

Entretanto, é óbvio que alguns vão se dar o trabalho de fazer isso. Shit happens everywhere.

Maaas, acho que compensa muito. Achei uma boa idéia!

Mas tem um problema maior que esse de um usuário criar vários accounts, etc (isso poderia ser resolvido de forma bastante simples. Só é considerado um voto válido se o usr tiver mais que 50 msgs no fórum, por ex). O maior problema que pode ocorrer, creio, é a briga política que isso pode gerar.

Mas bem, aí fica a minha sugestão: para bloquear, seria com votos de usuários e só seriam considerados votos válidos os votos dos usuários com mais de 50 mensagens, por ex.

Grato.

dm_thiago

josenaldo:

Não acho a idéia boa por um motivo: Vai chegar alguem e fazer um tópico “Ruby fede!” (teve um parecido a alguns dias atras). Um moderador vai bloquear com razão, afinal é um tópico que não vai agregar nada. Vários usuários fan-boys de Ruby vão pedir pra desbloquear com o único intuito de chingar o cara ou falar mal de outra linguagem e assim vai.

Marcio_Duran

maior_abandonado:

Pessoal não queria entrar aqui pra falar sobre tópico embora acabei achando que deveria falar, os administradores ou moderadores do GUJ não tem credibilidade para fechar tópico de ninguem, não por que eles não sejam capazes de justiça ou não, simplesmente porque usuários anonimos são permitidos(o que torna possivel qualquer um aqui levantar qualquer falso testemunho ou observações descabiveis) são permitidos aqui no GUJ, e mais ainda, aqui mesmo no forum não lhe dar qualquer retaguarda de anonimato caso você queria ou não solicitar, infelizmente o GUJ é um tanto que perigoso nesse termo, então fica complexo confiar ou não, a não ser mesmo contar com a sorte do bom senso, trabalhamos com informações e negocios que envolve o dia a dia de grandes corporações e nisso podemos ser excluso de muitos interesses sobre produtos ou mesmo de qualquer outra impetuosidade de quem aqui você não agrade, então cuidado.

M

dm_thiago:

Não acho a idéia boa por um motivo: Vai chegar alguem e fazer um tópico “Ruby fede!” (teve um parecido a alguns dias atras). Um moderador vai bloquear com razão, afinal é um tópico que não vai agregar nada. Vários usuários fan-boys de Ruby vão pedir pra desbloquear com o único intuito de chingar o cara ou falar mal de outra linguagem e assim vai.

Usuarios irao votar para bloquear e outros irao votar para desbloquear. Se a quantidade de votos for suficiente para desbloquear que isto seja feito. Nao vejo aonde esta o problema, a situação atual tao pouco impede que ocorra a situacao que vc descrebe.

Marcio_Duran

É Justo a votação de trancar o tópico fazendo uma enquete de votação sim.
Tambem sou a favor da eliminação de todos os usuários anonimos do Forum, ou que o GUJ crie recursos para dar direito a privacidade e resguardo de quem esta em debate, o mesmo direito de recurso também, o anonimato.

T

Acho que minha orelha de usuário anônimo está esquentando…

Marcio_Duran

Não seja errado estar aqui anônimo ou não mas o recurso não pode ter exclusividade, não se pode tirar o direito do outro à trocar por interesses e partidarismo.

dm_thiago

mochuara:
dm_thiago:

Usuarios irao votar para bloquear e outros irao votar para desbloquear. Se a quantidade de votos for suficiente para desbloquear que isto seja feito. Nao vejo aonde esta o problema, a situação atual tao pouco impede que ocorra a situacao que vc descrebe.

O tópico a que eu me referia:
http://www.guj.com.br/posts/list/135494.java

Discução que não leva a nada, na minha opinião. A situação atual impediu, e pronto. Do jeito que você quer, usuários ‘indignados’ com os comentários iriam querer desbloquear o tópico só para devolver o comentário. Acho que esse tipo de discução deveria ficar somente para orkuts e afins. Claro, é só minha opinião.

AUser

Mas o que não dá para admitir é o “moderador” mudar o texto do motivo pelo qual bloqueou o tópico. Coisa que pelo que andei vendo, aconteceu neste exato tópico.

Sinceramente, eu não sei como certos usuários são moderadores aqui do fórum (na verdade só penso em um). O cara não agrega em nada, quase não responde nada, só fica aqui com a faca e o cartão vermelho na mão.

Moderador é alguém que apenas MODERA. E ser imparcial é uma dessas características. Só haver parcialidade juntamente com regras do fórum.

Agora, o moderador falar que certos tópicos de um usuário são “inúteis” e por esse motivo vai e bloqueia, acho um tanto quanto errado.

Enfim, vamos nos manter no foco. Acho bem interessante essa questão da votação e do peso do voto de cada um. Alguém do GUJ pode se pronunciar?

josenaldo

Bem… Fica mai uma idéia pra discussão…

E se pra ter direito a voto, houvesse requisitos, como o colega disse? E se, além de determinada quantidade de votos, fosse preciso que o usuário tivesse um documento cadastrado?

Criar 100 contas é fácil. Mas criar 100 com CPF? Aí a coisa complica mais…

Claro que existe o risco de o cara usar o cpf de outra pessoa. Mas não creio que os esquemas precisem ir além disso…

E sobre o caso dos fanboys do Ruby resolverem abrir um tópico como aquile, nao acredito que tanta gente queira participar de coisas desse tipo… Quantos tópicos aqui tem a participação de mais de 100 usuários? E se chegasse a ter tantos votos, será que a discussão não seria mesmo de interesse da comunidade/

O problema dos tópicos inuteis são causados, em geral, por meia dúzia de usuários. E em geral, os Trolls são bem conhecidos…

E sobre o Duran, vou fazer aqui o papel do advogado do diabo…

Em todos os tópicos nos quais eu vi a participação dele, não vi comportamento de troll, mas apenas alguém que as vezes discorda de certas opiniões. Muita gente critica o cara por não compreender o que ele fala. As vezes, nem tenta ler direito. Eu posso não concordar com o que ele diz em alguns casos, mas isso não significa que ele deva ser calado.

Muitos o acusam de arrogância, mas já vi outros usuários com postura arrogante e isso não quer dizer que devam ser banidos do fórum.

E pra falar a verdade, prefiro um cara que polemiza, mas também contribui, que alguém que apenas quer sugar do fórum.

Rafael_Nunes

O GUJ utiliza como fórum o projeto JForum(www.jforum.net), portanto, o primeiro passo seria vocês implementarem tal funcionalidade no JForum(http://www.jforum.net/download_file.jsp?type=src) e a partir daí sugerirem para a Administração do GUJ.

Thiagosc

Esse negócio de votação é furada. Não somente porque uma pessoa pode criar vários usuários, mas também porque pode haver “panelinhas”. É justamente isso que acontece no YouTube e em outros sites onde você pode sinalizar que um vídeo tem conteúdo impróprio ou o usuário está violando os termos de uso.

No YouTube por exemplo, um usuário que acho muito engraçado e sempre assisto seus videos (http://www.youtube.com/user/ELPRESADOR), teve as sua conta suspensa por um determinado tempo simplesmente porque um bando de nerds combinaram na internet de sinalizar os vídeos dele como impróprios porque ele tira sarro dos fãs de Xbox. Demorou um tempo, mas ele conseguiu a conta dele de volta.

Ou seja, basta um determinado grupinho de fanáticos se organizar e começar a marcar qualquer comentário que não gostem para esse forum afundar.

Qualquer sistema de classificação de comentários ou tópicos onde o usuário pode entrar os dados está sujeito a abuso. E não há lógica que possa consertá-lo.

AUser

Mas creio eu que os abusos compensam as vantagens, neste caso.

No mais, Rafael Nunes. Então você quer dizer que primeiro teriamos que implementar correndo o risco de nao ser aceito no GUJ e depois vocês avaliariam a possibilidade de colocar? Eu acho que uma coisa independe da outra. Se vocês aprovassem esta idéia, mesmo como um teste, eu com certeza já ia começar o desenvolvimento. E creio que o resto do pessoal também ia colaborar.

Então, será que vocês podem dar uma resposta sem ter a implementação, ainda? Se concordarem, fazemos uma lista de pessoas p/ implementar (acho q 2 já dá).

Grato.

AUser

Thiagosc,

Os votos seriam anônimos, também. Obviamente.

Quanto a idéia do CPF eu discordo. Existem trilhões de geradores de CPF. Seria besteira. Acho que só a questão do número de tópicos do usuário já resolveria.

Andre_Brito

Essa parada de votos acontece com o StackOverflow se não me engano, do grande Joel Spolski e um amigo dele. Só que acho que lá não é bloqueado nada não. De qualquer forma, posso dizer que parece dar certo :slight_smile:

Sobre trancarem os tópicos, uma vez eu vi (não lembro onde) uma lista de tópicos trancados e as razões pelas quais este tinha sido. Acho que trancar não tem problema algum. Todos conhecemos os moderadores daqui e sabemos que todos (pelo menos eu acho) tem a cabeça no lugar. O chato é quando o tópico some… Já cheguei pra ver algumas discussões feias e quando fui procurar de volta pra acalmar os nervos não consegui achar o tópico.

AUser

Opa André,

O problema é que mesmo tendo a cabeça no lugar (e eu discordo que todos tenham) cometem erros. E há alguém mais justo para bloquear um tópico que a própria comunidade?

Grato.

Thiagosc

Compensa para quem? Para o usuário comum que não.

AUser

Claro que compensa. E mesmo para o usuário comum, por uma questão simples. Se o cara vem aqui e faz uma pergunta besta, não vão bloquear - agora se vier falar m**** com certeza será.

É simples. A politicagem dentro disso vai ser pouca. E pode ser identificada. E talvez, esse poderia ser o verdadeiro papel dos moderadores. Dar o aval final ou apenas identificar ou não a politicagem. Ter a função talvez de “tracerts”. Não sei.

Grato.

Thiagosc

http://en.wikipedia.org/wiki/Ochlocracy

Thiagosc

AUser:
Claro que compensa. E mesmo para o usuário comum, por uma questão simples. Se o cara vem aqui e faz uma pergunta besta, não vão bloquear - agora se vier falar m**** com certeza será.

É simples. A politicagem dentro disso vai ser pouca. E pode ser identificada. E talvez, esse poderia ser o verdadeiro papel dos moderadores. Dar o aval final ou apenas identificar ou não a politicagem. Ter a função talvez de “tracerts”. Não sei.

Mas qual é a definição de m****? Se alguém adiciona um tópico relevante e cita fontes, onde está a m**** nisso?

AUser

Eu também não vejo m*** nisso. E bem, não entenda isso como sendo pra você até porquê eu também acho que foi precipitado o bloqueio do seu tópico.

M***, por ex, é alguém vir aqui pedir trabalho de faculdade. É uma coisa pequena, mas acontece. Assim como um tópico que desvirtua demais do assunto ou gera pancadaria - isso é m****.

boaglio

Se os moderadores não moderarem as mensagens, o GUJ em poucos meses vira um fórum do Orkut.

As coisas são muito simples:

Não gosta daqui? :arrow: Frequente outro lugar, a net está cheia de fóruns.

Querem ficar? :arrow: Aceitem as regras.

Querem mudar? :arrow: Implementem sugestões (como o Rafael Nunes disse) e falem com a gente .

AUser

Boaglio,

As coisas são realmente muito simples. Mas não é essa a questão. Eu e o outro colega só demos uma sugestão de mudança. Agora devemos implementar antes de falar com vocês? Só estou perguntando se não tem como vocês discutirem isso antes abertamente e então - se forem colocar, implementariamos.

Eu não discordo de parte alguma das regras. Entretanto discordo de certas posturas tanto de usuários quando de moderadores. E este seria apenas um outro jeito de moderação - ela não ia morrer.O moderador ia ser o endpoint de uma requisição deste tipo. Até porquê ia ajudar a vida dos moderadores.

Grato.

lina

Oi,

Como ver quem bloqueou o tópico?

:arrow:Qual a logica de ver quem bloqueou o tópico ? Se foi fechado é porque algum conteudo estava gerando um desconforto ou conflito entre usuarios.

:arrow:As ideia já foram colocadas, vamos analisá-las…

Tchauzin!

boaglio

Já foi dito nesse fórum vários vezes:

:arrow: aqui é um fórum, não é uma democracia

:arrow: hospedagem não é gratuita, custa dinheiro.

:arrow: a gente escuta todo mundo, mas nem tudo o que a gente escuta, a gente faz.

Existia uma época que o GUJ tinha nota para cada post (as famosas estrelinhas), a coisa era legal, mas deu tanta briga aqui e dor de cabeça para os moderadores que decidimos remover para o bem dos membros do nosso forum.

M

Quem tiver moedinha sobrando favor mandar pro boaglio.

Criado 20 de agosto de 2009
Ultima resposta 21 de ago. de 2009
Respostas 37
Participantes 15