Como verificar existencia de um item no banco de dado com SELECT

2 respostas
E
Boa tarde pessoal, bom o meu problema é o seguinte eu tenho cadastrado no meu banco o seguinte item como chave primaria Conta Corrente numero 0021-5, o comando pra remover do banco de dados esta certo mas o que eu não estou conseguindo fazer é o seguinte depois que eu removi esse item do meu banco de dados e eu digite o mesmo numero da conta corrente ele continua dizendo que foi deletado com sucesso, olhe o codigo a baixo:

public void remover_cliente(String cc) throws SQLException{

open_database();

try{

stmt = conn.createStatement();
          stmt.executeUpdate("DELETE FROM clientes WHERE cc_cliente= '"+cc+"' ");

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Cliente removido com sucesso!!!");

}

catch(SQLException ex){

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conta corrente não existente!!!");
           }

close_database();

}

Eu gostaria de saber como que faço pra verificar no banco de dados se tal conta corrente existe ou não antes de dar um delete e apresentar as mensagens!!! Se alguem puder me ajudar fico grato !!!

2 Respostas

Dirceu_Roden
O executeUpdate() retorna um int com a quantidade de registros alterados, então você pode fazer da seguinte maneira:
public void remover_cliente(String cc) throws SQLException{

int alterados = 0;

open_database();

try{

stmt = conn.createStatement(); 
    alterados = stmt.executeUpdate("DELETE FROM clientes WHERE cc_cliente= '"+cc+"' ");

if(alterados > 0){
        JOptionPane.showMessageDialog(null,"Cliente removido com sucesso!!!");
    }

}

catch(SQLException ex){

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conta corrente não existente!!!");
}

close_database();

}
E
Muito obrigado Dirceu, fiz a modificação que vc sugeriu e funcionou obrigado mesmo !!!!
Criado 21 de junho de 2009
Ultima resposta 21 de jun. de 2009
Respostas 2
Participantes 2