Como verificar login, compara login com variavel para entrarno sistema. em JSP
6 respostas
F
felipevs
Tipo… é só o exercício, é bem simples… tenho a tela de login, nessa tela eu queria ter duas variáveis, uma login e outra senha… so para quando o login e senha for digitado ele fazer a verificação (Se estiver correto inicia uma sessão e vai para outra tela) a minha dúvida é: só vai para outra tela se o login for correta, senao vai para uma tela onde será exibido uma mensagem.
Eu fiz para entrar no sistema ou exibir uma tela… funcionou corretamente… mas a verificação eu fiz só na segunda página, eu queria fazer a verificação na primeira.(Na página de login.
Porque o form ja está com a ação para cadastro.jsp ai eu queria que dependendo da verificação do login… ele fosse para cadastro se for correto ou então va para outra página de erro.
Eu queria fazer a verificação na primeira página pq na segunda quando eu for cadastrar eu vou ficar verificando se o usuário faz parte da sessão.
A primeira seria colocar o action do form apontando para a propria pagina de login. Ai seria so vc fazer uma verificação pra ver se o login e senha foram preenchidos e verificar se eles estao corretos. Se estiver, chame a outra pagina!
A outra forma (que eu usaria, principalmente se estivesse manipulando banco de dados), é criar um servlet que receberia os campos de login e senha e faria a verificação! Apenas se estiverem corretos, vc redireciona a pagina atraves do response.sendRedirect!
Boa sorte!
Abraços!
F
felipevs
uhum… é que servlet eu ainda nao peguei… mas tipo a primeira forma ate pensei nisso… mas como faço pra chamar o outra página… vai ser com outro form ? como ele irá chamar outra página se for com um form… como faço pra da a ação dele sozinho depois da verificação?
L
lucasgcp
Amigo!
Não tenho 100% de certeza, mas creio que ,como vc envia um form para a propria pagina JSP seria possivel utilizar o response para redirecionar a pagina… Ficaria mais ou menos assim:
Stringlogin=request.getParameter("campoLogin");Stringsenha=request.getParameter("campoSenha");if(!login.equals("")&&!senha.equals("")){
//SEOSDOISCAMPOSFORAMPREENCHIDOSENTRAAKIif(login.equals("login que vc quer")&&senha.equals("senha que vc quer"){
response.sendRedirect("URL da pagina que vc quer chamar!");}
}
else{
//CONSTROIAPAGINANORMALMENTEPÁRAOUSUARIODIGITARLOGINESENHA
}
Não tenho como testas isso aqui agora!!
Veja se funciona e poste aqui!
Abraço
alberthy
Já fiz assim:
Servlet:
request.setAttribute("msg_erro","usuário ou senha inválidos!");
E lá na JSP você poderia verificar se o atribute está vazio ou não. Se não, mostra a mensagem!
o problema de cima eu resolvi colocando um valueOf no request, estou com outro problema… estou colocando isso mas ele ja exibe o nome quando eu abro a página… ele so deveria exibir quando eu desse o submit ne nao ?