tenho os seguintes campos
Matricula:
Nome:
matricula é unico como faço pra tipo validar o campo e nao deixar inserir dados repetidos
estou usando PrimeFaces e JSF2 com hibernate
tenho os seguintes campos
Matricula:
Nome:
matricula é unico como faço pra tipo validar o campo e nao deixar inserir dados repetidos
estou usando PrimeFaces e JSF2 com hibernate
cria como chave primaria na tabela
só que ele tem um ID pra controle e a matricula e do funcionario por fora, e tbm tenho outros campos que nao podem ser add se ja existir ai nao dap ra colocar tudo como pk
Id serve como um identificador para cada registro que você terá nas suas tabelas. Ja a pk é um dado unico para os dados da tabela e pode servir tb como id. Nao é preciso registrar tudo como Pk
Uma forma grosseira de resolver é fazer uma pesquisa com um dado que seja único para o registro (pk), Por exemplo, CPF.
Caso nao te retorne nada, você salva os dados.
entao como seria feito essa busca e como ficaria o formulario
do campo…
<h:outputLabel for="matricula" value="Matrícula: " />
<p:inputText id="matricula" size="10" value="#{professorBean.professor.matricula}"/>
Faça uma consulta antes de inserir. [=
Cria uma uniq constraint para a mátricula.
meu lance é,
exemplo
cadastro de LOGIN
pra ele checar se ja tem um cadastro com aquele nome… será que alguem poderia me ajudar ?
Já que está usando JPA, no @Column da matricula, coloca unique=true
cara deu certo, só tem um problema, ele informa pra mim que foi inserido com sucesso, como faço pra ele tratar a mensagem, e dizer que o campo X ja ta cadastrado que e pro usuario escolher outro
Sei que talvez não seja a melhor forma, mas eu faço assim:
public void gravar() {
FacesContext context = FacesContext.getCurrentInstance();
try {
pessoaDAO.gravar(pessoa);
} catch (Exception e) {
context.addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_FATAL, "", "O login informado já existe!"));
}
}