Como você estuda Java?

Olá a todos.

Há pouco li um post em que os membros daqui compartilhavam o que estão lendo.

Daí, pensei em perguntar: Como você estuda Java?.

Você só lê o livro, e depois testa os códigos? Ou você usa outro(s) método(s) de estudo? :roll:

Quem assite Fórmula 1 sabe que um pentelhésimo de segundo faz a diferença. Da mesma forma, uma boa dica de estudo pode ajudar quem está começando. :wink:

Aquele abraço,

Para mim, não existe forma de aprender direito sem ser na prática. Você pode ler toneladas de livros, porém, sem aplicar o conhecimento, uma hora ele se perderá.

Por isso gosto muito de artigos práticos que permitem a aplicação imediata do conhecimento.

Cassiano,

Eu concordo com o Daniel, pra mim programação é igual a matemática só se aprende metendo a cara e fazendo. Até porque muitos livros que existem no mercado, são pouco didáticos e em alguns casos você só irá entender o que o autor quis falar quando colocar em prática o que ele falou ( através de exercicios ).
E também é importante entender que a vida é um grande aprendizado, principalmente na nossa área que as coisas mudam em segundos, e temos que estar sempre buscando aprender novas tecnologias, novas soluções, novos caminhos pra não ficarmos pra tras.

Olá,

Ultimamente ando aprendendo mais olhando codigo fontes de outros desenvolvedores. O bom é que o cara aprende como fazer as coisas e muitas vezes como nao fazer. :stuck_out_tongue:

]['s

Uma dica que eu geralmente faço é qdo estudar lendo um livro, tutorial ou qq outro material mais extenso. Não tente entender tudo, vá lendo e absorvendo somente o que vc esta preparado para absorver. As vezes ler duas vezes o mesmo livro dessa forma é mais fácil e mais proveitoso que ler uma unica vez lendo e entendendo linha a linha…

Java SE eu nunca mais estudei,

o j2ee 5 eu comecei a ler o j2ee tutorial, peguei o WTP e Dali JPA e estou fazendo aplicações, nao li o tutorial todo, geralmente eu vou lendo sob demanda.

Olá,

Eu gosto muito de fazer tutoriais, que geralmente são curtinhos e trazem teoria e prática junta. Quando estudo por livros, gosto de ir fazendo os exemplos junto na prática. E o mais importante pra mim: no final, procuro documentar em algum lugar (caderno, power point, wiki…), fazendo um resumo do conhecimento adquirido.

[]´s
Tatiana

Eu gosto de ler livros e artigos didáticos com bons exemplos, mas não costumo praticá-los. Gosto muito dos exemplos pq fica mais fácil de entender, e então, logo em seguida faça um projetinho besta aplicando aquilo que aprendi. Mas para eu fazer isso depende muito da tecnologia.

Por isso até criei um projetinho base, com as camadas bem separadas, assim posso criar um jarzinho fazendo persistencia com hibernate, outro com OJB, outro com Top Link, e depois acoplo com o restante do sistema.

Acho que toda leitura é válida. É bom ler sobre as tecnologias por ai, pois quando vc lidar com um determinado problema, vc saberá exatamente qual livro poderá ajudá-lo.

Blogs/News/Articles/Practice

não precisa ser necessariamente “java”

mas depois que você pega uma boa base, tu nem “estuda” mais

por isso o meu estudo agora tá sendo Mundo Java \o/

haha :wink:

Estudo com livros porém eles tem que ter bons exemplos de utilização e me mantenho informado sobre a tecnologia apartir de blog e revistas como a mundoJava. Também gosto de ler, nos tempos livres, a documentação do Java no site da Sun e a documentação do Hibernate.
Escrever os proprios tutoriais também é uma boa alternativa para juntar o conhecimento teórico ao prático! :wink: