Como você se considera?

Fala galera como saber se estou em um nível de programação Junior, Pleno ou senior?

gostaria que colocassem o nível de vocês, grande abraço

Tempo de experiência e conhecimentos técnicos?

Em geral 0 a 2 anos junior, 2 a 4 pleno, 4+ sênior…

Mas o que manda mesmo é entrevista. Você com 2 anos já pode ser sênior… Conheço gente que consegui! :lol: :lol: :lol: :lol:

Conhecedor do Tao.

legal valeu.

Eu por esses dias vi um vaga disponível…
A vaga era pra contratar um Java Junior, mas eu realmente comentei que era um abuso, e que os conhecimentos
necessários não era pra tal e sim para um Java Senior. Dê uma olhada.

[quote]
Implementar novos serviços e arquiteturas orientadas a serviços (SOA) para resolver problemas de negócio. Atuar com suporte e manutenção em soluções

implementadas em IBM WebSphere Message Broker. Auxiliar no desenvolvimento e definição de contratos, esquemas e serviços de Web Services.

Experiência com desenvolvimento de aplicações Java / J2EE enterprise e Java Web Services. Experiência com relational databases (H2, MySQL, PostgreSQL, SQL Server) e comunicação entre equipes geograficamente dispersas.

Ensino Superior em Ciência da Computação.

Conhecimento em Core Java. Conhecimentos em Java SOAP API (JAX-WS, Axis2), ORM frameworks (Java Persistence API / JPA, Hibernate, TopLink), Continuous integration (Hudson, Jenkins), Testing Frameworks (JUnit, Selenium), J2EE Application Server (WAS, Tomcat, JBoss), Eclipse, Ant, Maven, Git / Github. Bom conhecimento em Java 2 Enterprise Edition (J2EE).

Bons conhecimentos em projetos orientado a objetos, padrões de projetos e melhores práticas. Ter excelentes habilidades com resolução de problemas e debugging, para trabalhar independentemente, com mínima supervisão, capacidade de cumprir prazos em um ambiente com ritmo acelerado.

Observações:
Faixa Salarial: A combinar
Idiomas: Inglês (Fluente)[/quote]

Java Pleno eu considero que precisa de algo a mais, mas isso pra Jr ? kk

[quote=charleston10]Eu por esses dias vi um vaga disponível…
A vaga era pra contratar um Java Junior, mas eu realmente comentei que era um abuso, e que os conhecimentos

[quote]
Implementar novos serviços e arquiteturas orientadas a serviços (SOA) para resolver problemas de negócio. Atuar com suporte e manutenção em soluções

implementadas em IBM WebSphere Message Broker. Auxiliar no desenvolvimento e definição de contratos, esquemas e serviços de Web Services.

Experiência com desenvolvimento de aplicações Java / J2EE enterprise e Java Web Services. Experiência com relational databases (H2, MySQL, PostgreSQL, SQL Server) e comunicação entre equipes geograficamente dispersas.

Conhecimento em Core Java. Conhecimentos em Java SOAP API (JAX-WS, Axis2), ORM frameworks (Java Persistence API / JPA, Hibernate, TopLink), Continuous integration (Hudson, Jenkins), Testing Frameworks (JUnit, Selenium), J2EE Application Server (WAS, Tomcat, JBoss), Eclipse, Ant, Maven, Git / Github. Bom conhecimento em Java 2 Enterprise Edition (J2EE).

Bons conhecimentos em projetos orientado a objetos, padrões de projetos e melhores práticas. Ter excelentes habilidades com resolução de problemas e debugging, para trabalhar independentemente, com mínima supervisão, capacidade de cumprir prazos em um ambiente com ritmo acelerado.

Observações:

Java Pleno eu considero que precisa de algo a mais, mas isso pra Jr ? kk[/quote]Na boa? Se eu fosse Junior, mandava meu CV do mesmo modo. [=
Eles sabem (eu espero) que um junior não saiba isso tudo…

[quote]Na boa? Se eu fosse Junior, mandava meu CV do mesmo modo. [=
Eles sabem (eu espero) que um junior não saiba isso tudo…[/quote]

Pedir é uma coisa, conseguir contratar alguém com esse conhecimento é outra, por isso vá pra entrevista de qualquer forma.Podem ter exceções por isso aconselho a sempre estar preparado.

Numa das empresas que eu trabalhei, o setor de RH pesquisou na internet vários livros de programações, copiou o índice de todos eles e colocou como requisito para a vaga de Júnior (da outra vez copiaram os requisitos para entrar numa empresa concorrente). Tem muita empresa que sai colocando coisas como requisito e não fazem a menor ideia do que significam.

As empresas descrevem o que precisam. Mas sabem que o cara não vai ser exatamente do jeito que elas querem.

[quote=Hebert Coelho][quote=charleston10]Eu por esses dias vi um vaga disponível…

[quote]

Observações:

Java Pleno eu considero que precisa de algo a mais, mas isso pra Jr ? kk[/quote]Na boa? Se eu fosse Junior, mandava meu CV do mesmo modo. [=
Eles sabem (eu espero) que um junior não saiba isso tudo…[/quote]
Na verdade sênior fugiria dessa vaga, pois já sabe que é furada pela salada de siglas e principalmente: “capacidade de cumprir prazos em um ambiente com ritmo acelerado.”. Junior e plenos mandam CV e acabam se virando nos 30 mesmo e tendo que aguentar pressão. Senior já entra em empresas melhores mas que exijam menos, pois existem mais divisões, entra em algo com tecnologia específica e se precisar mudar pra outro projeto já é natural aprender junto com todos já dentro da empresa e pela vivência em tecnologia independente das “siglas”.

[quote=Arthur F. Ferreira]Numa das empresas que eu trabalhei, o setor de RH pesquisou na internet vários livros de programações, copiou o índice de todos eles e colocou como requisito para a vaga de Júnior (da outra vez copiaram os requisitos para entrar numa empresa concorrente). Tem muita empresa que sai colocando coisas como requisito e não fazem a menor ideia do que significam.[/quote]Foi nessa que eu tive os 6 meses mais “negros” de minha vida profissional… IBM! :shock:

Mas pq? Tenho curiosidade de saber como é la dentro…
Meu foco era entrar la, mas estou mudando de ideia, estou querendo me especializar em segurança da informação
e participar do grupo de pesquisas da usp.

Meu foco era entrar la, mas estou mudando de ideia, estou querendo me especializar em segurança da informação
e participar do grupo de pesquisas da usp.[/quote]O projeto que eu peguei era bizarro… =/

Não sei te falar sobre outros projetos, mas o projeto que eu peguei eu fiquei mais de um mês de plantão 24x7. O.o

O negócio lá era mudar para outro projeto ou sair… Para mudar tem muito jogo de interesse e etals. Sei que tem gente que ama trabalhar lá, mas duvido que seja no projeto que eu estava. mahauhhua

[quote=Hebert Coelho]Em geral 0 a 2 anos junior, 2 a 4 pleno, 4+ sênior…
Mas o que manda mesmo é entrevista. Você com 2 anos já pode ser sênior… Conheço gente que consegui! :lol: :lol: :lol: :lol: [/quote]

hehehehheh, uma vez li que um pleno tapado sera se achar que o tempo traz a experiência :wink:

e participar do grupo de pesquisas da usp.[/quote]
Não foque entrar em empresa de tecnologia se quiser tranquilidade.

Sobre a divisão de cargos, já vi alguns responderem assim:

Júnior- precisa dos outros para resolver problemas “técnicos” relativos à sua área
Pleno - não precisa dos outros para resolver problemas “técnicos” relativos à sua área
Sênior - resolve os seus e ajuda os outros a resolver problemas “técnicos” relativos à sua área

E o oposto também é verdadeiro,tem muito profissional que bota coisa no CV sem conhecer de fato.

[quote=CarlosEduardoDantas]Pleno - não precisa dos outros para resolver problemas “técnicos” relativos à sua área[/quote]Eu acho que o pleno ainda precisa de ajuda, mas nem tanto.
Quando alguma coisa muito complicada aparece, ou alguma nova tecnologia ou coisa do tipo… [=

Pelo menos é o que eu vejo acontecer.

Eu penso o seguinte, o que importa é o salário, independente de Senior, Pleno, Junior, Fellow…