[quote=guilherme.dio]Eu penso o seguinte, o que importa é o salário, independente de Senior, Pleno, Junior, Fellow…[/quote]Me arruma um salário de senior para uma vaga de junior que eu vou correndo. :lol: :lol: :lol:
Senioridade varia de empresa pra empresa. Aqui onde trabalho nem temos essa distinção, e a entrevista é com os desenvolvedores, então não tem como enrolar!
Discordo. Eu passei a receber menos desde que vim pra cá, mas agora nem há comparação em como é meu trabalho. Não tenho horário, venho pra cá a hora que quero, faço home office, a empresa é ágil de verdade, não tenho gerente nem hierarquia, temos video game na empresa, posso me envolver com tudo na empresa e aprendo MUITO, já que trabalho com profissionais excelentes. Desde que estou aqui (menos de um ano), já aprendi rails, scala, estou aprendendo asp.net mvc e azure, além de ter tempo para ir em tudo que é evento que quero e palestrar no tdc.
Você abre mão de um ambiente assim por salário maior? Eu não! :mrgreen:
Ah sim, salvo excessões, todo mundo aqui desenvolve, incluindo os sócios da empresa, que são excelentes programadores!
[quote=von.juliano]Discordo. Eu passei a receber menos desde que vim pra cá, mas agora nem há comparação em como é meu trabalho. Não tenho horário, venho pra cá a hora que quero, faço home office, a empresa é ágil de verdade, não tenho gerente nem hierarquia, temos video game na empresa, posso me envolver com tudo na empresa e aprendo MUITO, já que trabalho com profissionais excelentes. Desde que estou aqui (menos de um ano), já aprendi rails, scala, estou aprendendo asp.net mvc e azure, além de ter tempo para ir em tudo que é evento que quero e palestrar no tdc.
Você abre mão de um ambiente assim por salário maior? Eu não! :mrgreen: [/quote]Rapaz, depois dessa propaganda aí passe o nome dessa empresa para eu indicar para uns parceiros! :lol: :lol: :lol:
Se você já esteve em algum evento como Agile Brazil ou TDC você deve conhecer, eu trabalho na Lambda3
E como é que eu me candidato? hehehe
[quote=von.juliano]Se você já esteve em algum evento como Agile Brazil ou TDC você deve conhecer, eu trabalho na Lambda3[/quote]Ainda não estive em nenhum, mas valeu por compartilhar. [=
Geralmente contratamos por indicação, ou pessoas que conhecemos porque participam da comunidade. Você pode seguir meu twitter @vonjuliano, quando estamos procurando alguém, anuncio por ele.
Eu acho importante falar, porque é comum as pessoas falarem “as empresas são todas zoadas, importante é a grana pq nenhuma liga pra vc”, e não é bem assim, há empresas muito legais por aí - mas depende de você fazer com que elas queiram te contratar.
Falando em comunidade, logo mais vamos fazer um dojo aqui na empresa, vou lembrar de anunciar aqui no fórum, quem estiver interessado, fica de olho! 
Eu acho importante falar, porque é comum as pessoas falarem “as empresas são todas zoadas, importante é a grana pq nenhuma liga pra vc”, e não é bem assim, há empresas muito legais por aí - mas depende de você fazer com que elas queiram te contratar.
Falando em comunidade, logo mais vamos fazer um dojo aqui na empresa, vou lembrar de anunciar aqui no fórum, quem estiver interessado, fica de olho!
[/quote]Legal essa abordagem. A empresa que eu estou também está bem diferente do que eu encontrei no mercado. Liberam bermudas, tem ps3, tem frutas, horário flex. Muito bom também. [=
Leia este artigo que escrevi ha um bom tempo.
O que torna alguém júnior, pleno ( que é algo que não existe de fato) ou sênior não é o tempo, é a cultura.
Pleno é um negócio que o RH inventou que significa “vc será pago como um pouco mais que um junior , muito menos que um sênior, mas fará trabalho de sênior”. É uma forma de subverter os recursos humanos. Eu digo que vc é bom, e vc fica contente e por isso trabalha mais para mim, mas eu lhe pago menos do que deveria. Por outro lado, vc pensar " eu sei fazer umas coisas de sênior, mas não tenho certeza das decisões importantes, então não sou júnior, nem sênior, então sou ‘pleno’".
Vc esqueceu de um quarto nível que é Master. Este vc não vê nos RH porque ninguém seria louco de pedir um Master (porque teria que pagar muito bem), mas eles existem e o RH procura por eles, mas não os chama assim. Ou seja, se a pessoa se for auto-classificar ela seria junior, sênior ou master, para o RH ela é júnior, pleno ou sênior. às vezes sênior significa sênior, às vezes significa master. A diferença dá pra ver pelo numero de anos exigido. Se o cara pege 8 ou mais anos, provavelmente ele quer um Master. O Master é uma pessoa com domínio completo de todos os detalhes e não apenas capaz de entender, usar e tomar decisões, mas também criar nova tecnologia na área.
Por fim, é bom que vc tenha noção de que nível vc está, mas nunca diga “eu sou X”. É algo interno. No mundo real, o que via interessar é o que os outros pensam de vc e como o classificam. Vc é o mesmo cara, mas dentro de uma equipe de pessoas de nível menor, eles o verão como sênior, embora vc não seja de fato. No meio de muitos sênior, tlv vc seja júnior.
Nos EUA a classificação Júnior e Sênior têm que ver não com as experiencia da pessoa, mas com a experiencia da pessoa num contexto. Então vc pode ser arquiteto sênior num projeto e C++ júnior no outro. É algo que é relativo e não absoluto. No Brasil criou-se essa rótulo absoluto que serve para estipular o salário.
Muito legal o texto.
Mas e quem está no meio termo?
Já sabe que as gambiarras são do mal e busca se aprimorar, usando padrões e técnicas que facilitem a manutenção no futuro, porém não tem a experiência adquirida pela prática. Aonde se encaixam?
[quote=Rodrigo Sasaki]Muito legal o texto.
Já sabe que as gambiarras são do mal e busca se aprimorar, usando padrões e técnicas que facilitem a manutenção no futuro, porém não tem a experiência adquirida pela prática. Aonde se encaixam?[/quote]
Para mim, ser júnior é um estado de espirito (mind set). Ou vc é, ou vc não é. Vc sabe que gambiarra é ruim e mesmo assim usa ? então ainda é júnior. Vc sabe que gambiarra é ruim e se recusa a usar em todas as circunstancias ? então não é.
Aprender nasce exactamente do fato de vc saber que não pode fazer X. então vc procura alternativas. Será que essas alternativas são gambiarra ? Bom, procure alternativas em fontes confiáveis. Vc decide por Z. Pode ser que Z seja uma gambiarra, mas vc ainda não sabe porque nunca viu Z antes e todo o mundo lhe diz que é bom. Então, no melhor dos seus esforços, vc confia que Z não é uma gambiarra e executa. Este tipo de pesquisa e escolha educada (educated guess) é que o põe em risco. E é isso que o destingue de um junior. Vc decidiu e assume a decisão, doa a quem doer, inclusive a vc. Se mais tarde Z se prova ruim ou uma gambiarra, vc não foi desonesto, vc procurou o melhor que havia.
Por exemplo, antes se usava muito service locator e registry (JNDI) no tempo do ejb 2.1. Naquele tempo era o melhor que havia. Hoje usar isso seria uma gambiarra porque o state of the art é IoC automático e DomainStore. É um exemplo meio tosco, mas o ponto é que as decisões que eram boas num momento serão más em outro no futuro. Contudo, más decisões , são sempre más, em qualquer momento. E as decisões também depende dos constrangimentos, por exemplo, por alguma razão vc não pode usar IoC, então Service Locator + Registry é o melhor padrão possivel nesse cenário.
Resumindo, ser júnior não está no que sabe. Está em como vc atua. Quando vc decide não usar algo e se recusa , mesmo sobre pressão, porque sabe que não bom, então vc está pensando como um sênior. Se vc consegue encontrar a solução melhor são outros quinhentos. Tem mais que ver com o seu conhecimento acumulado e a sua destreza e m assimilar novo conhecimento. Mas isso tem mais que ver com o tempo, a experiencia e aos conceitos que vc é expostos por seus colegas, professores, chefes, etc… e não a como vc pensa. Veja assim, o cara que não tem nada que comer quer comer, mas sabe que não pode roubar. Se recusar a roubar, mesmo sobre pressão, é o que o torna digno. A mesma coisa aqui, o desenvolvedor que se recusa a usar gambiarra ( que é uma forma de roubo de trapaça, intelectual ) , mesmo sobre pressão, é o que o torna sênior. Não importa se o cara arranja comida, não importa se o cara encontra uma solução melhor. É a moral que está em jogo.
Entendi agora seu ponto de vista, realmente muito interessante.
Bom saber que estou no caminho certo 
Eu enxergo níveis da seguinte forma, vide exemplificação:
[color=blue]a) O estagiário “estag” mesmo
, q se vc der um 1 ano pra ele fazer tal coisa pode ser q ele ainda não consiga fazer, pq é total inexperiente; b) o estagiário q já tem certo conhecimento e o c) aquele estagiário bom, q já tá em processo de transição pra júnior…[/color]
Acho q pra todos os outros níveis a lógica se aplica, tanto pra júnior, pleno e sênior.
O problema “acho” q sempre tende-se à achar q o nível sempre equivalente ao primeiro estágio do mesmo.
[quote=sergiotaborda][quote=Rodrigo Sasaki]Muito legal o texto.
Já sabe que as gambiarras são do mal e busca se aprimorar, usando padrões e técnicas que facilitem a manutenção no futuro, porém não tem a experiência adquirida pela prática. Aonde se encaixam?[/quote]
Para mim, ser júnior é um estado de espirito (mind set). Ou vc é, ou vc não é. Vc sabe que gambiarra é ruim e mesmo assim usa ? então ainda é júnior. Vc sabe que gambiarra é ruim e se recusa a usar em todas as circunstancias ? então não é.
Aprender nasce exactamente do fato de vc saber que não pode fazer X. então vc procura alternativas. Será que essas alternativas são gambiarra ? Bom, procure alternativas em fontes confiáveis. Vc decide por Z. Pode ser que Z seja uma gambiarra, mas vc ainda não sabe porque nunca viu Z antes e todo o mundo lhe diz que é bom. Então, no melhor dos seus esforços, vc confia que Z não é uma gambiarra e executa. Este tipo de pesquisa e escolha educada (educated guess) é que o põe em risco. E é isso que o destingue de um junior. Vc decidiu e assume a decisão, doa a quem doer, inclusive a vc. Se mais tarde Z se prova ruim ou uma gambiarra, vc não foi desonesto, vc procurou o melhor que havia.
Por exemplo, antes se usava muito service locator e registry (JNDI) no tempo do ejb 2.1. Naquele tempo era o melhor que havia. Hoje usar isso seria uma gambiarra porque o state of the art é IoC automático e DomainStore. É um exemplo meio tosco, mas o ponto é que as decisões que eram boas num momento serão más em outro no futuro. Contudo, más decisões , são sempre más, em qualquer momento. E as decisões também depende dos constrangimentos, por exemplo, por alguma razão vc não pode usar IoC, então Service Locator + Registry é o melhor padrão possivel nesse cenário.
Resumindo, ser júnior não está no que sabe. Está em como vc atua. Quando vc decide não usar algo e se recusa , mesmo sobre pressão, porque sabe que não bom, então vc está pensando como um sênior. Se vc consegue encontrar a solução melhor são outros quinhentos. Tem mais que ver com o seu conhecimento acumulado e a sua destreza e m assimilar novo conhecimento. Mas isso tem mais que ver com o tempo, a experiencia e aos conceitos que vc é expostos por seus colegas, professores, chefes, etc… e não a como vc pensa. Veja assim, o cara que não tem nada que comer quer comer, mas sabe que não pode roubar. Se recusar a roubar, mesmo sobre pressão, é o que o torna digno. A mesma coisa aqui, o desenvolvedor que se recusa a usar gambiarra ( que é uma forma de roubo de trapaça, intelectual ) , mesmo sobre pressão, é o que o torna sênior. Não importa se o cara arranja comida, não importa se o cara encontra uma solução melhor. É a moral que está em jogo. [/quote]
Hehehe… Quando eu era estagiário aprendi com um grande amigo (sênior) o seguinte:
André, esse negócio de título é assim:
Estagiário e Jr. -> perguntam (Quando q se passa a ser pleno? sênior? líder? gerente?)
Pleno -> Tem noção de qdo. acontece essa mudança
Sênior -> Explica qdo. acontece
[quote=CarlosEduardoDantas]Sobre a divisão de cargos, já vi alguns responderem assim:
Júnior- precisa dos outros para resolver problemas “técnicos” relativos à sua área
Pleno - não precisa dos outros para resolver problemas “técnicos” relativos à sua área
Sênior - resolve os seus e ajuda os outros a resolver problemas “técnicos” relativos à sua área[/quote]
É treta pois, kda empresa tem sua conotação de como ficam estruturados cargos e salário tal como suas responsabilidade, no entanto, tem-se sempre o q o mercado costuma aplicar.
Já vi várias empresas grandes, aplicarem o seguinte, “entre aspas não temos profissionais sêniors (pois ninguém ve), no entanto, o pleno, ganha igual a um sênior ou até mais do q o mercado tá pagando”, daí o contratado fica pensando “puxa, como pleno tou ganhando mais q muito sênior no mercado…”, citando nomes, já vi a Saraiva fazer isso, Unimed entre outras. O q quero dizer é, colocam salários muito competitivos, contudo o kra fica anos com aquele título.
Tópico interessante, porém não me considero um rótulo como “JR, PL ou SR”, sou exímio em várias áreas (linguagens, projetos, arquiteturas) e sempre tento aperfeiçoar ainda mais, já nas coisas que tenho dificuldade ou não conheço sempre tento conhecer, aprender e compreender melhor.
Não deixem rotular nossa área, pior coisa que tem
[quote=lucasportela]Tópico interessante, porém não me considero um rótulo como “JR, PL ou SR”, sou exímio em várias áreas (linguagens, projetos, arquiteturas) e sempre tento aperfeiçoar ainda mais, já nas coisas que tenho dificuldade ou não conheço sempre tento conhecer, aprender e compreender melhor.
Não deixem rotular nossa área, pior coisa que tem
[/quote]Poxa, um dia espero falar que seu exímio em algo também… :lol: :lol: :lol:
Isso serve também para o “nível” aqui do GUJ, atualmente estou como JavaNinja porque fiz 260 posts… isso não define que sou ninja em Java.
Posso ser um troll que só falo besteira, ou um novato cheio de dúvidas, ou um conhecedor nato a ponto de ajudar os outros, ou um ninja mesmo… eu ficaria com o ninja (brincadeira).
O problema desses “níveis” é que tem pessoas que se sentem com muito poder e isso extingue a essência daquela pessoa e o orgulho toma conta da razão.
[quote=lucasportela]Isso serve também para o “nível” aqui do GUJ, atualmente estou como JavaNinja porque fiz 260 posts… isso não define que sou ninja em Java.
Posso ser um troll que só falo besteira, ou um novato cheio de dúvidas, ou um conhecedor nato a ponto de ajudar os outros, ou um ninja mesmo… eu ficaria com o ninja (brincadeira).
O problema desses “níveis” é que tem pessoas que se sentem com muito poder e isso extingue a essência daquela pessoa e o orgulho toma conta da razão.[/quote]
Os niveis do forum são só uma brincadeira. Os rótulos de júnior e sênior não são, infelizmente. É correto que temos que deixar de usar essa nomenclatura, mas temos que a entender. Porque só assim podemos conversar com os RH da vida que só entendem essa linguagem ( e às vezes mal). Mas ninguém se engane achando que não existem níveis. Eles existem e são óbvios. O problema começa quando queremos usá-los para outros fins. No caso, definir salário.