então… o nivel tecnico em si da prova nem é tão alto… não é nada absurdo… a prova exige conhecimentos sobre detalhes do funcionamento de certas APIS (perguntas com generics, threads, que vcdeve saber o que esse código vai resultar, qual a forma correta e errada…etc), e também tem certas pegadinhas sim… ao menos a 5.0 tem pegadinhas, mais como falei, não é nenhum absurdo…
de quanto um iniciante total precisa se esforçar eu não sei, mais em janeiro quando eu tirei a minha, eu comecei a estudar para a prova 3 meses antes, estudava coisa de 1 hora a duas horas no trem/metro (lotado), e só de segunda a sexta… basicamente foi uma unica leitura do livro da kathy, mais varios simulados…
isso pra mim foi suficiente, tirei 76%, e nem tinha revisado, conferido depois que terminei…
eu não tinha muita bagagem, experiência mesmo, porém a que eu tive considero que ajudo bastante, penso se um iniciante total não teria q se esforçar bem mais… porém pelo que ja vi vc marcio, falando no forum, penso que com esse mesmo esforço que relatei vc passa numa boa… claro que a nota nos simulados é que vai te indicar se vc ta pronto ou não…