Como vocês calissificam a SCJP?

6 respostas
Marcio_Nogueira

Olá, criei este post com o objetivo de saber como os membros do guj classificam o grau de dificuldade da SCJP. Qunato tempo um iniciante estaria apto a fazer a prova e qual a forma mais eficiente de se preparar para o exame.

Acredito que estas dúvidas sejam básicamente as mesmas que muitos membros novos aqui no guj.
A quem puder esclarecer, agradeço.
Um abraço, muito obrigado. :wink:

6 Respostas

M

Pelo que eu ja andei lendo no forum (também sou iniciante), aparentemente o nível da prova não é absurdo, mas obviamente exiige uma certa dedicação e tal, a nota para passar não é tão alta…

Mas acredito que ninguem presta pensando em tirar a nota mínima para passar (na faculdade tudo bem, mas prova de certificação ja é mais tenso…rs)

Minha preocupação maior agora é conseguir tirar ela antes da alteração, pois aparentemente as alterações propostas são interessantes para quem ja programa/desenvolve em java, se bem que as alterações vão aumentar, possivelmente, a dificuldade mas pelo menos caso você passe é uma garantia maior que você de fato domina a linguagem.

Fora que a SCJP é a porta de entrada para todas as outras certificações Java…

Sem mais…abs

Javabuntu

É uma prova tranquila, mas é preciso atenção, devido ser praticamente uma POP (Prova Orientada a Pegadinhas).

vlw Hewerton Crisostomo

T

Javabuntu:
É uma prova tranquila, mas é preciso atenção, devido ser praticamente uma POP (Prova Orientada a Pegadinhas).

vlw Hewerton Crisostomo

Hum… eu diria que a SCJP era orientada a pegadinhas na versão 1.4, porque até essa época a linguagem era muito simples e eles precisavam “achar pelo em ovo” para poder perguntar alguma coisa em uma prova de certificação.

Agora que a linguagem Java ficou complexa (Generics etc.) eles não precisam mais fazer isso. Só a matéria que você tem de estudar é bastante extensa e nem dá para fazer muitas pegadinhas.

B

O grau de dificuldade não é muito alto…mas vc não pode ir para a prova achando que é fácil pois pode ter um mal resultado… Agora
o tempo para tirar uma certificação depende de cada um, a matéria é realmente extensa…Eu demorei 2 meses, estudava todos os dias e já trabalho a dois anos com java…

maior_abandonado

então… o nivel tecnico em si da prova nem é tão alto… não é nada absurdo… a prova exige conhecimentos sobre detalhes do funcionamento de certas APIS (perguntas com generics, threads, que vcdeve saber o que esse código vai resultar, qual a forma correta e errada…etc), e também tem certas pegadinhas sim… ao menos a 5.0 tem pegadinhas, mais como falei, não é nenhum absurdo…

de quanto um iniciante total precisa se esforçar eu não sei, mais em janeiro quando eu tirei a minha, eu comecei a estudar para a prova 3 meses antes, estudava coisa de 1 hora a duas horas no trem/metro (lotado), e só de segunda a sexta… basicamente foi uma unica leitura do livro da kathy, mais varios simulados…

isso pra mim foi suficiente, tirei 76%, e nem tinha revisado, conferido depois que terminei…

eu não tinha muita bagagem, experiência mesmo, porém a que eu tive considero que ajudo bastante, penso se um iniciante total não teria q se esforçar bem mais… porém pelo que ja vi vc marcio, falando no forum, penso que com esse mesmo esforço que relatei vc passa numa boa… claro que a nota nos simulados é que vai te indicar se vc ta pronto ou não…

rmala_ti

Bom dia!

No meu caso, estudo desde dezembro de 2007, mas só prestarei a prova no final deste mês.
Eu não quis simplesmente ler o livro inteiro e prestar a prova pra ter um certificado. Meu objetivo com a certificação foi sempre ter um método para aprender Java.
E acredito que tenho conseguido de fato aprender e não apenas decorar as coisas.
Só pra ter uma noção eu terminei ontem o capitulo de Conjunto e Genérics. Foram mais de 4 meses pra entender bem os conceitos.
Eu nunca havia programado quando comecei a estudar Java, só tinha noção basica de C da faculdade.

Mas eu tenho dificuldade de aprender, as coisas demoram a fazer sentido pra mim, e se não fizer sentido eu não aprendi.

Essa eh minha opnião.

Falow.

Criado 4 de agosto de 2009
Ultima resposta 12 de ago. de 2009
Respostas 6
Participantes 7