Como vocês fazem isso usando HTML?

7 respostas
A

Ola Pessoal,

Sou um recem programador WEB, minha vida inteira fui programador desktop, e acredito que estou com uns problemas de “paradigma” para trabalhar com Web.
Tenho uma tela onde o usuário irá lançar algumas viagens (sistema de transportadora). Essa tela nada mais é que um cadastro, onde eu irei ligar 7 tabelas diferentes.
Tenho a tabela principal, chamada de Viagem, dentro dela, eu armazeno os códigos de outras tabelas, que são (Motorista, Cliente, Destino, Origem, Remetente, Produto).
A idéia é o seguinte, na minha interface WEB, terá os códigos para o usuário digitar e do lado terá os nomes de cada campo, por exemplo, se ele digitar codigo 1, que se refere ao Motorista José, deve aparecer no campo do lado José, e esse campo Nome, será disabled. Via desktop é fácil, no evento onExit do codigo eu faço um teste e jogo os valroes direto para o campo nome filed.setText()… Agora via Web, tem que ficar dando os “submits” da vida. Será que tem algum jeito de fazer isso mais fácil?

Estou trabalhando atualmente com Servlet e Velocity, mas se utilizar ferramentas MVC for mais facil, posso começar a estudar Webwork por exemplo.

Agradeço a ajuda

Obrigado

7 Respostas

sergiolopes

a ideia eh q uma pagina html (depois de baixada pelo navegador, nao importa como ela foi gerada - php, asp, java…) eh estatica. ou seja, a pagina sera aquilo e pronto! ate q vc baixe uma nova pagina.

portanto, vc sempre precisara voltar ao servidor, dando os tais submits da vida… nao ha outro jeito.

o q vc pode mudar eh a forma como dar “submits” (a forma como voltar ao servidor). a ideia mais imediata é dar submit no form principal da pagina e carregar a pagina inteira de novo. outro jeito poderia ser carregar pedacos da pagina apenas, e isso pode ser feito colocando iframes ou javascript, por exemplo.

a solucao com iframes permite ter varias paginas e vc pode fazer elas se parecerem com uma. mas nao acho uma solucao mto boa.