Comparação de imagens

5 respostas
R

Preciso de ajuda.
Quero comparar duas imagens preta e branca. As duas tem fundo branco e como podem estar em posições diferentes em relação ao fundo branco, como faço para comparar somente os pixels pretos.
Alguém tem uma idéia?

Pensei em talvez guardar em um array os pixels pretos e comparar depois, o problema é o caso da posição da imagem nesse fundo branco. Ou tb pensei em tirar o fundo branco e colocar transparente e depois comparar.

Favor peço ideias!!!

5 Respostas

Jesuino_Master

Já tentou ver se na JAI tem alguma coisa?

Link para o material do Rafael Santos, do INPE:

http://www.lac.inpe.br/~rafael.santos/piapresentacoes.jsp

Jesuino_Master

Oi,
Já tentou usar a JAI?
Tenta usar esse material do Rafael Santos:

http://www.lac.inpe.br/~rafael.santos/piapresentacoes.jsp

Espero ter ajudado!!

sergiotaborda

Roberta-sg:
Preciso de ajuda.
Quero comparar duas imagens preta e branca. As duas tem fundo branco e como podem estar em posições diferentes em relação ao fundo branco, como faço para comparar somente os pixels pretos.
Alguém tem uma idéia?

Pensei em talvez guardar em um array os pixels pretos e comparar depois, o problema é o caso da posição da imagem nesse fundo branco. Ou tb pensei em tirar o fundo branco e colocar transparente e depois comparar.

O que significa “comparar” ? saber se são iguais ?
Duas tecnicas que podem ajudar : Correlação e Procura de Pontos de interesse (freature points)

R

Isso mesmo sergiotaborda, quero saber se elas tem o mesmo desenho.

Andre_Brito

É só branco e preto ou pode ter alguma escala de cinza?

Você tem alguma conhecimento de processamento de imagens com Java?

Acho que dá pra fazer assim: percorre a matriz de pixels da primeira imagem até achar o primeiro ponto preto. Depois, percorre a matriz da segunda imagem até achar o ponto preto. Depois disso, compara a linha da matriz da primeira com a linha da matriz da segunda (se tem os o mesmo “comprimento” e coisas do tipo). Quando acabar essa coluna de pixels, faz a mesma coisa com a próxima linha. Acho que isso é suficiente, mas tenho receio que não funcione com imagens com mais de duas cores.

Na correlação, as imagens são comparadas e um percentual é retornado. Quanto maior, mais “parecidas” as imagens são. Eu não sei dizer como funciona bem porque nunca cheguei a usar a técnica.

Criado 14 de julho de 2009
Ultima resposta 15 de jul. de 2009
Respostas 5
Participantes 4