Comparação de Strings

olá pessoal… estou com duas dúvidas…

primeiro: preciso obter uma string a partir do item selecionado em uma jComboBox e comparar essa string com uma outra string… estava fazendo:

tipo_ins = tipo.getSelectedItem().toString(); // tentei também tipo_ins = (String) tipo.getSelectedItem(); if (tipo_ins.equals("Transmissor")) { // faz algo }

porém, não dá certo… o valor de tipo_ins, obtido do jComboBox, eh “Transmissor”, eu verifiquei, mas a comparação no if é dada como falsa…
qndo eu atribui o valor “Transmissor” para a variavel tipo_ins, para testar, e fiz a comparação, ae da certo… tipo:

tipo_ins = "Transmissor" if (tipo_ins.equals("Transmissor")) { // faz algo }

isso funciona… o que está errado? tenho que fazer algo mais com a string obtida do jComboBox?

segundo: quando exibo um jFrame a partir da ação de um botão, o jFrame não está abrindo do tamanho em que eu fiz ele… aparece minúsculo… o jeito que achei para corrigir foi setando a altura e largura desejadas nas propriedades… queria saber se tem algum lugar onde eu possa definir que quero que ele seja exibido do tamanho que fiz ele no editor…

obrigado

Trasmissor é uma classe que vc esta populando o combo?

Manada o dataStore que vc esta usando pra popular o combo, daí dá pra saber o que pode estar acontecendo.

[s]

não… o combo é preenchido com os resultados de uma pesquisa SQL num banco de dados:

[code]
try {
// tipo é o jComboBox
stmt = conexao.con.createStatement();
RS = stmt.executeQuery(“SELECT * FROM INSTRUMENTOS”);

while (RS.next()) {
            tipo_instrumento= RS.getString(1);
            tipo.addItem(tipo_instrumento);
        }
        conexao.con.close();
    } catch(SQLException e){
        JOptionPane.showMessageDialog(null,"Ocorreu um erro no sistema","ATENÇÃO",JOptionPane.WARNING_MESSAGE);
    }[/code]

tipo_ins = tipo.getSelectedItem().toString(); if (janela.equals("Transmissor")) { // faz algo }

eu faço a pesquisa SQL, preencho o combo… selecio e pego o item selecionado como string, mas ao selecionar o item “Transmissor” do combo e comparar com a string “Transmissor” ele fala que não é igual…

up

Cara…

Para isso aqui falhar…

tipo_ins.equals("Transmissor")

… so se tipo_ins nao eh “Transmissor”…

Nao tem nenhum case diferente? Tipo “transmissor”?
Ou um espaco em braco? Tipo " Transmissor"…

cara, pior que não… eu jah dei um printl no tipo_ins, copiei e colei no if, pra nao ter erro, e ainda dá problema…
a consulta SQL não pede nenhum tipo de tratamento nao?