Comparação de variáveis

Seguinte pessoal, estou iniciando no JSF e estou tendo dificuldades na aplicação que estou fazendo…

Primeiramente, tenho uma lista em que pessoa precisa escolher 2 cursos… Sendo assim, ela não pode escolher 2 vezes o mesmo curso… como faço esse teste e como faço p/ ela escolher outro curso neste caso?
Meu código está assim no JSP está assim…(ele só está pedindo para a pessoa escolher um dos cursos)…

<h:outputLabel id="lblOpcao1" styleClass="label" value="Selecione a 1ª Opção de curso:" />
                        <h:selectOneMenu id="somOpcao1" styleClass="som" value="#{be.enem.id_curso_op1}"
                                         required="#{not empty param['frmPrincipal:btnProximo1']}"
                                         requiredMessage="INFORME A 1ª OPÇÂO DE CURSO!">
                            <a4j:support event="onchange" />
                            <f:selectItem itemLabel="Selecione o Curso" itemValue=""/>
                            <f:selectItems value="#{be.listaCursoIes}"  />
                        </h:selectOneMenu>

<h:outputLabel id="lblOpcao2" styleClass="label" value="Selecione a 2ª Opção de curso:" />
                        <h:selectOneMenu id="somOpcao2" styleClass="som" value="#{be.enem.id_curso_op2}"
                                         required="#{not empty param['frmPrincipal:btnProximo1']}"
                                         requiredMessage="INFORME A 2 OPÇÂO DE CURSO!">
                            <a4j:support event="onchange" />
                            <f:selectItem itemLabel="Selecione o Curso" itemValue=""/>
                            <f:selectItems value="#{be.listaCursoIes2}"  />
                        </h:selectOneMenu>

Outra dúvida que tenho é em relação a comparação de email… A pessoa digita o email e depois ela tem que digitar de novo (igual) para só depois disso a variável ser “setada”

Meu código está apenas pedindo p/ pessoa digitar o email 2 vezes…

<h:outputLabel id="lblEmail" styleClass="label" value="E-mail:" />
                        <h:inputText id="txtEmail" value="#{bc.candidato.email}"
                                     required="#{not empty param['frmPrincipal:btnProximo4']}"
                                     requiredMessage="INFORME O E-MAIL!"/>
                        <h:outputLabel id="lblEmail2" styleClass="label" value="Repita o E-mail :" />
                        <h:inputText id="txtEmail2" value="#{bc.candidato.email}"
                                     required="#{not empty param['frmPrincipal:btnProximo4']}"
                                     requiredMessage="REPITA O E-MAIL!"/>

Então… se puderem me ajudar ficarei grato :smiley:
obs.: dei uma olhada em JSTL mas não vi solução p/ isso eheheh

t+

Jovem,

Não conheço direito o código que vc postou, mas parece ser algum framework. Aconselho a deixar isso claro na descrição do tópico.
Uma sugestão que lhe dou é que crie campos em formato CheckBox, para que a pessoa selecione os cursos através do checkbox.

Outra:
Como eu disse, não entendo o que vc postou de código, mas acho que vc poderia fazer um IF simples, comparando a string de um campo com outro, coisa do tipo

if (campo1.equals(campo2){}

Estou desenvolvendo em JSF para uma aplicação web…

Para explicar melhor…

Estou fazendo uma aplicação estilo cadastro. Nela, exibo uma lista (utilizando selectOneMenu pois é uma lista grande de cursos) com todos os cursos disponíveis. Beunas, a pessoa então deve escolher 2 opções de curso. Minha duvida está em como vou garantir que ela escolha 2 opções de curso diferentes! No código que postei acima, eu peço para ela escolher os cursos e mostro a lista 2 vezes, sendo assim, ela pode escolher o mesmo curso.

A outra dúvida que tenho é em relação a comparação do email, mas essa eu acho que já estou dando conta.

t+

Ninguém??

Cara, so preencha a segunda combo quando o primeiro curso for selecionado, eliminando no preenchimento da combo o curso selecionado na primeira combo, de qualquer forma vc vai ter que manipular um evento ao selecionar o primeiro curso, tipo um:

<a4j:support  action="#{productManager.fillList2}" ajaxSingle="true" reRender="list2" event="onchange" />