Comparação entre estrutura de hardware para java e php

5 respostas
khaoz

Tenho utilizado o java, atualmente web (jsp e servlets puro), em pequenos projetos pessoais, apenas para aprender mesmo. Porém, obviamente que após o período de aprendizado pretendo implementar alguma coisa profissionalmente. Paralelamente eu programo em PHP também.
Tenho pesquisado na internet e lido criticas (construtivas ou não) sobre o fato do java ter um requisito maior de hardware do que o PHP.
Considerando apenas o ambiente de produção alguém poderia citar exemplos de hardware e qual aplicação java esta rodando nele ?

[]'s

5 Respostas

khaoz

Deixa eu adicionar mais uma informação:

Tenho a minha disposição um Dell PowerEdge 830 com um Pentium D 3Ghz e 2Gb de ram onde vai rodar somente o tomcat (talvez um nginx na frente).

O que se pretende é rodar uma aplicação contábil/financeira/comercial completa acessada por 35 funcionários internos (parte contábil) e aproximadamente 150 funcionários de clientes nossos (financeiro/comercial). São movimentações de caixa, contas a pagar, receber, compras, vendas, cálculos tributários, relatórios etc das 8 as 18.

T

Esse servidor vai ter só um Tomcat ou vai hospedar o banco também? Se suas aplicações rodarem direitinho sem estourar a memória do Tomcat deve dar e sobrar. (É claro que se esse servidor estiver rodando Windows Server 2008 ou outra coisa devoradora de memória 2GB não vai dar nem pro cheiro. )

P

Se sua dúvida é se essa máquina é suficiente, acho que sobra máquina ai ainda rs. Se estiver enganado me corrijam, mas na prática, essa máquina aguentaria até se os 185 funcionários fizessem o aceso simultaneamente, claro que com as devidas configurações no tomcat.

khaoz

É só web mesmo rodando em um ubuntu server (talvez slackware, ainda to decidindo isso). Pode ser que tenha algum outro serviço ali, como wiki e trac. O BD vai estar em outra máquina com configuração destinada a isso (não tão destinada, mas muito boa).

185 é inicial e médio. Pois eu calculei uma média de aproximadamente 2 funcionários por empresa o que da 70 empresas. Temos umas 250 empresas ativas e o objetivo é atingir 70% delas.

P

Ainda que esse número seja muito maior, configurando o tomcat da maneira adequada, a máquina seria suficiente para suportar todos acessos simultaneamente.

Mas não se preocupa, porque nunca todos os acessos serão simultaneos.

Só configura direito a memória pro Tomcat e o número de threads que ele suporta. Ja que a máquina vai ser dedicada só pra ele, arrebenta de memória pro Tomcat, mas nem por isso deixe de verificar se sua aplicação não está causando vazamento de memória em algum ponto.

Criado 10 de setembro de 2008
Ultima resposta 10 de set. de 2008
Respostas 5
Participantes 3