Eu já cheguei a fazer alguns pequenos testes em uma empresa que trabalhei.
Pelo que olhamos, o JBPM parece ter uma comunidade maior, mas a documentação e a interface disponibilizada para fazer as coisas parecem bem mais complicadas.
O Activiti, parece ter uma curva de aprendizado bem mais curta, e a impressão que eu tive é que a interface que utilizamos é bem mais “bonita”.
(quando eu falo interface, é o código que usamos para fazer as coisas, parece ser bem mais simples e bonito o do Activiti)
Realmente, após estudar muito jBPM 5 e ler o Activiti in Action inteiro, eu estou optando pelo Activiti mesmo. A interface é realmente bem mais simples de entender. O pessoal da JBoss integrou o jBPM na estrutura do Drools, o que acabou embolando muito o meio de campo (rs).
Após ler bastante sobre o assunto, acabei descobrindo que quem está por trás do Activiti são os criadores originais do JBPM (T. Rademakers e J. Barrez - http://www.activiti.org/team.html). Eles saíram da JBoss por “conflito de interesses” e foram trabalhar na Alfresco, uma empresa com um produto muito forte de gerenciamento de documentos. Essa saída da jBoss possibilitou aos dois desenvolver um produto de maneira “livre”, utilizando as melhores práticas do mercado unidas com a experiência adquirida em anos de desenvolvimento no projeto jBPM.
Preciso de uma ajuda de vocês :), Trabalho com modelagem de processos e como desenvolvedor quero aplicar os conceitos de BPM usando o JBPM, porém estou encontrando muita dificuldade para instalar o plugin no eclipse e começar os meus testes.
Se por ventura alguém souber como instalar esse plugin, ficarei muito agradecido.
Obs.: Alguns tutoriais que achei ensinam a instalar o JBoss Tools, mas o mesmo não vem com o JBPM junto