comparação sem case sensitive

galera, preciso comparar se 2 strings são iguais, mas preciso desconsiderar o case sensitive
Ex: “teste”.equals(“Teste”) tem que retornar true

não posso utilizar .toUpperCase neste caso, senão eu quebro algumas coisas no sistema

alguem tem ideia de como “desabilitar” o case sensitive?

"tEsTe".equalsIgnoreCase("tesTe")

Até!

usa “teste”.equalsIgnoreCase(“Teste”)

Bom, tem o método .equalsIgnoreCase(). Use-o no lugar do equals(). Deve funcionar.

[]s

Tem também o método Equals na classe Collator. Ele ignora não só maiusculas e minusculas como também acentuação.

O Collator é uma espécie de comparador de Strings que leva em consideração as palavras como são colocadas num dicionário (como o Aurélio). A ordenação do Collator vai ser ou não case sensitive, dependendo do país onde a sua aplicação rode (ele vai pegar o mais adequado para aquele país).

valeu a ajuda galera
funcionou direitinho

só essa classe Collator que eu testei vini, e ela funciona também, mas esse esquema de ignorar os acentos não funcionou não

Isso é porque primeiro você tem que definir o quão restritivo será o seu Collator. Tem um método para isso chamado setStrength().

Você vai ver que para ordenar o Collator ignora acento, mas no português, não ignoramos acentos na comparação de igualdade.