comparação usando banco de dados

blz galera…

Estou tentando verificar no banco de dados se já existe o mês que eu estou querendo salvar no banco de dados.

Então estou fazendo o seguinte select:

select month(periodo),year(periodo) from tabela //ele me retorna varios registros para mim verificar se tem algum registro com mes e data igual aquela que estou querendo salvar no bd

mas quando eu faço o meu if que foi feito assim :

[code] if(res.next()){//verificar se existe algo no banco de dados referente ao res

if((res.getInt("month(periodo)")==mes)&&(res.getInt("year(periodo)")==ano))
            { JOptionPane.showMessageDialog(null,"ATENÇÃO!!!\n\n Mês "+mes+" já informado para este ano!","aviso",2);}//caso mes ja foi lançado[/code]

o problema é que eu não consigo verificar todos os registro que o select me retorna, ele esta verificando apenas o primeiro e comparando apenas com ele.

o que eu preciso saber é como executar esse if acima em todos os registro que o select me retornar para verificar se existe o mes e o ano ja lançado?

preciso comparar com todos e nao apenas o primeiro registro.

o res.next retorna true enquanto houver resultados do select, entao ao inves de vc usar o primeiro if, use um while:

[code]
while(res.next()){//verificar se existe algo no banco de dados referente ao res

if((res.getInt("month(periodo)")==mes)&&(res.getInt("year(periodo)")==ano))  
              { JOptionPane.showMessageDialog(null,"ATENÇÃO!!!\n\n Mês "+mes+" já informado para este ano!","aviso",2);}//caso mes ja foi lançado  

[/code][code]

desse jeito ele vai repetir td q esta dentro do while enquanto houver registros