Comparação VBA x Java - aproveitando conceitos

Caros,

Permitam-me perguntar:

Estudo por conta, então as vezes sinto falta de tirar algumas dúvidas.

No VBA (utilizando a plataforma Excel por exemplo), temos objetos, propriedades e métodos.

Um Userform (formulário onde são colocados textbox, botões, label’s, caixa de listagem, etc) é tratado com um objeto. Ele tem propriedades e métodos.

Um Textbox é um controle, e também possui propriedades e métodos, assim como um command button, um listview, etc, etc;

Logo, conhecendo os objetos, suas propriedades e métodos, sabendo a sintaxe da linguagem é possível manipulá-los e criar rotinas.

Não quero e não poderia sintetizar que Orientação a Objetos se resuma a isso.

No entanto, pergunto se com as IDE’S NetBeans e Eclipse por exemplo, conhecendo a sintaxe Java, seria possível criar aplicativos do tipo cadastro e consulta para desktop.

Se alguém já entendeu a programação dessa forma qual dica pode acrescentar?

Estou ciente que o conceito de cada linguagem é fundamental.

Ocorre que tenho uma aplicação totalmente desenvolvida em VBA e que roda aqui na empresa a pelo menos 1 anos. Tenho um formulário com muitos campos a serem preenchidos, o usuário salva as informações em um banco de dados access e pode consultá-las posteriormente, existem rotinas programadas, enfim, um sistema de cadastro e acionamento.

Meu interesse é desenvolver esse mesmo sistema só que agora em Java.

Por ora não tenho pretensões mirabolantes com o Java, sei da potencia da linguagem mas o que preciso parece ser simples.

At

Orientação a objetos é muito mais que classes, objetos, atributos e métodos. Mas nem tanto assim.
Há outros conceitos fundamentais, como encapsulamento, herança e polimorfismo, que cada linguagem vai tratar de forma específica.
Agora, não entendi qual a razão pela qual você questiona tudo isso.
VBA e java são coisas muito distintas.
Para você criar uma aplicação java, como a que descreveu que possui, vai precisar de um bom tempo para aprender sobre o funcionamento adequado da linguagem e como programar com ela.

Na verdade não se trata de um questionamento, mas saber quão distantes estão as duas linguagens.

Como não pretendo fazer um curso completo, não pretendo ganhar a vida como programador, mas pretendo converter essa aplicação em VBA para Java.

Por isso estou me dando ao luxo de cogitar a possibilidade de avançar um pouco, mas pelo que já li nas pesquisas parece ser complicado;

Tenho uma apostila da Caelum aqui, amanhã é o meu primeiro final de semana de folga, vou ler mais para poder levantar boas questões aqui.

Obrigado drsmachado.

At

Embora eu aprecie a idéia do ‘do yourself’, eu repudio a idéia de fazer algo de qualquer jeito.
Se não é para aprender bem e fazer da forma correta, mantenha o teu aplicativo em VBA mesmo.
Agora, se você quer fazer bem feito, passe a tarefa a quem já desenvolve em java.
Isso vai evitar muitos problemas.

[quote=drsmachado]Embora eu aprecie a idéia do ‘do yourself’, eu repudio a idéia de fazer algo de qualquer jeito.
Se não é para aprender bem e fazer da forma correta, mantenha o teu aplicativo em VBA mesmo.
Agora, se você quer fazer bem feito, passe a tarefa a quem já desenvolve em java.
Isso vai evitar muitos problemas.[/quote]

…rsrs entendi.

Decidi nesse final de semana que vou fazer bem feito.

Eu escolhi Java para evoluir.

Valeu a dica!

Ok, vamos lá…