Caros,
Permitam-me perguntar:
Estudo por conta, então as vezes sinto falta de tirar algumas dúvidas.
No VBA (utilizando a plataforma Excel por exemplo), temos objetos, propriedades e métodos.
Um Userform (formulário onde são colocados textbox, botões, label’s, caixa de listagem, etc) é tratado com um objeto. Ele tem propriedades e métodos.
Um Textbox é um controle, e também possui propriedades e métodos, assim como um command button, um listview, etc, etc;
Logo, conhecendo os objetos, suas propriedades e métodos, sabendo a sintaxe da linguagem é possível manipulá-los e criar rotinas.
Não quero e não poderia sintetizar que Orientação a Objetos se resuma a isso.
No entanto, pergunto se com as IDE’S NetBeans e Eclipse por exemplo, conhecendo a sintaxe Java, seria possível criar aplicativos do tipo cadastro e consulta para desktop.
Se alguém já entendeu a programação dessa forma qual dica pode acrescentar?
Estou ciente que o conceito de cada linguagem é fundamental.
Ocorre que tenho uma aplicação totalmente desenvolvida em VBA e que roda aqui na empresa a pelo menos 1 anos. Tenho um formulário com muitos campos a serem preenchidos, o usuário salva as informações em um banco de dados access e pode consultá-las posteriormente, existem rotinas programadas, enfim, um sistema de cadastro e acionamento.
Meu interesse é desenvolver esse mesmo sistema só que agora em Java.
Por ora não tenho pretensões mirabolantes com o Java, sei da potencia da linguagem mas o que preciso parece ser simples.
At