Comparação VBA x Java - aproveitando conceitos

4 respostas
Depoisteconto

Caros,

Permitam-me perguntar:

Estudo por conta, então as vezes sinto falta de tirar algumas dúvidas.

No VBA (utilizando a plataforma Excel por exemplo), temos objetos, propriedades e métodos.

Um Userform (formulário onde são colocados textbox, botões, label’s, caixa de listagem, etc) é tratado com um objeto. Ele tem propriedades e métodos.

Um Textbox é um controle, e também possui propriedades e métodos, assim como um command button, um listview, etc, etc;

Logo, conhecendo os objetos, suas propriedades e métodos, sabendo a sintaxe da linguagem é possível manipulá-los e criar rotinas.

Não quero e não poderia sintetizar que Orientação a Objetos se resuma a isso.

No entanto, pergunto se com as IDE’S NetBeans e Eclipse por exemplo, conhecendo a sintaxe Java, seria possível criar aplicativos do tipo cadastro e consulta para desktop.

Se alguém já entendeu a programação dessa forma qual dica pode acrescentar?

Estou ciente que o conceito de cada linguagem é fundamental.

Ocorre que tenho uma aplicação totalmente desenvolvida em VBA e que roda aqui na empresa a pelo menos 1 anos. Tenho um formulário com muitos campos a serem preenchidos, o usuário salva as informações em um banco de dados access e pode consultá-las posteriormente, existem rotinas programadas, enfim, um sistema de cadastro e acionamento.

Meu interesse é desenvolver esse mesmo sistema só que agora em Java.

Por ora não tenho pretensões mirabolantes com o Java, sei da potencia da linguagem mas o que preciso parece ser simples.

At

4 Respostas

drsmachado

Orientação a objetos é muito mais que classes, objetos, atributos e métodos. Mas nem tanto assim.
Há outros conceitos fundamentais, como encapsulamento, herança e polimorfismo, que cada linguagem vai tratar de forma específica.
Agora, não entendi qual a razão pela qual você questiona tudo isso.
VBA e java são coisas muito distintas.
Para você criar uma aplicação java, como a que descreveu que possui, vai precisar de um bom tempo para aprender sobre o funcionamento adequado da linguagem e como programar com ela.

Depoisteconto

Na verdade não se trata de um questionamento, mas saber quão distantes estão as duas linguagens.

Como não pretendo fazer um curso completo, não pretendo ganhar a vida como programador, mas pretendo converter essa aplicação em VBA para Java.

Por isso estou me dando ao luxo de cogitar a possibilidade de avançar um pouco, mas pelo que já li nas pesquisas parece ser complicado;

Tenho uma apostila da Caelum aqui, amanhã é o meu primeiro final de semana de folga, vou ler mais para poder levantar boas questões aqui.

Obrigado drsmachado.

At

drsmachado

Embora eu aprecie a idéia do ‘do yourself’, eu repudio a idéia de fazer algo de qualquer jeito.
Se não é para aprender bem e fazer da forma correta, mantenha o teu aplicativo em VBA mesmo.
Agora, se você quer fazer bem feito, passe a tarefa a quem já desenvolve em java.
Isso vai evitar muitos problemas.

Depoisteconto

drsmachado:
Embora eu aprecie a idéia do ‘do yourself’, eu repudio a idéia de fazer algo de qualquer jeito.
Se não é para aprender bem e fazer da forma correta, mantenha o teu aplicativo em VBA mesmo.
Agora, se você quer fazer bem feito, passe a tarefa a quem já desenvolve em java.
Isso vai evitar muitos problemas.

…rsrs entendi.

Decidi nesse final de semana que vou fazer bem feito.

Eu escolhi Java para evoluir.

Valeu a dica!

Ok, vamos lá…

Criado 14 de junho de 2013
Ultima resposta 17 de jun. de 2013
Respostas 4
Participantes 2