Comparações entre comunidades virtuais Java do Brasil

Galera, resolvi fazer algumas comparações entre as comunidades com base nas mensagens e usuários de cada comunidade:

m=mensagens,u=usuários
Dia 16/02/2005 - hora 11:05
guj:m
-106454,u*-5417
javafree:m*-1184,u*-8081
portaljava:m*-62897,u*-15568

Dia 18/02/2005
guj:m*-107,071,u*-5453 hora 12:17
javafree:m*-1370,u*-8120 hora 12:19
portaljava:m*-63464,u*-15672 hora 12:19

Obs: O JavaFree está com um processo de conversação de portal, por isso os números referentes a mensagens está pequeno. Se alguém souber quantas são, por favor poste.
Se alguém souber de outra comunidade virtual Java que possa fazer frente aos grupos citados acima, por favor informe.

Como todos podem ver, realmente o GUJ é a comunidade Java mais ativa no Brasil, sem sombra de dúvidas; apesar de ser a comunidade com menor número de usuários.
Mas de qualquer forma, parabéns para todos os grupos virtuais Java no Brasil, que formam a maior comunidade do mundo em Java.
Dá-lhe Brasil !!!

JavaFree em torno de 80 mil.

Agora sinceramente nao acho que a quantidade de post e de usuario seja um parametro para avaliar as comunidades. Eu por exemplo sou usuario nas 3.
O que realmente importa é a qualidade de conteudo que existe nestas 3 comunidades e isso é de altissimo nivel, para nossa sorte. Acho que meus problemas hoje sao resolvidos 95% com busca em um dos 3 foruns ou usando o google direto que ai pesquisa nas 3 ao mesmo tempo.

Além disso existem as listas de discucao que tambem tem um nivel tecnico muito bom. Eu particularmente gosto da lista do SouJava e do RSJug.

]['s

Também acho que esses números não dizem nadas…

Quando ví o título do post imaginei que seria algo do tipo: A comunidade x apresenta mais informações sobre XPTO do que A.

Algo que também não seria útil, mas seria mais interessante :smiley:

Conforme o Fábio falou, felizes somos nós por ter comunidades com um nível técnico tão alto, e acho q as comparações desses números podem gerar mais confusões e discordancias do que coisas produtivas…

Alguns tem uma comunidade em especial, outros acham isso indiferente…mas no final, todas elas contribuem de alguma forma para a cena java no Brasil…

E de uma forma mais macro, isso q eh importante!

Olá

Concordo com quase tudo porém…

Detesto listas de discussão qualquer que sejam elas pois me lembram do tempo em que a Internet era movida a lenha. Para mim é puro spam e só recebo aquelas que não consegui me descadastrar.

[]s
Luca

pois é
forum é bem mais organizado…
como vc faz busca por listas de discussão??? algumas tem um mecanismo tosco para isso, outras não…

[quote=Luca]Olá

Concordo com quase tudo porém…

Detesto listas de discussão qualquer que sejam elas pois me lembram do tempo em que a Internet era movida a lenha. Para mim é puro spam e só recebo aquelas que não consegui me descadastrar.

[]s
Luca[/quote]

Olá,

Só um detalhe, eu tambem nao gosto do sistema das lista. Mas acho que conteudo vinculado nas duas que citei sao de alto nivel.

]['s

Concordo com o Fábio!As 3 comunidades se complementam…
Hoje, qualquer um, pode se tornar um bom programador, comprando um livro como Base(Deitel,Corejava,Bíblia…)-Ou nem isso!- e apenas pegando os tutoriais de cada uma delas e suas respectivas base de posts(para consulta), dah para aprender muuuito! :wink:

P.S.:Espero q o JF não tenha perdido sua base naquele ataque idiota…

A base toda nao, mas acho que algumas mensagens serao perdidas sim.

Falando nisso preciso terminar o script pra fazer o merge das duas bases. :oops:

]['s

Oi

Medir ou comparar comunidades por quantidade de posts não vale nada, tire os Off Topic que isso mudará bem…

Outra, poderias fazer isso por quantidade tutoriais, ou de artigos, ou de notícias, ou de links, ou de downalods, ou de codigos úteis para download, etc…

[EDITED] Só pra completar, uma comunidade não é um só Fórum[EDITED]

T+

Na verdade fiz este post só mostrando a comparação de números, nada mais. Lógico que tal fórum pode ter um contéudo + técnico, e outro um contéudo mais extrovertido.
Mas concordo com vcs, acho que os 3 são os melhores fóruns que temos aqui no Brasil sobre Java. E com certeza talvez estejam entre os melhores do mundo.
Com relação a tutoriais, artigos; acho que o JavaFree seja mais completo nisto.
Alguém sabe de mais algum outro fórum relacionado a Java ???

tem uma coisa chamada java2 brasil… não sei se pode ser chamado aquilo de comunidade

Sim, mas na minha opinião, o fórum dessas comunidades citadas é a maior e principal força existente…

Uma iniciativa que particularmente admiro muito tbém é o apoio de tais comunidades a projetos Open Source, o q faz com q alguns de seus membros se acheguem mais uns aos outros, tornando a comunidade um pouco mais unida…e talvez até mais humana… :smiley: