Comparando valor nulo

7 respostas
M

Olá pessoal, estou tentando fazer a seguinte comparação:

Tenho o usuário na sessão que expira com 30 minutos. Caso ele esteja num formulário e submeta o mesmo depois de expirar a sessão, antes de dar o insert tentei fazer o seguinte:

if(usuario != null){

…

…

}else{throw new Exception(A sessão expirou, por favor, faça o login novamente);}

Mas mesmo assim ele executa o que está dentro do if, porque ?? já que dei um System.out.println(usuario) e ele me imprimiu “null”, onde estou errando ??

7 Respostas

gafanha

Aqui , executei um codigo similar dentro do Netbeans e deu tudo certo.
Seria o “null” resultante da expiração da sessão realmente um null ?

String usuario = "username"; usuario = null; if( usuario != null ){ System.out.print("NOT NULL"); } else{ System.out.print("USUARIO NULL"); }

M

Como ele executa o insert mesmo com esta comparação ele grava a palavra “null” ao invés do campo ficar nulo(em branco).

T

Uma vez peguei um erro bastante chato.

Eu esperava que tal variável retornasse o valor null, mas em vez disso veio a string “null”. É que em outro lugar alguém fazia algo como:

usuario = "" + usuario;

(Isso é porque essa expressão converte qualquer coisa - qualquer coisa! - para uma String). O problema é que ele também converte o null para a String “null”.

M

Achei o erro!!! eu joguei no form um campo do tipo hidden recebendo como valor o usuario na sessão, ai qdo ele estava null o mesmo ia como String “null” e não verdadeiramente como “vazio”, então setei ele direto pelo método set e deu certo!!!

Obrigado a todos!!!

Jok3r

vc tem certeza q usuario é nulo ???

imprime a string antes para ver oq esta trazendo…

a string “” não é nula… (eu acho hehehehehe)

Mas imprime a string pra ver oq ela esta trazendo…

T

Poisé…
Há sempre uma forma diferente de representar algo nulo; invente a sua!

drix

Sou iniciante. E somente quero ajudar! :smiley:

Nos livros, aprendi que:

Portanto, talvez vc possa comparar se realmente as caracteristicas de “usuario” correspondem a valores nulos.

Exemplo:

String usuario = "teste";
                usuario = null;

if ( usuario != null && !usuario.equals(null)){
                     System.out.print("NOT NULL");
                }
                else{
                     System.out.print("Usuario NULL");
                }

Por favor, :smiley: naum riem, se caso falei asneiras… rsrss

Criado 27 de junho de 2006
Ultima resposta 27 de jun. de 2006