Ola a Todos
Tenho duas JTextField [valor e outra novovalor] com valores diferentes em cada uma, o que gostaria de saber é quando digito um valor na JTextField [novovalor] que é menor que o outro JTextField [valor] , ele me mostre uma mensagem dizendo: O Valor que voçe digitou [novovalor] é maior que [valor]…
Agradeço a todos
Comparando Valores com duas JTextField
6 Respostas
É mais fácil você ter um terceiro componente (um botão, por exemplo) e você fazer essa comparação quando for clicado o botão.
Na realidade eu tenho 3 JTexrField EX:
txtvalor => valor
txtnovovalor=> novovalor
txtacrescimo=> seria a diferença do novovalor - valor
é aqui que quando digito o novovalor, ele compara com o valor, e se este for menor, ele me da a mensagem "O valor que voçe digitou é menor que o valor inicial, e me retorna no txtnovovalor, ou se for maior, ele calcula a diferença, me mostra essa diferença, no acrescimo, e vai para editar, ou outro comando qualquer
Ah, entendi. Mas como é que você indica para o seu programa que você terminou de digitar o segundo valor? Ou a conta tem de ser feita à medida que você vai digitando os números? Se for um exercício de escola, eu acharia melhor ter um botão separado, que é mais fácil para indicar quando você terminou de digitar o segundo valor.
Bom, vamos lá
é um sistema de contas a pagar e receber, quando gravo um novo documento, esse ja fica com o valor registrado no banco, mas vamos supor que no dia que teria que pagar essa conta, houve um problema qualquer, e não foi paga, então entro no mesmo formulario procuro em pesquisa a conta que quero editar, digito um novo valor, com a tecla tab ou enter, ele ja me calcula e me mostra
o valor do acrescimo, ate ai tudo bem, ja consegui fazer, o que eu não sei é quando digito o novo valor, e se este for menor que o valor inicial, ele compara os dois valores, e se o novo valor for menro que o valor inicial, ele me da a mensagem "O Valor que voçe digitou é menor que o valor inicial, e se o novo valor for maior que o valor inicial, ele faz a difrença e me mostra no acrescimo, ai eu tenho um botao editar, e pronto ele ja edita no banco de dados, fazer isso eu ja fiz o que eu nao sei é fazer essa comparação com a instruçao
if txtnovovalor <= txtvalor …
Converta os dois valores de String para o tipo numérico que você usa no seu programa (double? long? BigDecimal?)
Então faça a comparação adequada (no caso de double e long, é o próprio sinal de “<”; no caso de BigDecimal, deve-se usar o método compareTo).
Converta os dois valores de String para o tipo numérico que você usa no seu programa (double? long? BigDecimal?)Então faça a comparação adequada (no caso de double e long, é o próprio sinal de “<”; no caso de BigDecimal, deve-se usar o método compareTo).
Segue o codigo da operação
private void txtnovovalorFocusLost(java.awt.event.FocusEvent evt) {
// TODO add your handling code here:
txtacrescimo.setText(String.valueOf(Double.parseDouble(txtnovovalor.getText()) - (Double.parseDouble(txtvalor.getText()))));
[b]//é axatamente aqui que eu queria comparar os valores, para ele continuar com a operação ou retonar para txtnovovalor
[/b]
cmbposicaoconta.requestFocus();
}